Deixe uma resposta

Por favor, leia as regras antes de comentar.

Markdown *não* funciona. Tags HTML permitidas: <b> <strong> <i> <em> <a> <ul> <ol> <li> <code> <cite> <blockquote>

8 comentários

  1. Essa reportagem mexeu demais comigo. Foi como um lembrete: esse é o lugar onde quero estar. Preciso escrever sobre isso, algo como uma carta pra autora, agradecendo por ter aberto o meu antigo baú.

  2. Pra isso pegar mais, tinha que ter um editor tipo o Microsoft Frontpage.
    Na virada do século, fiz vários sites usando este programa.
    Era um editor simples e visual para páginas, que te dispensava de saber o código, e além disso, ele gerenciava toda a estrutura de arquivos pra ti, com upload pro servidor inclusive.

    1. Acho que a maioria dos CMSs comerciais têm editores visuais — WordPress, Wix, Squarespace. A minha hipótese é que o valor da presença na web deixou de ser percebido pela maioria das pessoas.

      1. Mas ai voce depende de um serviço externo e tal, acaba trocando um jardim murado, por outro. Na epoca do geocities a unica coisa que usavamos era o espaço fornecido.

    2. Antes de mergulhar no Dreamweaver, eu gostava muito do editor HTML do Netscape Communicator. O Frontpage embutia umas tags malucas que só faziam sentido no ecossistema do Internet Explorer.

  3. Obrigado pela indicação Rodrigo. Foi um misto de nostalgia, boas memorias e a esperança que ainda existe (muita) inteligência na internet, longe de toda bolha cracuda que as mídias socias querem te manter enjaulado. Acabei de ler a matéria e me fez muito lembrar o que comentávamos aos novos usuários do Orkut: quando cheguei aqui era tudo mato! O Órbita, que vc divulga por aqui, é algo nesse sentido tb?

    1. Eu adoro falar da web. Que bom que gostou, Igor!

      O Órbita é um projeto moderno, calcado na web e que, sob certo ponto de vista, lembra os fóruns de antigamente. A gente enfatiza muito a divulgação de links por lá — de sites legais, curiosos, úteis; de posts de blogs e reportagens. Sou suspeito a falar; gosto bastante.