Ressalvas ao site para bloqueio de telemarketing das operadoras, o Não Me Perturbe

Foi lançado nesta terça (16) um site das operadoras de telefonia e TV brasileiras para que consumidores que não quiserem ser importunados por telemarketing dessas empresas de cadastrem. O bloqueio só se aplica ao telemarketing das próprias operadoras que integram a iniciativa (Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo), não valendo para empresas de outros segmentos.

O Não Me Perturbe, nome dado ao novo banco de dados, pode ser acessado aqui:: https://www.naomeperturbe.com.br, um .com.br registrado pela ABR Telecom.

O cadastro pede os seguintes dados: nome completo, CPF e e-mail, além dos números telefônicos (até cinco) a serem incluídos na lista de opt-out. O bloqueio passa a valer 30 dias após a solicitação.

A política de privacidade do site Não Me Perturbe (não tem link direto; está no rodapé do site) tem algumas cláusulas que chamam a atenção negativamente:

  • 3.1. Os dados poderão ser usados também para processos administrativos — não só judiciais, como é praxe.
  • 3.6. Pessoas (autorizadas, mas ainda assim) poderão acessar diretamente os dados.
  • 5.1. Retificação e exclusão do cadastro só pode ser feita por e-mail ou formulário de contato. O termo “exclusão” aparece no título da cláusula, mas não no texto.
  • 6.1. Alterações na política de privacidade só serão comunicadas na página inicial do site (para que pedir o e-mail, então?).

Então, a lógica é que devemos fornecer mais dados em outro banco de dados apenas para que as operadoras parem de nos incomodar. Não faz sentido. Isso deveria ser opt-in, ou seja, partir da premissa de que não é permitido ligar sem autorização e só fazê-lo àqueles que expressamente permitirem esse tipo de coisa.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

  1. SAIU! Saiu o primeiro vazamento do site!!!
    https://www.tecmundo.com.br/seguranca/143865-site-nao-me-perturbe-vaza-chave-email-permite-ataque-hacker.htm

    Apesar de (ainda?) não ser o dos dados, mostra o extremo desleixo no desenvolvimento do tal site. Sequer bloquearam o apache de mostrar os arquivos de diretórios sem índice. Arquivos ENV dentro do diretório…
    Parece que logo mais vão encontrar um jeito de acessar dados de todos os usuários e disponibilizar em pen drive na praça da Sé, como disseram aí embaixo.

    1. Quer dizer, farei assim que conseguir. Porque todas as minhas tentativas se depararam com um erro alertando que o site tá congestionado. 🤷‍♂️

  2. Esse cadastro parece ser um caso clássico de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. O preço pra te deixarem em paz é ceder sua privacidade.

    Acho que não vou aderir. Depois de um tempo, chega a ser divertido trucar atendentes querendo me oferecer um plano muito mais caro, mas inferior ao meu.

    Mas fiquei curioso: Você faria seu cadastro nesse site, @Ghedin?

  3. Eles, de alguma forma, tem acesso ao banco de dados do PROCON, já que ao cadastrar um número lá, me disseram que o mesmo já consta no bloqueio do PROCON (que fiz alguns anos atrás). Creio que nossos dados estejam tão seguros aí quanto os que estão em posse do governo (ou seja, nada seguro)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!