Sob nova direção


15/3/17 às 17h44

Ninguém é insubstituível, mas algumas pessoas são mais difíceis de substituir do que outras. Rodrigo Ghedin é uma delas. Não à toa conquistou tantos leitores. Em grande parte, o Manual do Usuário é o Rodrigo Ghedin. Grande parte do que ele é e acredita enquanto jornalista está refletido nessas páginas da web. A boa notícia é que grande parte do que eu acredito ser a função do jornalismo também está no Manual do Usuário.


Somos pessoas bem diferentes, mas que temos várias coisas em comum e visões bem parecidas do que um blog de tecnologia em ritmo slow web deve ser. Por isso, posso dizer que em sua essência, o Manual do Usuário seguirá o mesmo. Porém, o blog vai passar por um período de adaptação ao meu estilo de trabalho.

Entrei no jornalismo de tecnologia por acreditar que a especialidade faz qualquer jornalista melhor. Não queria ser generalista. Desde então, passei por algumas das maiores redações digitais do país — Terra, MSN, iG. Como todo jornalista, eu acredito na importância de informar o leitor, mas também acho que, ainda hoje, os grandes veículos, especialmente os que já nasceram digitais — e mesmo alguns especializados –, pecam em entregar uma informação de qualidade. E isso em nada colabora com a formação do leitor.

Nesses quase dez anos dedicados ao jornalismo de tecnologia, consegui fazer muita coisa legal por onde passei, mas eu queria mais. E quando me vi sem outra saída que não abandonar o iG por divergências com a diretoria da época, o Manual do Usuário apareceu como o melhor bote de salvação que eu poderia querer. Não apenas para continuar no jornalismo de tecnologia, mas para fazer o jornalismo no qual acredito. Escrever para um blog honrado, porém, pequeno, e que por isso não pode arcar com a exclusividade de todos os envolvidos, é difícil, mas eu venho tentando e, com a ajuda do Ghedin, conseguindo alguns feitos.

Eu e Ghedin somos de escolas diferentes de jornalismo, então esperem mais preocupação com redes sociais, SEO e BI do meu lado. Quero saber o que você, leitor, quer ver aqui. É claro que vamos continuar produzindo conteúdos que acreditamos ser importantes para o debate, mas a ideia é se aproximar cada vez mais dessa comunidade que formamos. Se tudo der certo, esperem mais reportagens investigativas e atualizações mais frequentes. Algumas matérias explicativas e de contexto também devem surgir, para honrar esse nome de Manual do Usuário que carregamos. Podcasts, post livre, promoções, mochilas e mesas continuam; vídeos vamos tentar.

Por fim, o que o jornalismo de tecnologia brasileiro mais precisa hoje é de credibilidade, mostrar que é mais do que reprodução de notícias de sites gringos, de reportagens que façam a diferença e de leitores qualificados como vocês. Estamos no caminho.

Sugestões e reclamações são sempre bem-vindas.

E vida longa ao Manual do Usuário.

Essa foto é de um evento no iFly, em São Paulo, esse troço louco de voar num túnel de vento por um minuto. Para me seguir em qualquer rede: @cantonunes. Para falar comigo emily@manualdousuario.net.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 comentários

  1. Sinto muito mesmo pela saída do Ghedin, mas ao mesmo tempo fico extremamente contente com o fato de termos um puta blog desses liderado por uma mulher!

  2. Acredito muito no futuro do Manual, leio esse site faz bastante tempo, embora comente bem pouco. Ele é um dos poucos sites nacionais que não são tradutores ruins de matérias de grandes portais gringos. Gosto muito de ver as discussões relevantes que sempre estiveram presentes aqui. Acho que não teria ninguém melhor que a Emily pra tocar esse projeto incrível.

  3. Boa tarde Emily! Primeiro sucesso em sua (não tão nova) empreitada. Para mim o MdU é, desde a sua fundação, um local para conversar sobre tecnologia e, principalmente, como ela afeta a nossa vida. Reviews são legais? Sim, mas o que eu mais gosto daqui é o enfoque maior, mais amplo, de como a tecnologia nos afeta. Essa visão é que é bem MdU, na minha opinião. Os artigos sobre o facebook, privacidade, mercados… esses são os tipos de posts que me atraem no MdU.

    O que gostei bastante foi o último formato da newsletter, que gostaria que continuasse, pois passou a fazer parte do café-da-manhã, junto com a newsletter do Meio.

    No mais, abraços e sucesso!

  4. O Manual do Usuário é excepcional quando o assunto é trazer conteúdo com uma excelente qualidade, poucos sites hoje conseguem segurar a onda e não cair no mau das “noticias rápidas” (embora alguns consigam tratar tais noticias de uma forma singular, não deixando cair a qualidade do que esta sendo postado (O tecnoblog é excelente também neste aspecto!!!) ) pensando primeiro no que a matéria pode agregar a vida do leitor, seja uma experiencia pratica ou simplesmente dando espaço para que novas ideias possam surge dentro de algumas temáticas que por ventura podem não ser tão interessante (se você não estiver atento, claro).

    Tenho certeza que com você Emily, o Manual do Usuário só tem a crescer, agregando ainda mais qualidade ao que o Ghedin fazia, trazendo ainda mais o seu toque pessoal para as postagens. Estou com boas expectativas enquanto aos rumos do Manual do Usuário, agora com você no comando, BOA SORTE, continue botando sua alma aqui e tenha certeza que a comunidade do Manual do Usuário estará retribuindo a dedicação da melhor forma possível!!! :D

    #VidaLongaAoManualDoUsuario

  5. Já fico feliz sabendo que as coisas que mais gosto no MdU irão continuar. ;)
    Vou continuar apoiando e desejo muito sucesso pra ti, Emily. Que tu consiga manter o alto nível desse nosso querido site.

  6. Primeiramente parabéns a todos os envolvidos com o Manual. Me identifiquei bastante com o site, do qual sou leitor a pouco tempo. Gostaria de ver a mesma qualidade em sites especializados, com foco em alguma plataforma ou tecnologia específica. Sites sobre Android, iOS e Windows tendem a ser antros de fanboys e haters… Embora possamos louvar o fato de que um dia houve um Compêndio Windows, por sinal muito parecido com o Manual em sua abordagem reflexiva e calma.

    Quem sabe eu mesmo não crie um site especializado em Windows nos mesmos moldes do Manual e do Compêndio

  7. Sou leitor esporádico deste site, e posso afirmar que é um ótimo site!
    Espero ver como será esta transição, e que a mudança nos traga uma qualidade acima do esperado!

    Confie em seu taco e escute aos leitores, e sua marca será o seu sucesso!

    Boa sorte! =D

  8. Emily, sua participação no Gui Prático é maravilhosa, assim como o material que escreve. Estou muito empolgado em ver o MdU sob sua direção.
    Sucesso.

  9. Boa sorte e muito sucesso, Emily! Continue fazendo do Manual o melhor site de tecnologia brazuca. É minha referência.

  10. Mantenham por favor os posts sobre as mochilas e mesas do pessoal, acho bacana e sacia um pouco essa curiosidade que todos temos. Além do que, acaba nos dando ideias para nossas próprias mochilas e mesas.
    Obrigado.

  11. Sou novo no site/blog. O acompanho pelo Disqus Beta (universal) do meu celular.
    O que eu espero são notícias verdadeiras, que visa abrir os olhos dos brasileiros.
    Já estou cansado de Jornal Nacional, site UOL. Esses jornalismos que posta o que querem, e não do que o povo precisa saber. Mesmo doendo. Mas é o fato.
    Sem essa de Esquerda, Direita ou partido, denominação, seja lá o que for. Embora não há problema em ser/ter alguma ou favoritismo.
    Mas que pelo menos aqui dentro, apoie aquilo que apoia a justiça e o privilégio dos cidadãos do bem.
    E sim, jornalismo bem feito é aquele que fala rasgado, que tá nem aí para o que os “mimizento” vão achar. Mas claro, desde que seja para pregar a verdade.

    E estou seguindo este site exatamente por estas coisas.

    Boa sorte.

  12. Conheci o manual primeiro pelo podcast e só depois fui me interessar pelo site.
    O que mais gosto é da abordagem, mais focada no comportamento e em como a tecnologia impacta nossa vida.
    A internet já está cheia de sites que cobrem as notícias do dia a dia (lançamentos, especificações, etc) e o manual se diferencia justamente por produzir um conteúdo mais denso, profundo e provocativo.
    Todo esse cuidado se reflete no público, tanto que deve ser o único site BR onde os comentários são interessantíssimos e desenrolam em ótimas discussões, sempre respeitosas, como se fossem uma extensão do artigo.
    Esta “essência” não deveria mudar.
    Ao mesmo tempo, acredito que esta mudança talvez seja uma oportunidade para tentar uma abordagem mais agressiva de divulgação. O manual é um site muito “escondido”, faltam caminhos que façam as pessoas chegar até ele.
    Boa sorte Emily. =]

    1. “(…) onde os comentários são interessantíssimos e desenrolam em ótimas discussões, sempre respeitosas, como se fossem uma extensão do artigo.”
      Concordo/Muito obrigado!

  13. Reitero meus votos de sucesso a você, Emily. Certo de que o Manual continuará indispensável, um oásis de razoabilidade no meio de tanto barulho que produzem outros veículos.

    (só tive que ir bem ali no Google descobrir o que era BI =p)

  14. Emily, acredito que o segredo do Manual foi que quem cuidou “botou sua alma” aqui. Claro, aceitou críticas e sugestões e foi adaptando para deixar o site de forma legal aos seus leitores. Mas mesmo assim, não deixou de ter sua alma aqui.

    Ah, e lembrando que você sempre contribuiu (estou certo, Ghedin?). Então sempre teve seu dedo por aqui e o site sempre andou bem tanto pelas mãos do Ghedin quanto pelas suas, e de quem mais contribuiu. Parte de sua alma está aqui neste site também. Então já sabemos como é seu estilo, certo pessoal?

    Sinto que se você continuar a “botar sua alma”, ou seja, simplesmente ser você mesma e trazer matérias que julga relevante botar em discussão, informar, relevar, o que mais importa é isso.

    Enfim, seja você mesma. O resto virá ;) . Sucesso para ti Emily, tudo de bom, e sucesso ao Ghedin no Gazeta do Povo.

    (mas não duvido que de vez em quando o Ghedin vai passar por aqui, que nem pai preocupado com o filho adolescente :) ).

    1. é, eu fui entrando devagarinho, pelo podcast, e agora cá estou, hahaha. mas sim, tem muito de mim nesse site já. :)

      1. Continue também com.o jornalismo investigativo , o seu trabalho informando a saída dá xiaomi do Brasil ( surpresa geral ) foi excelente

  15. Ótimo texto de apresentação, mostrando o caminho que o Manual seguirá.
    O que continua e o que deve mudar fica claro, a essência e a busca pela qualidade não iremos perder.
    Vida longa e próspera ao Manual do Usuário.