Banner anúncio do Revelo UP, com o logo do programa e o texto 'Financiamento de curso em tecnologia' à esquerda, a frase 'Investir no seu futuro começa agora' no meio e, à direita, a palavra 'UP' vazada, com uma mulher pensativa no 'U' e um homem fazendo anotações no 'P'.

Achados e perdidos #13

Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.

***

— Este cara transformou um Fiat Uno Mille 2002 em um motorhome e rodou 20 mil km pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

— Não funcionou muito bem esta capinha de celular “anti-impacto” feita em casa.

— Um site que mistura sintetizadores musicais com um simulador de cidades, estilo Sim City. Construa sua cidade e aperte o play para fazê-la tocar uma música. Dica do leitor Ligeiro.

Recriaram Super Mario 64 para computadores (em inglês) com vários filtros gráficos e rodando a 60 quadros por segundo.

— Até aquele cara do violão nas festas foi automatizado — apresento-lhe o robô que toca Guitar Hero (em inglês). Perceba que, apesar de preciso, ele não é perfeito. Já este legítimo ser humano conseguiu tocar sem erros uma música-meme criada para ser impossível de tocar sem erros. Humanos 1, robôs 0.

— Se você sentia falta de um sistema operacional cujo único objetivo é rodar Tetris, seus problemas acabaram (em inglês).

— Ele queria um e-reader (tipo o Kindle), mas para ler feeds RSS em vez de livros. Não encontrou no mercado, então comprou um e-reader genérico e hackeou um leitor de feeds RSS nele (em inglês).

— Ainda sobre telas e-ink, alguém colocou uma tela do tipo em um notebook ThinkPad X230 rodando a 30 quadros por segundo (em inglês). Eu nem sabia que telas e-ink podiam ser fluídas assim.

— A Sony lançou uma nova versão, mais poderosa, do seu “ar-condicionado pessoal” (em inglês). Infelizmente, só no Japão.

DeaDBeeF, um player de música modular, de código aberto, para sistemas *Unix (Linux, macOS, FreeBSD e outros). Lembra o saudoso foobar2000 — que, aliás, ainda existe e continua sendo atualizado.

Meco, um app para iOS que se conecta à sua caixa de entrada do Gmail para filtrar e exibir newsletters. Dica do leitor Luke H. Zanchi.

Um listão de operadores (em inglês) para melhorar suas pesquisas no Google. Vários deles também funcionam em outros buscadores.

— Amazon: não temos frete para sua área. [Correios entram em ação].

— 14 personagens da cultura japonesa ganharam versões em realidade aumentada no Google (em inglês).

— E o Luciano Zsafir, hein? Voltou aos holofotes como garoto-propaganda de um “robô da Nasa” que promete retornos de 300% ao mês. A título de curiosidade, se você investisse R$ 1 mil com essa taxa de retorno, em menos de dois anos seu patrimônio ultrapassaria o PIB do Brasil.

— No Guia Prático desta semana (agora editado pela Tumpats; ouça!), eu indiquei a série Mindhunter [Netflix], de David Fincher, e a Jacque, o livro O projeto Rosie [Amazon, Americanas, Magalu, editora]1, de Graeme Simsion, publicado no Brasil pela editora Record. Confira a nossa lista de indicações de livros.

  1. Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda.

Este post saiu primeiro na newsletter do site. Cadastre-se gratuitamente para receber os próximos direto no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários

  1. Na minha ultima viagem a uns 15 dias atrás eu conheci um senhor de Lins/SP que adaptou um Fox para viagens. No canal ‘Na Rota aos 60’ eles estão documentando os passeios (eu até apareço num dos videos! haha).
    Pode-se até mesmo usar o carro apenas como meio de transporte e dormir em uma (boa) barraca ou dormir dentro apenas no caso de chuva (o Uno tem a vantagem de dobrar totalmente o banco traseiro).
    O negócio é ir tentando… As primeiras vezes podem ser frustrantes, mas precisa encontrar um custo x benefício para a aventura. De moto eu precisei abrir mão de muito luxo e conforto.

  2. Cara, que coisa fantástica esse Uno. UAHsuAHShsu Ficou muito bom. Para ele que viaja sozinho é perfeito. Se eu fosse fazer, e pretendo um dia fazer isso, queria uma Kombi. O problema da Kombi é o consumo de combustível. Fica inviável viajar nela.

    O cara tocando Guitar Hero… Como ele consegue? Sério! É viciante ficar olhando ele jogar daquela maneira. A reação dele também é muito legal. E o melhor, eu adoro quando humanos ganham de robôs.

    Sobre o TetrisOS. Morri rindo aqui. AHsuHASuHUShUHS

    Sobre o leitor de RSS para o Kindle… bem, não tenho um Kindle, e nem pretendo ter. Quero ficar bem longe do careca. Tenho um Kobo e sou muito feliz com ele. Para o Kobo, é possível conectar o aparelho de forma nativa com o Pocket. Daí, basta conectar o IFTTT com o Pocket e voilá! Para mais informações: https://fictionbecomesfact.com/2019/01/01/automatically-save-articles-from-an-rss-feed-with-ifttt-to-pocket-and-your-kobo-ereader/

    Sobre a tela e-Ink, achei fantástico, pena a tela não ser e-Ink segundo um cara nos comentários. Segundo ele é um “transreflective display”, seja lá o que isso significa.

    Sobre o Guia Prático, ainda tenho que ouvir. =P

    1. Já pensou em alugar um motorhome ou van adaptada para aventura?
      Eu faço passeios de Tenere 250, obviamente sinto falta de mais potência, mas é impossivel achar moto com melhor custo benefício.
      Pra pular pra uma DL1000 ou CB500x teria que desembolsar pelo menos uns 6 mil reais (sem contar manutenção) então estaria disposto a gastar essa grana no aluguel de uma moto melhor.

      1. Uma vez li no Motonline uma crônica de uma pessoa que viajou com amigos. Um com uma 600 cc e outros dois com 250 /300 cc .

        A de 600 cansa por ser pesada e precisar de maior atenção na frenagem também. A potência é boa, mas obviamente na estrada o máximo que vai pegar é 110 km/h.

        A de 250 cc parece que pela leveza, ajudou a ter mais agilidade (inclusive nas frenagens) e cansava menos pois não precisava lidar com tanto peso. O único mal é que obviamente manter os 110 km/h era um pouco mais difícil pela falta de potência no motor, mas pelo menos a preocupação era menor.

        1. Bem por ai mesmo. A tenere 660/xt660 ganha mais potência e torque, mas na velocidade final ela ainda é limitada (fora que vibra pra caramba em alta rotação).
          Eu fiz 72km de chão entre São José dos Ausentes e Bom Jardim da Serra, um trajeto bonito, não muito complicado, mas muita gente não faz.
          Lá no topo da serra conheci um mineiro (também de tenere 250) que foi até o Chui e acompanhei ele até Rio Grande. Foi uma aventura incrível!

      2. Cara, nunca havia pensado, mas é uma boa ideia. Mas ainda acho que uma Kombi bem arrumadinha e com o motor adaptado para gás natural é mais legal. Meu sonho. ahaHhasHhaHaaH =P

        E sobre a Tenere 250. Meu pai tem uma. Baita moto.

          1. Cara, que tri isso aí! Valeu pelo link, mesmo! Vou ficar de olho, sim. Pena que, como tu falou, tem limite de distância diária… mas até entendo os caras.
            Enfim, vou deixar no favoritos aqui. Valeu!

    2. Meu relógio e meu saudoso Palm m515 usam esse tipo de display. Basicamente ele tem, por trás da tela, uma camada reflectiva ou transflectiva, já que ela permite a passagem da luz de fundo. É um polarizador, na verdade. A luz passa por ela e, nessa camada, é refletida de volta. Isso faz com que, primeiro, o backlight só seja necessário em ambientes escuros ou obviamente à noite e, segundo, durante o dia em locais abertos, quanto mais luz incide sobre a tela, mais ela se torna legível.

      Em telas em preto e branco, as vantagens são nítidas. Já nas telas coloridas, as cores ficam um pouco lavadas.

  3. tem alternativas pra ler RSS no Kindle:
    – Reabble (conta demo limitada a 7 artigos/dia)
    – Calibre (via computador)
    – Kindle4RSS

    1. Pelo pouco que sei, o Kindle é pouco hackeavel (ou complicado para tal), e muitos recomendam o Kobo, que tem até possibilidade de colocar outros programas.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!