Opinião

Hoje é segunda-feira, mas está tudo bem

Someecard sobre reclamações de segunda-feira.

Quando você chega ao trabalho na segunda-feira vindo do descanso do fim de semana, qual a sua atitude em relação às demandas e compromissos profissionais? Entusiasmada e revigorada, ou resmungona?

A forma como encaramos o primeiro dia útil da semana remete àquela história do copo meio cheio ou meio vazio. O retorno ao trabalho pode ser um revigorante recomeço após dois dias de descanso, ou munição para reclamações matinais incessantes. A ciência e a praxe suportam ambas as situações.

A equipe do Flow, um sistema de gerenciamento de tarefas e projetos, observou os números brutos de todos os seus usuários e constatou que a segunda-feira é o dia mais produtivo da semana. É nele que mais tarefas são criadas, finalizadas, delegadas e agendadas. Apenas as discussões (comentários) têm fluxos maiores em outros dias (terça e quarta).

Segunda, o melhor dia.
Gráfico: Flow.

Números enormes, ou Big Data, não trazem respostas definitivas e imaculadas. Eles são sujeitos a falhas de interpretação ou mesmo na fonte, durante a captação dos dados, o que põe em risco qualquer conclusão. Nesse caso do Flow, esse questionamento também é válido: talvez os usuários apenas marquem pendências simples que ficaram da sexta, ou foquem em atividades menores até engrenarem na rotina profissional. Os próprios desenvolvedores alertam para essas possíveis explicações. Para as tarefas de criação, delegação e agendamento, porém, há sentido na segunda concentrá-las em maior número — é o dia propício para planejar o que fazer nos que vêm a seguir.

Se essa história de segunda produtiva soou absurda a você, o proprietário da Triad Consulting e especialista em produtividade Christian Barbosa vem ao resgate. À Exame, ele disse que “a segunda-feira é o dia com menor índice de execução de tarefa e maior índice de adiamento. Começamos a segunda-feira ainda na velocidade do final de semana, demoramos mais para pegar no tranco.”

Na sequência, Christian dá cinco dicas para tornar a segunda menos traumática e mais produtiva. Ou melhor, apenas menos traumática — uma das dicas, por exemplo, é começar devagar e não entupir o dia com compromissos. Outra dica, a de aproveitar melhor a sexta-feira para evitar acúmulos na segunda, encontra respaldo nos números do Flow: segundo as estatísticas da startup, a sexta é o dia menos produtivo da semana, e por uma margem considerável.

Um bom planejamento parece ser peça fundamental para melhorar o ânimo na segunda-feira. Mas será que mesmo com ele estaríamos a salvo dos resmungos típicos do dia? Em 2011, uma pesquisa com dois mil britânicos patrocinada pelo Flomax Relief, um medicamento para problemas urinários, constatou que nas manhãs das segundas as pessoas resmungam mais (34 minutos) do que nos outros dias (22 minutos), mesmo quando esses são mais cansativos e/ou estressantes.

A matriz de fatores que levam às reclamações acima da média na segunda, ainda segundo essa pesquisa, é bem diversa e vai de contratempos com trânsito, equipamentos e a previsão do tempo, até a nossa saúde e postura em relação ao trabalho — o item mais citado para justificar o chororô da manhã de segunda foi o temor pela semana à frente.

Pela produtividade acima da média ou o contrário, talvez o segredo para passar pela segunda com menos sofrimento e mais positividade seja preparar-se com antecedência e encará-la bem disposto. Afinal…

Autoajuda da segunda.
“É segunda, mas está tudo bem.” Ilustração: Gemma Correll/Flickr.

Ilustração do topo: someecards.

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários

  1. existem muitos fatores… minha segunda feira é cansativa porque: 1) Meu sono bagunça no FDS (sou um cara noturno que acorda cedo na semana, logo no FDS a coisa descamba) 2) O trânsito de ida ao trabalho da segunda parece sempre um caos apocalíptico (motoristas que ficam mais chatos de segunda-feira…um looping infinito do apocalipse)….alias tenho uma tese: o trânsito de segunda é ruim na ida e OK na volta. O de sexta é OK na Ida e ruim na volta. e por fim 3) Quadros enxutos, cansaço, stress… é o dia de voltar… é psicológicamente ruim.

    ME DEIXA EM PAZ….. !!!!!!!

    hehehehe

  2. Exercitando aqui minha psicologia de boteco:

    * Adoramos comparações. Suspeito que a desmotivação maior chega para muitos devido a comparação com o FDS que está tão fresco na memória. Claro que depende também do quanto esse FDS foi bom e/ou do quanto o trabalho é/anda desmotivador para a pessoa.

    * Sobre a maior “produtividade” observada no aplicativo nas segundas: Imagino que muita gente deixa para fazer a manutenção das tarefas nesta, afinal, pode-se querer evitar “lembrar” de certas tarefas na sexta (ignorância é uma “benção”), heh. Devido a isso algumas tarefas concluídas de fato na sexta só são marcadas como “concluídas” na segunda. Claro, fazer isso na segunda pode ajudar a direcionar o início dos trabalhos e aquecer o motor, mas serve de excelente pretexto interno para adiar um pouco as coisas também, perdendo-se mais tempo “gerenciando” as tarefas (antes de executá-las de fato).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!