Toda semana, o Manual do Usuário publica o post livre, um post sem conteúdo, apenas para abrir os comentários e conversarmos sobre quaisquer assuntos. Os comentários fecham segunda-feira ao meio-dia.
Newsletter
O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.
222 comentários
Comentários fechados.
Como armazenar códigos de recuperação de acesso à contas?
A indicação de todos os serviços é manter uma cópia física, armazenada em local seguro, em casa.
Porém, poderia haver uma forma segura de ter isso acessível quando a casa estiver longe demais. Alguma ideia?
Uma abordagem razoavelmente segura é manter um cofre (KeePass ou Cryptomator) com os códigos salvos e uma senha que você se lembre de memória, desvinculada do seu gerenciador de senhas.
O desafio é lembrar-se dessa senha — o fato de não usá-la com frequência joga contra, dificulta a memorização.
Pensei agora em uma conta free do Tutanota. Deixaria um arquivo de texto salvo como anexo.
Será que é uma boa?
Tem a vantagem de ser um serviço com criptografia de ponta a ponta, mas a desvantagem (para alguns) de você manter um arquivo precioso no computador de outra pessoa.
Nas soluções que comentei acima, o cofre fica com você, sob sua responsabilidade.
Ou imprimir e esconder em local importante, como eu fiz.
Só que, neste caso, só coloquei nome do site e códigos 2FA.
Por exemplo, “Bitwarden” e coloco códigos.
Só que não falei qual email utilizo para logar.
É boa ideia?
Impressão ou então anota com uma caneta em papel.
Eu tenho todos os códigos de backup 2FA e de account recovery salvos em um arquivo PDF em dois lugares: Cofre Pessoal, do OneDrive (free até 3 arquivos), e no NordLocker (free até 3 GB), da Nord; além do backup .csv das minhas senhas em ambos. Claro, cada conta não tem os códigos de backup ou account recovery da outra, e as senhas desses dois serviços não estão anotadas em lugar algum, sendo frases complexas de livros que eu gosto muito e dificilmente irei esquecer.
Deixar impresso e/ou salvo em local ‘seguro’, offline, não me parece suficiente, tampouco prático, com o estilo de vida acelerado e dinâmico que temos atualmente. E também deixar salvo em apenas uma cloud é um tanto perigoso, seja pelo risco de invasão ou falha, ou simplesmente pela possibilidade de bloqueio/suspensão/exclusão da conta de forma arbitrária pela empresa.
Experiência com importadoras?
Consegui um reembolso da Dell e quero comprar um MacBook Air M1 (2020). Olhei o preço em importadoras locais (de BH) e online e ele tá na mesma faixa (5,7k ~5,9k), mas nunca comprei em uma antes. Vcs tem recomendações, dicas, cuidados?
Nunca usei serviço do tipo, mas neste caso eu tentaria alguma recomendação de algum conhecido (ou amigo de um amigo) que já comprou. Algum amigo designer ou que trabalhe em agência pode ter um contato.
Lembro que tinha um grupo no Facebook de usuários Apple da minha cidade e lá sempre tinha esse tipo de vendedor oferecendo serviços. Pode ser também um caminho para chegar em alguém.
esse modelo está cerca de 1000 reais mais caro em vendedores com boa reputação no mercado livre
difícil escolha mesmo
Comprei o meu com um vendedor via Mercado Livre. Talvez mais caro que direto com importador? Talvez, mas ali pelo menos tem o Mercado Pago, que você pode acionar caso tentem te passar para trás.
Pesquisando um nome de uma “persona pública” da cidade hoje, notei uma coisa: buscadores só vão achar informações onde há possibilidade dos “robôs ‘crawlers'” puxarem e indexarem um nome. Se a informação está sob alguma forma que barra esta busca, seja em imagem ou em um site que bloqueia as buscas, só usar um buscador comum não é relevante.
Explicando: um colega meu me enviou uma matéria de um jornal local sobre a prisão de uma pessoa. Fui buscar inicialmente pelo nome, e apenas apareceu a candidatura da pessoa nas eleições e o nome dela no JusBrasil. Nada da mesma matéria que vi enviada.
Resolvi buscar pelo nome do jornal local. O mesmo tem um site e perfis em redes sociais. Mas toda publicação do jornal local é posta em “publicadores digitais” (tipo a Issuu). Tais parecem que a página é feita como se fosse uma imagem, não permitindo a cópia do texto de forma plena.
Ao meu ver, para puxar certas informações, acaba sendo uma espécie de barreira. Se bem que de fato isso também é uma forma de privacidade.
Interessante. Parece uma nova etapa de um processo que já começou há alguns anos: o fechamento da web (i.e. fim da web aberta, ou internet tal como foi concebida originalmente). Eu lembro de ter lido em algum lugar que quando as redes sociais comerciais substituíram os blogs e páginas soltas da 1ª fase da internet foi a mesma história: os conteúdos (textos, comentários, etc) ficam fechados atrás do jardim murado das próprias redes (facebook, instagram, etc) e não aparecem mais nos buscadores (google, duckduckgo, etc). Com algumas excessões, como Reddit, quora e talvez o medium. Talvez seja para isso que caminhamos, por motivo de lucro, privacidade, e outros.
Este é grande dilema do paywall: se bloquearem o acesso também bloqueiam a indexação.
Por isso o mais comum é o HTML ter a notícia inteira e o paywall ser via Javascript, ou seja, burlável.
Então entre não ser encontrado e não ter remuneração pela notícia, onde fica a imprensa?
Oque vocês recomendam de apps/sites para salvar links e ler depois?
nunca me dei bem com isso: uso a própria lista de leitura do safari mas tem coisas lá esquecidas pela eternidade
para guardar links já lidos (como fazíamos em tempos antediluvianos com o delicious) eu uso o raindrop.io que foi recomendado aqui mesmo uns meses atrás
Vou dar uma olhada no Raindrop, vlw a dica.
Usa um bloco de notas qualquer, e so copia e cola o endereço Web numa pagina, e se quiser umas palavras sobre tema ou motivo da leitura. E so clica depois pra quando for ler.
.
Simples eh melhor. uso simplenote, que eh grátis, sincroniza na nuvem, e tem programa em qualquer plataforma e OS. So aceita texto, más como eh so salvar endereço Web serve perfeitamente.
Más serve tb notas da Apple, google docs, conversas do WhatsApp {criando um grupo so com voce), Telegram, etc.
Aí é bem roots haha, eu dei uma testada no Pocket, foi o que mais me agradou até agora, no Android é bem prático compartilhar links de qualquer lugar pra lá.
Pocket pra mim é o melhor, uso desde 2014. Criei uma rotina que meus artigos salvos são enviados automaticamente para o Kindle, onde acho melhor de ler.
Com IFTTT?
Pocket. Simplesmente porque uso o navegador pra trabalhar durante o dia, daí vou salvando coisas interessantes que encontro pra depois conseguir ler a noite no tablet. A sincronização é boa entre dispositivos.
Ainda não testei no browser, meu foco era salvar rapido no celular, imaginava que tinha algo, bom saber que funciona bem.
Telegram ou WhatsApp.
Tem que ser algo que não crie atritos no seu dia-a-dia e, provavelmente, você já usa os dois um pelo um deles diariamente.
E links com mais de 2 semanas que não foram usados ou lidos eu sugiro deletar pra não ter uma lista de 1000000 de links.
Já uso o telegram pra filtrar coisas que preciso ver no dia seguinte, mas falta a opção pros legados 😬
A ideia é que os legados não existam mesmo. Por isso eu disse, passou de 2 semanas, apaga porque aquilo ali não era importante mesmo ou não era algo que você queria ler. Aos poucos fica mais fácil fazer esse “declutering” digital nas nossas vidas (e ajuda com a ideia de FOMO).
Entendo, mas eu guardo muito link de tutoriais, comandos de linux e coisas que uso esporadicamente.
Eu até passei e redocumentar umas coisas em markdown, mas é um trabalho dobrado.
Inclusive o sistemas de tags do Pocket parece que vai funcionar bem
Nextcloud com a extensão Bookmarks
Hospedo minha própria instância, mas parece ter algumas públicas por aí.
Uso o Pocket. É bom, já vem integrado com o Firefox e é nativo do Kobo. Não poderia ser mais perfeito.
Eu usava o Pocket mesmo.
Não só para ler depois, como para ter um arquivo dos textos.
Mas hoje em dia só assino a newsletter com recomendações de textos.
[#Privacidade #DNS #netflix]
Pessoal, no último postLivre surgiu um assunto sobre usar o DNS do provedor como uma forma de melhorar o desempenho e qualidade da netflix.
Testei e de fato melhora bem, inclusive do AppleTV tmb.
Preocupado com a privacidade, eu tenho usado um piHole com DNSSEC que ajuda bem bloqueando muito envio de dados de telemetria bem como alguns rastreadores (se alguém quiser a lista que uso e os regex’s so falar).
Bem, posto que os 2 temas (piHole e DNS Provedor) são antagônicos do ponto de vista de privacidade, alguém tem alguma ideia de como manter um bom desempenho no streaming e também manter a privacidade?
Eu recomendo muito, inclusive minha configuração hoje está:
Edge Router X com DNS Forwarding para o Adguard em um Raspberry
No DNS Forwarding em faço cache de 10mil registros, então no geral todas respostas do dia a dia ficam em cache, tudo instantâneo
Paralelamente eu tenho o mesmo Adguard na OCI de SP, assim quando tô externo eu mantenho a privacidade e bloqueio de ads
Um trick que também fiz foi apontar o endereço do meu DNS público para meu IP local dentro da minha rede, assim não preciso ficar mexendo em configurações do celular e computador quando estou no meu wi-fi/rede
Pra evitar um novo dispositivo ligado eu uso adguard e unbound instalado no roteador, com OpenWrt ou librecmc.
Fora de casa, conecto qualquer dispositivo com o roteador via vpn (wireguard).
Cerca de 85% das requisições são resolvidas localmente, no dia a dia.
Volta e meia eu comparo os dados do unbound com as listas do adguard e adiciono na blacklist do adguard. Faço isso pra evitar de ativar todas as listas do adguard.
Tá usando Tailscale?
Eu coloquei um Tailscale direto no Edge Router, funciona muito bem, muito prático
Talvez no futuro só mantenha em nuvem, falta testar os limites do DNS Forwarding no ERX
As vezes penso em voltar para alguma conta Mastodon ou até mesmo no Twitter, mas pensando que em um vou lidar com a “polícia do pensamento” e em outro vou lidar com um “caos total sem respeito”, sei lá.
(Para não gastar espaço extra)
Resolvi fazer meu hobby de escutar um WebSDR, e só escutando bolsonarista espalhando besteira via Ondas Curtas. Isso será que pode ser denunciado para o MP também?
Eu não vejo esses problemas todos no twitter não. Pra mim é a melhor rede social. Acho que depende de quem você segue e como você usa a rede. Eu uso muito as listas e meu feed são listas específicas que eu decidi quem está lá.
Já o Mastodon eu procurei um curso no Senac pra saber como se cadastrar e utilizar mas não achei.
Sim, eu tinha uma timeline limpa e sem tanta eventual forçação de “meterem a direita” lá. Mas tipo, fiz um xingo besta contra alguém de direita e me deram uma suspensão definitiva. Pelo que sei o Twitter tinha uma parte da equipe feita por gente de direita, e alguns destes bolsonaristas.
O Mastodon, sempre que vejo argumentos como o seu, na verdade vejo que o maior problema dele é justamente a descentralização. É que nem jogar alguém no meio de uma metrópole e ela não conhecer os caminhos.
Mas esta questão da descentralização que acaba também sendo um dos males – quando a pessoa acaba em uma instância menor por indicação, se a pessoa tem um comportamento social diferente daquela instância, vira um pária. Outro ponto é quando a pessoa é um pouco mais cética e gosta da instância mas não gosta da moderação – que acaba entrando em todo e qualquer fediblock relativo a uma pauta que eles lutam contra.
Quando vai para uma instância maior ou “neutra”, com menor controle da moderação, algumas instâncias menores não permitem conversas com estas instâncias maiores, e o resultado é que você não consegue se relacionar com alguém bacana na instância menor porque o administrador deu xilique e resolveu dar um block por causa de nada.
Claro que há uma questão também de cultura moderna – algumas instâncias são feitas por pessoas que hoje buscam não serem mais destratadas e com seus comportamentos na rede, mudarem políticas e formas de tratamento à elas. Nisso que acaba meio que um desafio também.
Te entendo, mas relaxa, não precisa de curso do Senac para o Mastodon/Fediverso. Só entender que diferente de um Twitter (onde tudo está em um só lugar), é como diversos condomínios que conversam entre si, mas que se um síndico do prédio coloridinho implicar por exemplo com o Ney Matogrosso que toca no último volume daquele condomínio vermelho, o síndico manda levantar um murão que corta toda comunicação entre eles.
Aí é que está, a maior vantagem do Mastodon é sua maior desvantagem. Primeiro que praticamente não se encontra servidores com cadastros disponíveis, os que se encontra, não dá pra saber se são confiáveis, se vão durar com o tempo, se as regras serão arbitrárias ou não, você fica dependendo totalmente de pessoas que não faz ideia de quem são e se terão o mínimo de bom senso.
Eu tava usando o social.vivaldi, que me parecia que seria durável (e está sob guarda de uma empresa já conhecida no online). Não sei se a mesma era muito limitada por instâncias, mas não duvido que a moderação era razoável.
Geralmente as instâncias médias ou grandes tipo Vivaldi devem ter uma política de moderação tipo “falou besteira ou deu uma de ‘channer’, é chute na bunda e tchau”. Pelo que vagamente entendi na mecânica das relações, boa parte das instâncias que são julgadas como tóxicas entram em uma “blacklist”.
Claro que também há o limiar, no caso o como falei de uma parte da moderação adotar posturas mais pessoais sobre blocks.
Pelo que entendi por exemplo, algumas instâncias que se dizem progressistas bloquearam instâncias onde tinham jornalistas só porque embirraram com
a postura de um ou outro jornalista, acusando de transfobia.
Não sei se o Ghedin permitiria, mas no perfil dele no Mastodon (não o do MdU, mas o pessoal), ele puxou uma conversa sobre isso e achei legal como desenrolou – e me fez notar a personalidade de muitos que postaram sua opinião lá. A ideia inicial deste comentário que fiz era comentar sobre isso, mas pensei que se fosse puxar para cá talvez seria meio chato, dado que a comunidade onde o perfil do Ghedin está é bem restritiva, e trazer o link da conversa poderia ser problemático.
Enfim, de qualquer forma, estou ainda tentando parar de participar de redes – até vendo se posto menos comentários aqui. Twitter já tou bloqueado então beleza (já pensei em uma vez ir pessoalmente na sede para ver se eles podem apagar minha @ aproveitando). Mastodon, não vou ficar toda hora entrando em uma conta, embirrando e apagando.
Em tempos: eu tinha uma mania de na área de comentários apagar as contas que eu usava (na época do Disqus). Uma vantagem disso é que teoricamente desassociava meu perfil dos meus comentários – que creio que no passado eram piores.
Que horas são na Lua e outros problemas que vamos ter que resolver
https://www.nature.com/articles/d41586-023-00185-z
Tem horas que acho que a Matemática não é a solução. E sim um dos piores problemas… :p
Já que tocaram no tema “canais do Youtube”, vou me estender aqui sobre fazendo 2 recomendações.
Eu acho incrível como alguns canais com conteúdos tão bons, às vezes até mesmo densos, possuem tão poucos inscritos. Ainda mais quando se fala em canais em Pt-br. Dessa forma, vou recomendar 2 que acompanho há algum tempo e gosto muito, sendo que ambos possuem hoje menos do que 100k de inscritos.
O primeiro é o “Som de Peso”, criado pelo Bruno Ascari (@brunoascari
). O canal é sobre música no geral, bastante eclético e aborda gêneros musicais do mundo inteiro. Tem review de álbum antigo, recomendações do tipo “top 5”, vídeos em comemoração a aniversário de álbum, etc. Vale a pena pra quem é eclético e gosta de música boa.
O segundo canal é o “Quadrinhos na sarjeta”, do Alexandre Linck (@linck_alexandre). Bom, como o título do canal sugere, é um canal sobre quadrinhos, mangas, graphic novels etc. Tem crítica, curadoria, divulgação científica sobre quadrinhos e afins. Acho muito boa as análises e os paralelos que o Alexandre consegue fazer entre alguns quadrinhos (uns bem underground) e a vida cotidiana ou até mesmo com temas mais filosóficos.
São 2 canais onde os criadores tem muito cuidado e zelo pelo conteúdo que elaboram.
Cuidado e zelo [e quase a mesma coisa. Pois é…
Sempre recomendo o Mundo sem Fim pra quem curte viagem, o casal é muito de boas. Sem contar que é meu xará :)
Quadrinhos na sarjeta é muito bom! Um dos poucos canais em português que acompanho. O Alexandre tem umas sacadas muito boas!
Para quem tem iPad:
como é a rotina de limpeza de tela de vocês? o que vocês usam?
tive um iPad Air de primeira geração durante vários anos mas me desfiz dele no início da pandemia. Agora estou com um air novo e fiquei meio surpreso com como a tela tem sujado facilmente.
Pano de microfibra pra mim é imbatível pra limpar telas. Uso acho que já faz uns 2 anos e é impressionante como ele deixa a tela “zero”. Uso tanto pro ipad quanto pro macbook.
Uso esse aqui: https://www.amazon.com.br/Super-Pano-Multiuso-Scotch-Brite-unidades/dp/B08H2KFJYP/ref=sr_1_6?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=OKOSY5P2JZ1Z&keywords=pano+microfibra&qid=1674882467&sprefix=pano+microfibr%2Caps%2C273&sr=8-6
ótimo, obrigado
Parei de me preocupar com isso. É impossível manter a tela do iPad limpa, e o problema só tende a piorar com o tempo, com a perda gradativa da camada oleofóbica.
Vez ou outra passo um pano de microfibra com álcool 70% (aplique no pano, nunca diretamente na tela), apenas pela higiene, não pela estética.
ótimo, obrigado
limpeza? ops…
Você (ou alguém que conhece) já ganhou esses sorteios do estilo “compra esse salgadinho e concorra a 1 casa”? Acho muito suspeito esse tipo de sorteio.
De sorteio (tipo compre algo e concorra/ganhe algo) que eu me lembrei ganhei um binóculo na época da Revista Nosso Amiguinho lá pelos anos 80/90.
Tem duas situações que ganhei algo mas não foi sorteio mas sim concursos (faça algo e o escolhido ganha algo).
Já ganhei um tênis comprando chiclete, há alguns anos.
Hoje geralmente esses sorteios tem que ter autorização e é regulado pelo Ministério da Economia. Todos que participo recebo um número da sorte e esse número corresponde a um sorteio da loteria federal que ainda vai acontecer. Se observar bem o regulamento não vejo como ter alguma suspeita, já que existe probabilidade de o número sorteado ser o que foi atribuído a mim.
Olhe lá ganhei um picolé grátis no palito 😞
Meu pai ganhou uma TV de 14 polegadas. O meu pai trabalhava para uma cooperativa de laticínios e participou de um sorteio entre os colaboradores.
O ano era 2003 e durou 15 anos, até que passou um caminhao nos fios do poste, estourou o transformador e a tv implodiu. O cheiro da fumaça sinto até hoje.
Conheço e sei que foi armado.
Mas tenho certeza que nem todos são armação.
o que fazemos na pausa do trabalho?
brincamos com o DALLE (enquanto temos crédito)
https://twitter.com/arrobapaisagem/status/1618980851026653185
pedi cenas de um filme da marvel dirigido pelo glauber rocha e o resultado foi maravilhoso
Esse cangaceiro daria um excelente avatar. Kkkk.
Alias, incrível como isso aí tem evoluído.
li raiva com provedor de internet nos destaques do telegram e vim manifestar que desisti de todas as operadoras móveis dessa merda
Eu tô com a fluke pq só preciso de dados móveis esporadicamente…. Tem coisa melhor com a Vivo, mas o receio de ter problemas me afasta de migrar kkkkk
eu estava nela! mas me deixou na mão com os SMS. preciso receber SMS de tokens com frequencia, e as vezes demora pra chegar. e tem limite de 10 sms por mes?? kk
não vejo a hora de todas as empresas tomarem vergonha e darem suporte para aplicativos atenticadores como 2FA
Da uma testadinha na Nomo, não é jabá pelo MdU, mas foi a primeira vez que vi uma operadora avisar que realmente tinha problema na rede.
Em todas podem acontecer, mas dar a transparência é essencial.
A rede é a da Vivo, que no geral não é incrivelmente rápida, mas sempre tem um sinalzinho pra todo lado.
uso vivo easy a uns 4 anos, e super satisfeito, se eu gastei 300 reais nesse tempo foi muito, até receber SMS na itália e chile funcionou sem problemas alguma
Depois de ficar travado pela Apple no MacOS High Sierra testar várias distros de Linux em meu MacBookPro Early 2011 resolve dar o braço a torcer e…. instalei Mac OS Monterrey e fiz o upgrade posterior para o Ventura por meio do OCLP – Open Core Legacy Patcher.
Que boa surpresa. Meu Mac velhinho rodando liso o novo SO. Uma banana pra vc Apple.
Quem tiver interesse aqui explica tudo. Nunca vi tutorial tão bem feito: https://www.youtube.com/watch?v=-huRykhjs6g
Valeu pela dica! Vou precisar fazer no meu MBP 2013.
Mas já uso hackintosh desde 2019 e não trocaria por nenhuma máquina da apple.
Pra quem tiver interesse nesse tipo de conteúdo, recomendo também o canal do Gabriel Luchina.
Como tá sendo sua experiência com hackintosh hoje em dia?
Eu cheguei a fazer um lá por 2015 e rodava bem até, mas bem aquém de como rodava o Linux na mesma máquina. Hoje em dia fiquei meio distante de hackintosh porque imaginei que estaria cada vez mais difícil de fazer agora que a Apple está abandonando os processadores Intel
Trabalho principalmente com Photoshop e Blender 3D e o desempenho é ótimo com um i7 8700, 32GB de RAM e uma RX560. Zero travamentos e nenhum problema de incompatibilidade com hardware. Apenas a questão da falta de suporte para Nvidia, então quando preciso renderizar alguma coisa mais pesada ou jogar é só trocar pro Windows e usar a RTX3090.
A parte mais difícil é configurar a EFI. Mas depois de fazer uma vez é só guardar o arquivo. E como ainda estão vendendo macs pro intel. Acredito que o suporte deve durar mais alguns anos.
Encontrei hj um projeto que visa deixar os jogos 6, 7 e 8 da série Might & Magic open source. Conforme o tweet, o jogo 7 ja esta open, e os desenvolvedores estão trabalhando no 6 e 8
https://twitter.com/dosnostalgic/status/1618661670133563393?t=V-sZMep32XVcdnlqkNEhfg&s=33
Para quem é desenvoldedor, dei de cara com essa ferramenta que usa IA para refatorar, gerar teste unitários, documentar, converter, etc, códigos fontes.
https://www.refraction.dev/
Pelo pouco que testei usando uns códigos meus aqui, é assustador!
Fico pensando o que teremos daqui 6 meses, 1 ano.
Me lembro que aprendi a crias sites com o Dreamweaver e Front Page. Depois que fui aprendendo melhor a mexer com código puro. (mas depois nunca mais mexi com isso)
No final uma AI vai ser que nem usar um programa que te dá quase tudo na mão.
No futuro o cliente vai explicar como ele quer o site e a AI vai desenvolver. Depois de colocar no ar o cliente vai começar a pedir alteração. Kkkkk
Creio que não é a toa que o capitalismo (ou melhor, muitas “mentes” por trás) tentam investir em máquinas substituindo o homem. De tanto o homem reclamar do trabalho ao outro, nasceu a ideia de criar formas que permitam usufruir de algo sem (em palavras floridas) “abusar de outros seres humanos”.
De tanto reclamarmos do trabalho, foram lá e trocaram nosso trabalho por máquinas.
(Só um pensamento bobo que passou em mente agora).
A ideia é boa, muito útil, mas o ChatGPT e até a API do OpenAI tá fazendo isso aí, então até senti pelo belo site. Espero que dê certo.
Só compartilhando aqui o vídeo que achei ontem enquanto adentrava a madrugada trabalhando. É o documentário “1991: The Year Punk Broke”, com imagens da turnê europeia do Sonic Youth naquele ano, mas que ficou famosinho na época pela participação do Nirvana poucas semanas antes do estouro do Nevermind.
Aqui, completo, sem legendas mas o que importa são as musicas: https://youtu.be/LeCYXexOZEg
Alimentou bem o meu lado adolescente da primeira metade dos anos 90. :)
Show. Se curte punk rock, recomendo o Botinada sobre o punk brasileiro: https://www.youtube.com/watch?v=trIAXkc003k
Já tinha ouvido falar, nunca assisti. Tá na lista.
Outro doc nacional que foi disponibilizado oficialmente por esses dias: “Guitar Days – An Unlikely Story Of Brazilian Music”, sobre a cena garage/shoegaze dos aos 1990 (bandas como Killing Chanisaw, Secnd Come, Cigarrettes). Link: vimeo.com/352755028
Bicho, que link maravilhoso. Estou escrevendo um doc sobre a cena sergipana de hardcore e esse vai ser uma bela referência.
aproveitando o ensejo das dicas, o in-edit br (festival internacional de documentários musicais) tem uma plataforma de streaming com catálogo bem vasto e interessante: https://br.in-edit.tv/
Lembrei de um doc bem legal do Sonic Youth (“Sonic Youth: Sleeping Nights Awake”). Pena que, pelo visto, não está nem no Youtube, nem em nenhum serviço de streaming.
teve um jornalista brasileiro que tirou a sorte grande na época: fez uma entrevista com o Nirvana pouco antes do sucesso estourar
era Tales (ou Thales) alguma coisa, não me lembro o nome completo, e não consegui achar agora numa pesquisa rápida
dessa época eu gosto da banda feminina japonesa (!) Shonen Knife, que está até hoje em atividade (o lineup trocou um monte de vezes claro, mas a “dona” da banda nunca saiu)
Lembro que o André Barcinskki entrevistou-os antes do estouro para um livro que saiu em capítulos na Bizz. Ouvi dizer que ele está trabalhndo no relançamento do livro, que hoje vale uma boa grana nos sebos.
tem todo o jeito de ser o jornalista André Barcinski, mas por alguma razão eu achava que era o Thales de Menezes (agora achei o nome) …
O blog do Barça é sensacional e uma das minhas referências musicais e de cinema.
Já que não existe um site “elogie aqui”…
Parabéns Nintendo Brasil.
Comprei meu console na amazon USA no lançamento do Switch, especificamente em 05 de março de 2017. Naturalmente estou com drift, mas como uso pouco portable não estava dando bola (até o drift aumentar ainda mais recentemente).
Mandei um email para a nintendo, sendo honesto sobre o acima. Mandei até a foto dessa compra.
Resposta deles:
A análise foi finalizada, abaixo, a relação dos serviços executados:
• os dois joy-cons foram trocados por uma nova unidade!
Eu não saberia dizer outra empresa no Brasil que faria algo assim. Estou sem palavras. Levou menos de 1 semana, com postagem gratis dos controles.
Eu ia dizer que isso é post pago, mas a Nintendo ta tão poco se lixando pra imagem dela que nunca pagaria alguém pra falar bem dela.
Serio, me pegou de surpresa. Sou fanboy claro mas da NINTENDO, eu não esperava nada da nintendo br.
Achei justo elogiar uma vez – ainda mais porque tenho 48 reclamações no reclame aqui (ninguém me atende bem nunca…). E isso pode servir como uma dica para algum outro André do brasil.
Particularmente não acho que o reclame aqui seja bom.
Parece popular demais pra ter soluções esperadas.
Ultimamente estou indo de combo twitter do arroba da empresa mais portal consumidor ponto gov.
Esse portal do consumidor é um órgão do governo mas afirma que não tem o poder porém funciona 100%.
Meu último caso foi o banco C6 que mesmo com conta encerrada mandavam fatura de zero reais por seis meses.
o seu caso piorou o Drift aos 6 anos?
Estou com um novo recente há dois meses. Em quanto tempo devo esperar pelo famigerado Drift?
Bom me preparar ja pra mandar alo pra nintendo brasil no direct tbm.
No controle esquerdo deu drift em 2 anos. Deixei na mão do “colega de hardware” na empresa e ele arrumou, mas não lembro o que ele fez. Esse resolvido “para sempre”.
Ocorreu na direita então faz um tempo, acho que com uns 4 anos de console comecei a notar e aos poucos foi piorando, de uns meses para cá não posso mais jogar em portable (ele até para no meio e fica quieto as vezes, mas é só usar o controle e ele volta a andar sozinho, para min gosta de ir para baixo). Aqui que eu entrei em contato com a Nintendo. Acabaram de me mandar a nota fiscal em pdf e um codigo de rastreio.
O drift é bem aleatório e depende também do quanto vc usa. Eu tenho amigos que estão usando os joy cons originais até hoje. Eu já troquei de joy con três vezes. Então não dá pra saber nem se vai acontecer ou quando.
A única coisa que eu recomendo é se manter usando os joy cons de cores “normais” (os pretos ou vermelho e azul, iguais aos que vem na caixa) pois se vc precisar mandar pra trocar, a Nintendo pode não ter estoque do joy con especial e te mandar um básico.
Cara. Massa!
Quando temos que reclamar a gente reclama, mas quando é para falar bem acabamos nos esquecendo.
Já tive um caso assim, mas com outra empresa (de fora do Brasil) e lembro que na.epoca fiz até postagem no Instagram.
Curte teu console, aí!
Aconteceu o mesmo comigo, sendo que eu nem tinha foto da compra nem nota fiscal, um familiar comprou numa viagem aos EUA em 2018 e trouxe pra mim.
Uns dois anos depois começou a apresentar o drift, mandei email com vídeos mostrando o defeito ocorrendo e eles pediram pra enviar os joy-cons para testarem. Pouco tempo depois recebi um par de novos joy-cons também.
Acho que nesse caso a Nintendo não tá fazendo isso por ser boazinha ou por prezar por um bom relacionamento com o consumidor — até porque, como já falaram, a Nintendo notoriamente é uma empresa que não liga para repercussão negativa (a não ser que comece a afetar o bolso).
Nesse caso, me parece que a Nintendo já reconheceu que esse é um problema de design dos controles e está fazendo essa substituição rápida para evitar maiores danos, especialmente por vias judiciais…
Isso. Lembro que foi muita reclamação generalizada até ela assumir que tem defeito (vício oculto?) e oferecer essa troca. Me admira é ela honrar a troca aqui no Brasil (é o mínimo, mas a Nintendo nunca deu muita bola pra qualquer coisa que não seja Japão em primeiro lugar e Estados Unidos em segundo)
a logitech também envia o item completo, por menor que seja o problema. ainda assim, nunca mais comprarei nada da logitech, principalmente de áudio
Qual endereço de e-mail você enviou?
Venho tentando contato com a Nintendo e so consigo contato com a Nintendo internacional e não tenho tido sucesso até agora na resposta.
suporte.nintendo AT deal4b.com.br
não sei como está o suporte da Dell hoje em dia, mas a uns 6 anos atrás, era impecável e eles iam até a residência para fazer a manutenção
Daqui a pouco, a Nintendo vai processar esse site por copyright
(Do jeito que eles sao doidos por processar)
Aderindo a RSS como forma de diminuir o uso de rede sociais.
No processo de desapegar do Twitter, que uso apenas como feed de notícias/bobagem/política, resolvi deixar de seguir todos os portais de notícia que acompanhava e seguí-los via RSS.
Estou bastante feliz com o resultado. Era muito comum que minha timeline ficasse poluída devido a tweets “requentados” desses portais.
Agora consigo rapidinho ver todos os tweets não-lidos, consultar as postagens que me interessam e seguir minha vida em paz. Fora que consigo separar momentos de lazer (Twitter) e de “leitura séria” (RSS).
Recomendo!
PS: No último Post Livre pedi dicas de apps de RSS. Acabei me mantendo no NetNewsWire mesmo 😅
é uma maravilha msm!
tb concentro em RSS newsletter (deixa o e-mail menos poluído) e dos canais do yotube que acompanho.
Eita, não sabia que dava pra fazer esse esquema com canais no Youtube 🤔
Quem sabe faço um teste!
Gostava da época em que dava pra acompanhar por e-mail.
eu gosto pq consigo aplicar vários filtros (tiro tudo que é #short), aí fica bem limpo o que tenho que ver
Malditos “shorts” do youtubo. Poluem demais minha página de inscrições.
Como funciona isso de RSS Newsletter? É algo do NetNewsWire mesmo? 🤔
Não, é um serviço a parte.
eu uso o serviço https://kill-the-newsletter.com/ , nele vc cria um nome e ele te dá um e-mail e um link de rss, o link de rss vc coloca no seu agregador de rss e o e-mail vc coloca nos serviços de newsletter que quer acompanhar.
o método acima é o convencional, mas eu faço de outro jeito, eu uso meu próprio e-mail para acompanhar newsletter e a partir de lá eu crio um filtro que marca como lido e encaminha para o e-mail criado na ferramente de rss, aí tudo chega no agregador como o primeiro método, mas como ele não atualiza automaticamente, vc pode ir pro seu e-mail e ler a partir de lá ou caso queira responder a newsletter, vc tem essa possibilidade (fora que se um dia o serviço parar de funcionar, vc continuará recebendo as newsletter)
Pô, fantástica essa ideia de encaminhar!! Obrigado 😀
Estava procurando uma solução para inserir newsletters em RSS. Obrigado pela dica, não conhecia esse site.
Poderia descrever como você remove os shorts do youtube usando RSS? Uso aqui o FreshRSS e sei que ele possui algumas opções de filtragem.
Vc usa alguma solução para artigos que vem com o conteúdo incompleto?
Eu tô usando o Daily Brew, tá bem legal
Não encontrei esse Daily Brew. É um app?
Não tem app. É aqui https://mailbrew.com/
Só cadastrar links de sites, listas do Twitter, newsletters… Aí ele envia diariamente pro seu e-mail.
[textão alert] passei raiva com meu ISP essa semana. Explico:
Mudei de casa, pedi, via WhatsApp (o 0800 deles é ‘contratar’, ‘suporte técnico’ e ‘2 via de boleto’ somente) a mudança de endereço. Feita a solicitação, a atendente me informa que preciso assinar a OS digitalmente pelo portal web ou app, juntamente com o link do portal web, os links do app nas lojas de aplicativo e, pasmem, meu usuário e senha, livrão assim em texto puro.
Estranhei, reclamei e perguntei o porquê da empresa manter a senha de seus usuários em plaintext. A atendente, aparentemente nada sabendo do assunto, disse somente que “temos acesso a área do assinante, pois as informações contidas no mesmo são de igual ao seu cadastro e contrato e temos acesso a essas informações pois a xXempresaXx tabalha com uma rigorosa política de privacidade e segurança, pois mesmo antes de entrarmos para o quadro de funcionários, somos avaliados em questão de conduta e supervisionados em nossas ações”. Já pedi então a tal política de privacidade para eu ler e fui respondido com “nós não encaminhamos e-mail com a política de privacidade, mas conforme informado nosso sistema operacional de atendimento ao cliente é um sistema certificado e autorizado pelos Provedores de Internet de todo Brasil. Estaremos encerrando o atendimento”.
Mas fica melhor: fui no site da dita cuja por outro navegador e assim aparecer o alert de consentimento de cookies, com um hiperlink que levava para empresa.com.br/arquivos/politica-de-privacidade.pdf. Ao clicar no tal link, ao invés de ver o pdf eu era enviado para a pagina /planos ! Pê da vida, reclamei, mandei artigo do Marco Civil e da LGPD sobre política de privacidade, transparência em como a empresa trata seus dados pessoais etc etc em uma discussão de durou 2 dias via Whatsapp.
Nesse meio tempo, fui investigar o portal web da empresa. Nem usei ferramentas de PenTest, fui no basicão F12, rastreando requisições e elementos. O que descobri: o portal de ma tela de login normal, porém vendo pelo F12 vi que o portal INTEIRO do assinante estava montado já, porém oculto. As classes e funções js estavam todas acessíveis (tinha em js e cópia deles em vue tmb), tinha um arquivo js com todas as configs do site, parametros conn… Fui ver o arquivo class1 e nele tinha todas as funções do portal, incluindo uma função de transformar a senha com md5. Pelo que entendi, na tela de alterar senha era para ter uma flag que aplicava a hash à senha, porém quando logo e tento trocar a senha, essa flag não existe, logo essa função NUNCA é usada… e mesmo se fosse, outro arquivo JS visível pelo F12 era… o método usado pela função para a hash, logo mesmo que eu tivesse somente a hash da senha, era só usar o md5-min.js visível e me ajudaria a saber a senha…
Solicitei falar com o DPO, negaram de uma maneira que eu entendi como “não temos ideia do que é isso, mas não temos não”. Mandei o que descobri e ainda falei “se vocês quiserem melhorar a segurança da informação de vocês, eu mando meu currículo”. Falei que ia recorrer, aparecer lá com um advogado e uma representação da ANPD. Atendimento foi encerrado.
Dois dias depois me pediram novamente para acessar o link empresa.com.br/arquivos/politica-de-privacidade.pdf que, agora sim, tinha uma política de privacidade mequetrefe lá (que. sem surpresa nenhuma, era uma disponível na Web, usada por várias ISP mudando somente a Razão social e CNPJ.
Nas mensagens, eles querem deixar claro que não usam os dados, são capacitados. e eu quis deixar claro que o meu problema não é de desconfiança nas pessoas, é em confiar no processo e ter um tratamento de senha baseado em boas práticas.
Como não consegui mudar o Mundo (e sei que outras cias usam plaintext), alterei minha senha para uma boa sacanagem para caso alguém leia :D
PS: nunca reaproveitem senhas, pois se minha senha da ISP fosse a mesma de outro serviço, eles teriam acesso fácil outros serviços pois tem meu e-mail, telefone, cpf…
Putz, cara! Que novela, viu?! Eu uso uma ISP pequena aqui, aquelas “de bairro”, que foi crescendo e crescendo… Tenho até medo de procurar saber dessas coisas
Fala o nome. Não tem motivo de esconder. Tem que falar.
E eu tenho medo dessas ISPs pequenas. A impressão que passa é que é tudo feito nas coxas.
O ISP pode acabar reagindo contrário se revelarem. Melhor que fique assim que proteje ele e incentiva a galera de segurança digital a ver como fazer o ISP trabalhar.
pior que não é tão pequena assim, a sede é em Osasco mas comprou várias ISP regionais pelo interior de SP, hoje estando presente em mais de 40 cidades. Me assusta como uma empresa sem estrutura assim comprou tantas concorrentes assim para criar um grupo grande…
Tem vários ISP pequenos com problemas, na cidade dos pais da minha esposa o ISP só deixar trocar a senha do Wi-fi se passar a nova senha pra eles. Eles bloqueiam acesso ao roteador e sabe se lá qual config fazem lá, provavelmente algum CGNat.
Eu debulhei todos os pdfs de termos e condições e tudo vai contra eles e não adianta nada.
Não quis comprar mais a briga porque é a internet do sogrão e só ia me dar mais dor de cabeça.
Sim, algumas operadoras tem esta mania de bloquear o roteador fazendo só a mesma ter acesso, sem ser o cliente. Em alguns casos, o roteador é “padrão”, então apesar da regra, dá para mexer (meu caso). Outros, como RealNet, fazem este bloqueio e não dá para mudar o nome (pior que muitas vezes o WiFi está com o nome da operadora junto, tipo “RealNet_Passando_Vergonha”).
acho que caberia uma reclamação na Anatel
nas 2 ou 3 vezes que abri reclamação lá funcionou direitinho (se bem que faz muito tempo, mais de 10 anos)
se não resolver pela Anatel acho que não resolve de jeito nenhum
minhas reclamações foram contra a Vivo (quando ainda era separada da Telefônica) e contra a TIM … tenho ódio da Vivo (a atual também), minha experiência é que a parte técnica funciona bem, mas eles são inimigos dos clientes, não têm interesse em ajudar nada
ps. mesma coisa com relação a bancos: melhor maneira de resolver problemas é abrir reclamação no Banco Central
Acho que a situação que ele descreveu é mais complexa que só denunciar a Anatel. Segurança de dados aqui, requer estudar como a empresa pode se readequar.
O ponto em ISPs pequenas é justamente isso – o preço é barato porque em algum ponto ela tá perdendo, e neste caso é na segurança de dados. Provavelmente não há profissional na área.
Alguém já usou o Universal Android Debloater por aqui? Estou pensando em usar, mas android não é muito meu forte (apesar de ter achado o tutorial tranquilo) e queria saber se preciso me preocupar em deixar meu celular exposto de alguma forma.
Já teve um post aqui no MdU sobre.
https://rghedin.wpcomstaging.com/android-leve-universal-android-debloater/
Recomendo ler os comentários também.
Para desempenho ele funciona, pois tais apps não são executados.
Mas para liberar espaço não, pois nada é desinstalado do aparelho.
Agradeço, Borges.
Depois que perguntei até acabei vendo o post. Minha questão nem é tanto com espaço e sim privacidade. Irei testar
Tentei nessa porcaria de poco m5s mas não adiantou nada.
E tentou desativar manualmente os apps? (Se bem que o Poco é da Xiaomi, que limita o acesso, não?)
Sim, mas não desativa. Bota arrependimento em comprar isso aqui.
Dizem que se você achar a versão europeia do Firmware, permite fazer as modificações.
Tenta bloquear manualmente os apps que não usa caso não sinta confortável com o Debloater.
A vantagem com isso é que você pode com isso reativar manualmente algum app que no futuro venha a precisar.
Sei que o assunto já deve ter aparecido muito por aqui, mas alguém tem boas sugestões de cadeiras gamer? Estou de olho na ThunderX3 EC3. Vale a pena? Não sou gamer, mas passo muito tempo sentado na frente da tela fazendo revisão de texto e as minhas velhas costas andam cobrando tratamento mais carinhoso.
Minha dica: procure uma cadeira ergonômica ao invés de uma cadeira gamer.
Cadeiras ergonômicas costumam ter várias juntas adaptáveis pro seu corpo ficar confortável e alinhado.
Cadeiras gamers são só um delírio coletivo momentâneo.
Ótimo. Anotado.
complementando a dica: flexform ou cavaletti
Eu tenho uma cavaletti com mais de 10 anos já. E é um dos modelos mais baratos. O que mais gosto dela é o ajuste do apoio dos braços que consegui achar a posição perfeita para mim.
😂😂😂😂😂
Procure cadeiras premium de escritório na loja de usados mais próxima de você. Essas cadeiras gamer são um tipo de produto gourmetizado. Não velem a pena o preço cobrado. Além de não serem tão ergonômicas quanto aparentam.
Vou te dizer que comprei uma cadeira gamer considerada boa e com excelentes reviews logo antes de iniciar a pandemia, se não me engano em Jan. 2020.
Não vale a pena. Eu gostava muito mais da cadeira de escritório “convencional” que eu tinha antes, sem contar que a durabilidade não é lá essas coisas.
Como os amigos falaram, prefira cadeiras ergonômicas e se tiver como testá-las pessoalmente antes de comprar, melhor ainda.
Minha cadeira “foi de base” depois de 2 anos, comprei uma nova da flexform que fica por volta dos 500 – 600 reais. Já gostei na hora, tudo parece ser bem feito, suporta meu peso 120kg e o material parece bem resistente. Recomendo demais cadeiras de escritório ao invés de cadeiras gamer.
Segue o link do produto
https://www.flexform.com.br/cadeiras/cadeiras-de-escritorio/lite-pro-onix-black
Já falaram sobre cadeiras de escritório e também da marca Cavaletti.
Abandonei uma gamer e comprei a Cavaletti YON. Estou com ela desde agosto/2022 e olha, baita cadeira!!! Muda completamente o teu dia haha
Aqui tem um review dela, que me ajudou muito na época a escolher esse modelo: https://www.reddit.com/r/CadeirasDeEscritorio/comments/uxoyk7/review_cavaletti_yon_srysre/
O legal da Yon é que ela é bem customizável, mas conforme tu vai mudando coisas o $$$ aumenta. A minha ficou em R$1600.
Alguns conhecidos têm outros modelos da mesma marca, e adoram as cadeiras. Fica a recomendação (além de ter 6 anos de garantia)
a minha é essa aí, uma azul. desde 2020. só os braços que já estão bambos e a borracha quebrando. mas achei um bom tempo de vida pq eu fico nela o dia todo!!
azul não, preta com a logo azul. a do meu padrasto é uma mais cara, a com detalhe vermelho. não sei qual o estado da dele
Eu tenho a cadeira dt3 ravena e recomendo, mas o assento não é tão firme como uma cadeira de escritório.
https://dt3.com.br/produtos/ravena-wr/
Antes eu tinha uma simples da flex form, mas não gostei…
Eu tenho uma cadeira da DXRacer e pesquisei muito antes de comprar. Tem me atendido bem e não tenho tido problemas de ergonomia. Não sou alta e não sou pesada também. Tem regulagem de altura, regulagem no encosto, regulagem de altura do braço, etc.
Esse negócio de “cadeira gamer não é ergonômica” não é uma regra. Existem muitas por aí que são uma porcaria mesmo. Antes de comprar, independente da marca, você precisa pesquisar sobre os itens de ergonomia da cadeira, capacidade de peso, garantia, reviews das pessoas depois de um tempo de uso, se cabe no espaço que vc tem disponível, o custo benefício e as suas condições financeiras para a compra.
Comprei um controle retro bluetooth para jogar emuladores na TV/Mi Box.
Olhei bem por cima e os apps que eu vi achei um pouco complexos, nível de emulador de PC que você tem que abrir o menu e escolher o arquivo do ROM.
Tem alguma solução com interface mais amigável?
Do tipo eu colocar as ROMs no pendrive e o emulador identificar, listando os jogos com as capas.
E via app, porque vi que tem opções de instalar como um SO na própria TV box, mas não quero assim.
Aceito também indicações de jogos bem fáceis, para criança de 6 anos não se frustrar.
Eu acho que seria mais fácil fazer uma de 2 alternativas que eu vou escrever:
1) compra um Videogame Box mesmo ( tipo um assim https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2791233510-gamepad-retr-classico-3500-jogos-2-controles-hdmi-tomate-_JM#position=25&search_layout=stack&type=item&tracking_id=a339e2a6-971f-4990-9704-23d40204b07c ), um emulador feito com rasperry pi, que já venha com: ROMs instaladas, emuladores instalados e configurados, e uma biblioteca bonitinha com capas e títulos e plataformas já configuradas. Em vez de um pen drive ou tv box. Porque é um computador completo já configurado para esta tarefa, geralmente com linux e retroarch e trocentos jogos instalados (e ve se aceita cartão SD pra poder expandir), mesmo sendo mais caro o preço compensa pela maior facilidade.
2) Pega um notebook velho ou sobrando, e monta voce mesmo para ser uma plataforma de jogos. Instala uma distro linux dessas aqui https://itsfoss.com/retro-gaming-console-linux-distros/ , e adiciona as ROMS. Vai ser mais fácil do que com computador normal, e dá para reaproveitar tecnologia antiga ou inutilizada.
Já para jogos antigos para crianças, acho que Super Mario 64 (Nintendo 64) e Jumping Flash! (PS1) são plataformas 3D bem suaves, e os clássicos Super Mario Brothers 1,2,3, Sonic 1,2,3 e Castle of Illusion Starring Mickey Mouse são plataformas 2D bem divertidas, e sendo emulador voce pode salvar e recarregar o estado cada nível para garantir kkk. Fora Super Mario Kart (do 2 em diante), Mortal Kombat se aceitar, ou qualquer jogo de corrida basicamente.
Como eu já tenho a Mi Box conectado na TV, prefiro usar algo nele mesmo, sem precisar conectar mais nada na TV/tomadas.
Eu acabei baixando uma front end chamada DIG e depois só preciso baixar o app do emulador “avulso” e jogar as ROMs em alguma pasta do sistema
O RetroArch não funciona para ti não? Salvo engano, tem “skins” para ele que melhora na hora de escolher um jogo.
Eu já havia usado ele no PC e achei com muitas configurações/opções. Queria algo mais simples.
Estou usando o DIG como front end, e na primeira vez que fui usar ele até indicou para eu baixar o RetroArch, mas por alguma problema não concluía o download/instalação… Então vi que poderia escolher outros emuladores para integrar com o DIG.
Está funcionando bem.
Por enquanto só estou com o Snes9x EX+.
Obrigado pela sugestão do Dig. Vou testar depois com uma TVBox genérica parada aqui.
Aliás, deixo aqui a recomendação do controle.
É o M30 da TecToy (sim, ela existe), mas na verdade é o mesmo produzido pela 8BitDo.
Foi R$ 99 na loja oficial da TecToy no ML. No AliEpx está por 150.
Acompanha também um clip para usar com o celular.
Que dica boa! Eles também trouxeram o Zero 2, e está R$ 64. (Na gringa sai por US$ 20, ou mais de R$ 100.)
A TecToy podia trazer os outros controles da 8Bitdo, né?
Esse Zero 2 eu achei extremamente pequeno, mas essa é a proposta dele.
Usei um pouco o controle no FDS e ele é muito bom, bem construído. O único porém é que, como estou jogando jogos de SNES, a disposição dos botões de Mega Drive não é a das melhores para o SNES.
Mas no geral estou satisfeito. E o jogo que mais fez sucesso até o momento foi o Kirby Super Star.
Teve uma promoção muito boa desse controle (acho que na black friday?) e eu perdi, mas pelo jeito vale a pena até no preço cheio, né?
Sim, vale. Eu gostei bastante.
A caixa, a construção, materiais, conexão. Tudo excelente.
É bom ficar de olho em promoções da TecToy (site oficial ou loja oficial no Mercado Livre) ou no AliExpress. Nesta, ao digitar 8BitDo no campo de busca ele já sugere a loja oficial da marca.
Alguém vendo o The Three-Body Problem no Youtube? Para uma pessoa que não leu os livros (eu) a serie é mesmo tão boa quanto os 5 reviews do planeta terra afirmam?
Vi o primeiro episodio apenas até agora e pareceu bem interessante mas muito pouco para tomar uma decisão, foi apenas uma grande introdução… o que eu li é muito fiel ao livro, complicada para quem não o leu (até aqui nada demais) e que o tema principal apenas passa a ser explorado pelo Ep.3
PS: a sensação porém é nitida que se não fosse o racismo americano perante a China, ou se essa serie fosse de qualquer outro pais do globo, ela teria muito mais atenção.
Obrigado por avisar! Não sabia que tava rolando! (talvez pelo motivo que tu mencionou dai não aparece na mídia). Esse livro é muito foda!!
Onde está passando a serie?
Youtube mesmo.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLMX26aiIvX5rFSYPXtcqda3tWd6pGVD5Q
Novamente, a informação é limitada pois a internet é cagada e americana. O que eu consegui catar e parece ser como está: conforme os episódios vão passando na TV na china (está com 100.000.000 de pessoas de audiencia….) eles vão sendo liberados gratuitamente na plataforma. Mas tu pode pagar para ter acesso antecipado neles.
Estou vendo na plataforma Viki. Está com legendas em inglês ainda, mas pra mim dá pra acompanhar bem porque li os 3 livros e a série é bem fiel à história original. Já vi 13 episódios e estou achando ótima. Vou ficar torcendo pros chineses filmarem logo os outros volumes.
Para quem não leu, acha que da para seguir de boa ou pode ser complicado?
Acho que dá pra seguir sim, mesmo pra quem não leu. Tem muita coisa de física e outras ciências nos diálogos, pistas que tem de ficar esperto pra seguir etc., mas são coisas que acabam prendendo mais a gente no enredo. Como em toda história boa, aliás.
Ufa! Tava com receio que essa fosse mais uma boa história oriental que fosse cagada com temática ocidental.
O netflix não ia adaptar?
Tem três adaptações rolando: a da Netflix (pelos caras de GoT), a da Tencent live action e uma animada da Bilibili – essas duas ambas chinesas e sendo bem elogiadas na China por fãs. Vai ser interessante pra comparar.
Ainda não vi, mas tem algumas mudanças pelo cenário político chinês mais sensível – quando eu conseguir ver, posso comentar melhor hahaha
Tem legenda em português? Ou melhor, depois que o legendas.tv acabou qual é o bom da vez?
A legenda traduzida do google está muito, muito boa. Vi com minha esposa assim e francamente impressiona (tem a vantagem que ele deve estar traduzindo do subtitle e não das vozes).
Faz quase 1 ano que eu percebi isso: tradução de robos em 2022 melhorou DEMAIS, foi um avanço fantástico que apenas não foi percebido pela mídia pois (para variar ninguém) nos USA reportou isso.
Sem brincar.
Cara sem o legenda TV tem um monte de porcaria. Temos o que buscávamos: todas as legendas gratuitas foram centralizadas em um site privado. O cara do site tirou ele do ar e trabalho de centenas de pessoas foram perdidos. Parabéns a todos envolvidos. O que eu to achando menos merda hoje em dia é o https://legendei.top
curiosa a fala de racismo, o problema é que ninguém tem acesso à internet chinesa e nem a internet chinesa tem acesso a internet do resto do mundo, além de tudo lá ser controlado e a censura ser algo real, desconfiança (justificada) pode ser uma definição mais correta.
mas algumas críticas ao governo passam por ser sutís e bem escondidas. mas o modo de pensamento chinês é bem perpendicular ao modo de pensamento ocidental em geral, o que dificulta muito do entendimento da parte sentimental, interpretação da vida, etc. fora isso, ficção curiosa, não diria que melhor ou pior que outros títulos bons.
Exagerei no racismo de proposito. Mas americano tem aberto preconceito com China. Basta ver a palhaçada que eles fazem com o TikTok sendo que o único pais do mundo que se sabe que espionou lideres de todo o globo foi o USA (e apenas sabemos disso graças a uma pessoa, o Snowden). Eles não desconfiam, eles tem uma paranoia com fundação de papel.
A serie está no youtube, aberta para todos (diferente de todos os demais seriados do planeta +/-). Tu realmente acha que se fosse de qualquer lugar da europa ela não estaria mais popular?
considero que quando se usam termos exagerados normalizam-se palavras para usos errados, tirando o real impacto necessário quando o uso for adequado.
de qualquer forma, acreditar que há espionagem da china e denuncias do snowden não precisam ser excludentes.
a série eu cheguei a ver um bocado de episódios, o problema real é que o tipo de atuação chinesa, diálogos e até ritmo causam uma certa estranheza. pessoalmente acredito ser um conjunto de fatores, não está relacionado a origem unicamente como você alega.
Spoiler: Eu tô lendo e penso que a história é totalmente sobre política… Sabe o negócio das barreiras… A informação só está segura dentro de sua própria mente.
curiosa a fala de racismo, o problema é que ninguém tem acesso à internet chinesa e nem a internet chinesa tem acesso a internet do resto do mundo, além de tudo lá ser controlado e a censura ser algo real, desconfiança (justificada) pode ser uma definição mais correta.
mas algumas críticas ao governo passam por ser sutís e bem escondidas. mas o modo de pensamento chinês é bem perpendicular ao modo de pensamento ocidental em geral, o que dificulta muito do entendimento da parte sentimental, interpretação da vida, etc. fora isso, ficção curiosa, não diria que melhor ou pior que outros títulos bons.
Saiu uma coluna hoje na Folha sobre o assunto: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/igor-patrick/2023/01/adaptacao-de-o-problema-dos-tres-corpos-espelha-aflicoes-de-artistas-na-china.shtml
sites de noticias sobre jogos: gamevicio, adrealine e ovicio são sites tóxicos em comentários esses sites são o ninho de extrema-direta e gente doente falando porcaria e reclamando de lacração que bizarro isso….por isso queria saber se tem sites de noticias sobre jogos que é de boas?
NUNCA leia os comentários, nunca participe de discussões. Esse site que estamos, até onde conheço, é o único em pt.br que essa regra não se aplica. Por isso que estou aqui.
Cara, destes leio apenas o Adrenaline. Para falar a verdade nem sei o motivo de ler, pois, não jogo nada há anos e nem tenho vontade de jogar.
Sobre os comentários, sim, é cada pamonha comentando lá que vou te dizer. Os únicos comentários que eu gosto de acompanhar são os do Dayllann, um cara que sabe MUITO de hardware. Dá gosto de ler as explicações dele sobre arquiteturas de microprocessadores e etc.
Infelizmente, é algo generalizado. Pelo menos nos comentarios do GE, ainda da pra tirar algumas boas risadas. Gente que nao entende nada de futebol se achando um Guardiola da vida
Não é site, mas tem o um canal game no youtube chamado Nautilus que foge desses comentários bizarros e tóxicos.
obrigado pelo recomendação matheus :D
Na mesma onda, o canal Cogumelando é ótimo. Sai completamente do estereótipo gamer-tóxico.
Descobri a pouco tempo e estou apaixonado por esse canal
Também descobri esse canal há pouco tempo. Amo ver os vídeos na hora do almoço. É um dos poucos canais que ativei as notificações.
É um ótimo canal. Pra quem gosta de jogos com tema “hacker”, tem um vídeo deles muito bom, chamado “Melhores jogos de HACKERS”. Recomendo.
Todo ambiente onde há busca por atenção e competitividade demais resulta nisso. Até hoje tenho trauma da OuterSpace e do Skyscrapercity – isso falando de 10-15 anos atrás. Eram legais, mas tanto a trollagem quanto os egos elevados estragaram os espaços.
Quando a gente entra em fóruns por exemplo, no começo parece tudo legal. Comece a pensar um pouco contrário do grupo existente, é pedir para brigar. Se bem que muitas vezes pode partir de nós mesmos esta animosidade – eu admito que acabo muitas vezes nesta situação, sei que acabo entrando em provocações a toa.
Área de comentários sem moderação (vou ser sincero e dizer que nunca vi como ficou os comentários de sites que agora só permitem assinantes comentarem) é meio que um misto de “efeito Dunning-Kruger” com “porta de banheiro pixada”: galera quer chamar atenção, aí ou abusa das palavras (só pela zoeira), ou quer se provar certa e aí vira alvo de troll. E tudo fica ali registrado na tua cara, igual ficar sentado na privada de um banheiro público abandonado.
“Quando a gente entra em fóruns por exemplo, no começo parece tudo legal. Comece a pensar um pouco contrário do grupo existente, é pedir para brigar.”
Essa máxima também vale pros comentários daqui.
Sim, de fato.
Parando para pensar, grupos de pessoas se reunem em tornos de pontos em comum.
O perigo é quando as pessoas pensam que nem uma bicicleta sem freio moral: uma hora. vão bater de frente no muro do limite da moral.
Skyscrapercity era foda, frequentava os de trens e dava só os narizinho empinado
Uma coisa que notei é que de fato, o grupo relativo a transporte era bem unido. ERA. E aprendi a gostar de transporte público por causa deles.
Eu participava e contribuia (fui visitar Evangelista de Souza / Marsilac com um grupo, indo a pé da Barragem até a estação por exemplo. Também fiz fotos de algumas estações desativadas).
Com o tempo, o grupo se dispersou. Separou-se em sanguessugas políticos, pedantes técnicos de transporte público e “busólogos profissionais” (estes grupos os piores), e o pessoal gente boa que foi para algum setor relevante (motorista, operador, técnico em planejamento, etc) ou até virou jornalista ou blogueiro profissional, estes mais gente como a gente e que apesar de serem entusiastas do transporte, não andam de nariz empinado e fazem de tudo para contribuir legal com a mobilidade urbana. E tem os entusiastas que hoje só admiram e quando podem tentam “evangelizar” sobre o transporte público – tipo eu :p .
Que legal! Eu via aqueles encontros online mas nunca fui em nenhum.
Eu não gostava dos caras que faziam tópicos de projetos mirabolantes que tavam sempre para sair mas que era só vozes da cabeça foi maluco (por exemplo, metrô de Osasco ou trem do interior). É uma espécie da fake news primordial
De fato existia muito exagero, mas eu não via a criação de ideias como algo ruim. Isso ao meu ver – ao menos até o momento que fiquei lá e como era o ambiente lá na época – servia como exercício também. Até porque para projetar algo, precisa ter o conhecimento de tudo, no caso o que vai demolir, o quanto vai gastar, se há demanda ou não. O “Metrô para Osasco” não sairia mesmo – ou melhor, tem uma ideia de ter estação de uma linha da (empresa) Metrô para o projeto de linha até Cotia, mas é outra história.
E trem para o Interior, que eu me lembre de alguns projetos, boa parte era tentativa de reativar as linhas de passageiros que foram parar nas mãos das privatizadas.
Mas óbvio que tinha realmente as “viagens na maionese”. Uma das mais famosas de lá era o mapa com uma renca de linha imaginada ou projetada que fizeram. Toda vez que eu via aquilo ficava agoniado.
Enfim. Como falei, aprendi muito com eles e não nego isso. Ao mesmo tempo sempre fico chateado com eles, pois pensa em uma briga de egos que tinha lá?
Depois fui parar em um grupo em um fórum chamado Protrem/TGVBR”. E bem, sai de lá por erros meus também. Mas tentei contribuir também lá. Pena que as fotos tinham ficado em servidores externos que apagaram com o tempo – até eu perdi algumas fotos que contribui.
Já recomendaram o Nautilus eu também recomendo o Jogabilidade e o Overload. São os “canais” brasileiros que eu costumo acompanhar o mundo dos joguinhos. Se tiver condições de apoiar algum deles, eles tem grupos pra quem apoia, geralmente no discord. Já dei uma olhada nos 3 e o ambiente é bem legal, parecido com o daqui.
Recomendo bastante o Nautilus (youtube), Jogabilidade e Overloadr (focados em podcasts semanais). Todos fazem lives na Twitch de segunda à sexta, basicamente, com comunidades no Discord e Telegram para apoiadores. São comunidades saudáveis com uma minoria entre “gamers” que não odeiam uma ou mais minorias.
Inclusive, no youtube, recomendo os vídeos do Retrocompatibilidade, no canal do Jogabilidade. São verdadeiros tesouros sobre videogames. Pena que eles não fazem mais vídeos, mas os podcasts de todos que citei também são excelentes.
Estou passando por alguns apertos financeiros enquanto tento começar minha vida de adulto, quando eu vejo final do mês uma boa parte do meu dinheiro sumiu e eu não sei o que eu fiz com.
De qualquer maneira, estou procurando softwares que me ajudariam a fazer um controle de gastos, talvez só uma tabela no excel resolveria? realmente estou bem perdido.
Atualmente eu uso uma tabela de excel, mas já usei alguns apps. Finances 2 (iOS only) foi um dos que usei por mais tempo e funcionava bem na época. Ele é ruim se você tem mais de uma fonte de renda.
Outro que usei por um ano foi o Organizze, que tinha versão free. Ano passado eles migraram para assinatura anual obrigatória. Preferi exportar meus dados e montar no excel, com os gráficos que eu queria etc.
Não estava a fim de mais uma assinatura
Eu comprei a assinatura vitalícia em uma promoção de black friday e vale a pena (deve ter todo ano). Uso o app há mais de 5 anos e funciona bem. Mas eu sou bem metódico e incluo todas as transações (até com centavos), tem que ver se você vai conseguir manter a regularidade.
A Planilha é o mais pratico, indico anotar os gastos de dia a dia em um bloco de notas no celular, e todo fim de semana marcar na planilha.
E claro, todo final de mês entender o que aconteceu.
Os aplicativos podem exibir a informação de uma forma mais organizada, bonita e podem ser uma opção caso você tenha dificuldade em manter o hábito de adicionar os gastos.
Mas quando eu estava reorganizando essa parte da minha vida, tentei ver como eu me adaptava à planilha primeiro, e estou usando até hoje. Um aspecto interessante é a flexibilidade, pois você pode ir criando tabelas e fórmulas que se adequam mais às suas circunstâncias e objetivos do que qualquer app generalizado poderia. Só requer um pouco mais de tempo para iniciar e um constante esforço de registrar tudo, para evitar discrepâncias.
Usei um aplicativo por muito tempo, hoje estou na planilha. É mais chatinho de se obter alguns gráficos e insights, mas flexibilidade é inigualável.
Se quiser um app mesmo, gosto do GreenBooks (iOS/macOS) — simples, direto, sem firulas nem modelo de negócio esquisito.
Tenho usado uma planilha para gastos da casa. Para os gastos pessoais ainda não implementei isso, mas pretendo em breve.
Normalmente só compro as coisas no débito, portanto passo pelo extrato de 15 em 15 dias e lanço tudo na planilha. Isso não me toma uma hora do meu mês e me ajuda a acompanhar os padrões de gastos, pois depois agrupo por tipos (Supermercado, contas da casa, serviços, lazer, saúde, …)
Eu faço meio parecido contigo. Além disso, eu salvo todos os comprovantes feitos em transações do tipo Pix, pagamento de contas, compras online, etc… Faço isso há 4 anos. Rs
Já tentei muitos apps, mas nenhum conseguiu me prender como a planilha. Anoto tudo que gasto e que entra. Criei uns gráficos que consigo acompanhar meus custos, ganhos e investimentos anualmente, dai consigo sempre comparar com o ano anterior.
Planilha pode ser mais massante, mas quando pega o jeito, fica tudo muito mais prático.
Caso use o Android como celular, recomendo este que uso chamado “MoneyWallet” – é bem simples, direto, e permite separar os ganhos por “carteiras” para poder controlar entradas e saídas. https://f-droid.org/pt_BR/packages/com.oriondev.moneywallet/
vc tem cartão de crédito e usa lá? eu tentei mas não consegui usar direito, queria algo open source, mas o que uso é tão bom que é difícil de sair, rs
Creio que se você criar uma “carteira” chamada “Cartão de Crédito”, já deve te ajudar.
Este tipo de app trabalha com o conceito de “carteiras”, tipo “containers” com possibilidade até de “mandar” dinheiros entre elas.
Em tempos, apesar do nome, é um controlador de finanças e não um banco digital.
Pelos comentários do pessoal parece que é unânime o uso da planilha, e comigo não seria diferente, eu uso a planilha do google por ser bem integrado com o Android, todo gasto eu só saco o smartphone e lanço, no começo é maçante, mas depois você acaba pegando o jeito.
eu uso o aplicativo “minhas finanças” (só na play store)
ele lê o sms/notificação do banco e já joga pra sua despesa, o máximo que vc faz é renomear e mudar a categoria, então a cada compra que faço eu gasto menos de 30 segundos nele (e caso vc compre no mesmo lugar amanhã, ele vai colocar a descrição igual a de hoje, e se for isso msm então nem esses 30 segundos vc gasta).
mas o que mais gosto msm é de colocar as despesas futuras e saber quanto eu posso gastar no seus meses.
Mais um voto aqui pro minhas finanças. Cheguei a usar planilha e um site chamado Yupee por muitos anos, mas ambos passaram a me tomar muito tempo com o aumento do uso do cartão de crédito. O minhas finanças é bem completo e pode parecer difícil no início mas a importação automática das despesas por notificação faz vc ganhar muito tempo!
pessoalmente uso excel e funciona muito bem, não controlo nada detalhadamente, apenas pagamentos recorrentes, parcelamentos e saldo previsto para os próximos meses.
mais importante que funcionar é vc se adaptar e usar, como eu gasto alguns minutos por semana, funciona bem para eu saber quanto tenho previsto até o fim do mês, se dá para comprar algo, etc.
Acho que não tem como escapar da planilha mesmo. Vou logo hoje preparar e ver se consigo me habituar a usar e tudo mais.
Dito isso, obrigado a todo mundo ai que compartilhou!
Já pensou em “esconder” uma parte pra não gastar?
Pra mim, o maior problema de alguns softwares/apps é a falta de manutenção; o segundo maior é que lidar com finanças pessoais é algo muito… pessoal (ba-dum!). Você não deveria depender de algo externo pra se organizar, é mais uma questão de hábito do que de ferramenta, então veja que muitos aqui já usaram alguma ferramenta externa, mas voltaram para a planilha (e eu tb sou um desses).
Recomendaria ter duas planilhas (ou três, se vc usar cartão de crédito, o que eu não recomendaria enquanto vc não tiver uma organização financeira sólida): uma para acompanhar tudo que entra (FGTS, conta de banco, previdência privada, o que quer que seja), fixando um dia para atualização das contas; outra para as contas fixas do que sai (água, luz, internet, celular, cartão de crédito, parcela de algo grande que não esteja no cartão, etc.). A planilha do cartão é só um retrovisor, pra vc se estudar e saber onde precisa melhorar, e não uma muleta pra vc ficar olhando e repetindo erros. Dá pra fazer tudo isso em uma planilha só, mas ela pode ficar um monstrengo com o passar dos anos.
O mais importante é você olhar pra esse conjunto e identificar onde (e se) está gastando demais (ou ganhando de menos).
Tô trabalhando numa planilha há algum tempo, tá ficando fina (pelo menos pro que eu precisava). Ainda não terminei, mas aceito sugestões pra deixar ela mais utilizável por outras pessoas.
Inclusive vou achar demais se alguém que saiba de fato programar no Google Sheets puder me ajudar revisando o script, porque a programação eu fiz no copia e cola, tentando até acertar, mas tá bem lenta.
Se quiser tentar usar aí:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BxOH5cJkPLA5HhbS9-WfWAKz138ke_JJ5HMZuwkJjmk/edit?usp=sharing
As sugestões podem ser enviadas pro meu e-mail em https://criarmeulink.com.br/u/1674842694
Eu uso cartão de crédito para controlar faz um tempo. Pode ser bem perigoso mas se vc jogar tudo no cartão ele vira uma contabilização mensal do que vc gastou.
Isso me fez lembrar que em algumas fintechs, o próprio app de conta já faz esta contabilização. Aí neste caso não precisa ser cartão de crédito, a conta digital já dá as movimentações – ao menos aproximada também, dado que muitas vezes o dado é baseado em como quem tem a máquina de cartão de débito cadastrou lá.
(A que estou hoje tem esta função).
Na parte da organização financeira, o que eu sugiro às pessoa é anotar também o que se economiza. Explico: no geral, as pessoas tendem a achar que anotando e organizando os gastos conseguirão mudar o comportamento desses gastos. No caso, anotar o que se economizou com uma escolha (seja ela não gastar ou gastar de forma diferente) acaba sendo um super incentivo na redução e reeducação desses gastos. Exemplo: vc decide ir a algum lugar de ônibus ao invés de uber. Lançar essa economia baseada em uma decisão, ao meu ver, fará com que você passe a usar mais o transporte público e, consequentemente, estará gastando menos e se reeducando.
Curioso, nunca vi essa abordagem. Como se faz um lançamento desse tipo?
O que me ajuda aqui é analisar as linhas de tendência mês a mês e, se noto que no atual ela está se distanciando da média, aí dou uma segurada.
Eu uso esse tipo de lançamento muito com Uber. Eu posso ir ou voltar do aeroporto de Brasília com tarifas que podem variar de 38 a 90,00. Ou posso usar a integração de ônibus + metrô, que me faz gastar incríveis 5,50. Esse “esforço” eu registro como economia no mês, o que me incentiva a não ficar pedindo uber aleatoriamente ou só pedir em situações muito específicas (chuva, horários ou locais sem ônibus). Mas não é algo que eu aplico a tudo. Não vou tomar uma cerveja se tô a fim de um negroni e registrar isso como “economia”. Me ajuda a refletir se não é só uma impulsão do momento (tipo aquela vontade maluca de comer doce depois do almoço) e aí não faço a compra por entender que é impulsão. Comigo funciona como um balizador de comportamento.
Às vezes eu também registro uma economia quando eu consigo fazer algo sem precisar pagar por isso, como comprar a peça de um eletrodoméstico e fazer eu mesmo a troca. Mas tudo dentro do limite, pq tem hora que não vale a pena o tempo gasto pra aprender o conserto, a falta de ferramenta etc etc.
Eu criei um filtro no meu leitor de RSS pra remover tudo relacionado ao Elon Musk. Não aguento mais ver a cara desse homem. Chega. Vai pro quinto dos infernos emolusk.
É isso, bom dia.
Rápido, acesso a home do manualdousuario agora!! :)