Menina com as mãos nas orelhas e cara de assustada.

É o fim dos posts livres


1/4/16 às 6h37

Há mais de um ano a sexta-feira é sinônimo de post livre aqui no Manual do Usuário. A premissa foi sempre a mesma: post sem conteúdo apenas para abrir os comentários e podermos conversar sobre quaisquer assuntos. Tem funcionado maravilhosamente bem: só nas 11 edições de 2016 publicamos mais de 3300 comentários. Apesar disso, partir de hoje não teremos mais posts livres.

O post livre que você conhece foi substituído por um canal no Disqus. Ele já está no ar, inclusive. É sério! Criamos alguns redirecionamentos para você favoritar e lembrar mais facilmente — todos direcionam para o mesmo local:

Vai lá, dê uma olhada. Aproveite para seguir o canal também (clique no botão “Follow”), aí você fica sabendo quando algum post legal for publicado ou quando alguma discussão estiver bombando. E para fazer valer mesmo o clique, faça um tour completo, ambiente-se, veja os posts que já estão rolando… Eu espero, de verdade, que esse canal seja uma segunda casa para quem gosta do Manual do Usuário e das boas discussões que sempre temos por aqui.

Além dos posts livres, o novo canal no Disqus também torna redundante o grupo secreto dos assinantes no Facebook. (Em parte a decisão por ele tem a ver com isso também; quanto menos Facebook em nossas vidas, melhor.) Assim, os benefícios do assinante passam a ser dois: um par de adesivos do logo do Manual e o recebimento da newsletter semanal. E o maior motivo para você virar um ou continuar sendo assinante continua o mesmo: manter tudo isso funcionando.

Vez ou outra (nas sextas?) trarei um resumo dos tópicos mais interessantes de lá. Vamos ver no que isso vai dar e, para já fomentar um tema polêmico, fechei os comentários deste post para discutirmos os prós e contras da migração para o Disqus no… Disqus. O que você acha disso?

Pisando no freio

A outra novidade do Manual é meio ruim. Por motivos alheios à minha vontade o ritmo do site provavelmente diminuirá um pouco.

Alguns devem saber que estou cursando Comunicação e Multimeios. Tem sido complicado conciliar  os estudos e o site nesses pouco mais de dois anos, mas com algumas derrapadas, possível. Porém, como quase todo curso superior, o meu também exige dos estudantes o estágio obrigatório. Chegou a minha vez e, em breve, tal qual um Robert De Niro na terceira idade atuando em filmes mamão-com-açúcar1, serei mais um sofrido estagiário tardio no agressivo mercado de trabalho.

Ainda não tenho um fechado (se for de Maringá e tiver uma vaga, peça meu currículo), mas é inevitável. E, sendo assim, me dedicarei bastante para que essa temporada fora traga frutos para o trabalho que faço aqui no Manual. Usarei os espaços vagos na minha agenda para manter o site alimentado, mas é seguro dizer que o site sofrerá um pouco com esse desvio temporário. O bom, além da experiência que acumularei, é que tem prazo para acabar e, nessa, alguns amigos virão ao resgate escrevendo e publicando posts enquanto eu estiver com a corda no pescoço — dê um alô à Emily e se quiser dar contribuir também, mande-me um e-mail.

Obrigado pela compreensão e pelo apoio :)

Foto do topo: Jason Bolonski/Flickr.

  1. Um Senhor Estagiário, para quem não pegou a referência..

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

1 comentário

  1. Pingback: Post livre #57

Os comentários estão fechados.