Toda semana, o Manual do Usuário publica o post livre, um post sem conteúdo, apenas para abrir os comentários e conversarmos sobre quaisquer assuntos. Os comentários fecham segunda-feira ao meio-dia.
Newsletter
O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.
277 comentários
Comentários fechados.
Pessoal, boa tarde! Qual site vcs recomendam para listar filmes e séries vistos? Filmow, filmelier? Quais outras opções existem? Muito obrigado!
Filmes: letterboxd
Séries: desconheço
letterboxd funciona bem com minisséries também
Filmes: letterboxd
Séries: TV Time
Eu recomendaria não usar sites para isso, por uma série de motivos. o site pode sair do ar, trancar seus registros atrás de paywall, mudar a estrutura de organização, excluir entradas antigas por questão de licença intelectual ou etc, vender seus dados para terceiros, não dá para transferir para outros sites ou algum arquivo offline, muitas vezes não vai ter disponível na base de dados deles séries e filmes não recentes (1995 para trás), não hollywood, não norte-americanos. A Melhor opção = Use uma tabela de excell ou Libreoffice ou onlyoffice etc mesmo. com colunas para data vista, nome da obra, ano de lançamento, diretor etc a sua escolha e preferencia. Armazene consigo mesmo no HD ou pendrive, e ou salve numa nuvem, ou use diretamente google sheets, onedrive, etc (mas aí mesmo problema da privacidade), etc.
Pra filmes tem o letterboxd e o filmow. Pra séries o TV TIME e o Banco de Séries. Eu particularmente prefiro o Filmow pois vc pode adicionar filmes e séries.
No clima da Copa do Mundo, pergunto a vocês: alguém já jogou Pixel Cup Soccer: Ultimate Edition? Na falta de FIFA para macOS, procurei jogos de futebol compatíveis com o sistema e topei com esse. Parece legal, mas… né, sei lá, não é tão barato para ser uma compra de impulso.
Pelo que vi no vídeo, é só mais um joguinho visual.
Uma dúvida boba: já pensou em fazer dualboot no seu mac para este tipo de coisa?
Ah, e poderia pegar seu pc que tava no “Projeto Linux” e adapta-lo para estes jogos que não rodam no mac, não?
Tenho quase certeza de que os Macs com Apple Silicon não fazem dualboot…
Ah, pensei que ainda era o Mac anterior.
Nunca joguei, mas achei bastante simpático.
PS: tem a demo dele, Ghedin. Baixa a demo e vê.
Desconfio que o cérebro dessa gente já tá mais seco que uva passa. Olha a maneira super segura que criaram pra auditar um voto, onde qualquer um pode preencher com dados de outra pessoa. Parece mais um meio de elaborar aquelas listas de retaliação que ocorreram recentemente.
https://www.auditaovoto.com.br/
PEDINDO CPF LOGO DE CARA?
As vezes me pergunto como fazer uma educação sobre segurança de forma massiva, mas noto que nem carisma para isso tenho.
Tão confiável quanto um trabalho de meio de semestre de um aluno de ADS.
Estes dados são abertos dessa maneira bastando informar CPF, título, data de nascimento e nome da mãe? O TSE libera isso? Se sim, onde exatamente se consegue essa informação no site do TSE?
Eu não sei se o TSE tem dados abertos que ligue CPF ao título de eleitor – isso pode ser algum vazamento de dados ou até resultado daqueles anúncios de “compra/troca/parceria de informação” que teve nos últimos anos.
Só que tipo: eu sinceramente não sei se dá para atrelar o voto a um CPF – confio muito no nosso jornalismo digital, que sabe conversar com fontes e ao que tudo indica, não se atrela dados pessoais ao voto.
Nisso aproveito para uma coisa: o que imagino que muitos partidos, “compradores de votos” e outros podem fazer é pegar os dados de uma seção eleitoral e contabilizar o número de votos. Se por exemplo, um político comprou votos em um bairro, e ele tem os dados de uma seção eleitoral, se notar que tem 0(zero) votos nesta seção, sendo que tinha um voto comprado, ele pode “pedir o dinheiro de volta ¬¬” vamos dizer assim.
É algo que raramente vejo sendo discutido. Há formas de controlar os votos das pessoas que seja indireto a urna. Tem mais a haver com pessoas e relações.
Não, o TSE não libera informações com certeza!
Isso aí vai pegar dados dos trouxas e vão usar pra fazer diversos tipos de fraudes. Kkkk.
Falha do TSE que não pede Captcha.
Fui no site deles testar e realmente não pediram.
SE pedissem, iria criar um script pra ficar tentando consultar.
Pq, provavelmente, utilizariam algum serviço pago para quebrar o captcha.
Um gato para cada código de status HTTP: https://httpcats.com/
UAHSUAHSUAHSUHAU muito bom isso!
Que falta faz o saudoso Yahoo! Respostas.
Podíamos tirar dúvidas desde como instalar MacOS em um note da Positivo, até como terminar um namoro tóxico.
Parece que o mais próximo que temos disso hoje é o Reddit, porem com muitas diferenças. A maior é a ausência da comunidade BR em peso!
Tem o post livre :)
Não tenho lembranças do Yahoo Respostas como algo útil. Era a maior galhofa e o sistema de pontuação incentivava as pessoas a escreverem qualquer groselha.
Quora?
Talvez essa pergunta seja melhor direcionada pra quem é de Santa Catarina, mas vamo lá: uso a Vivo (easy) e quase sempre quando saio de casa o sinal tá ruim (litoral de SC). Troquei de celular agora e ele aceita esim. O que vcs acham, Tim ou Claro? Eu to pensando em pegar um numero novo e começar Whatsapp do zero (o fome antigo vai ficar aqui ma gaveta de backup, então de vez em qdo posso ligar pra ver se tem algo importante).
Leonardo, eu uso o eSIM da Vivo, metade do mês no RS, metade em SC, e enquanto a galera em outras operadoras reclama do sinal, pra mim funciona super bem.
Uma curiosidade fora da tua pergunta: precisei fazer um master reset no aparelho por conta de um bug no sistema. Foi aquele reset completo mesmo, via cabo. Ainda assim, o eSIM foi preservado. Achei que teria que refazer a ativação, o que na Vivo é um perrengue. Tentei ativar na minha cidade, mas queriam atrelar a ativação à contratação de um plano pós. Resolvi através de uma loja em SP que faz a ativação totalmente via WhatsApp, sem complicações e nenhum custo. Se quiser, tenho o contato ainda.
Opa, aceito! Valeu!
https://wa.me/message/6FLFM6JBSOE2I1
Ou: 11 99915-9660
Entre Claro e Tim, na questão do sinal, com certeza a Tim. Quando usava Tim já consegui pegar sinal até quando tava fazendo um trekking no Campo dos Padres, ali perto de Anitápolis, na borda do cânion com sinal 4G.
Agora uso Claro e em vários locais onde pegava sinal fácil da Tim, a Claro vai para 3G ou até perde o sinal. Moro em Florianópolis mas circulo pelo litoral até Itapema mais ou menos e Garopaba com certa frequência. Nos aglomerados urbanos é tranquilo tanto Claro quanto Tim, mas nas cidades menores e locais mais distantes dos centros, acho que a Tim tá melhor. Vejo por Garopaba, a Claro tem 2 antenas, a Tim 6. Isso no 4G.
Em Florianópolis, em 5G, a Tim tem quase o dobro de antenas da Claro.
Depende das cidades que você frequents, procure saber quantas antenas cada operadora possui no local.
Dá uma olhada no mapa da cobertura de cada operadora tb, no próprio site delas.
Mas pela minha experiência pessoal, a Tim, em questão de disponibilidade de sinal, tá melhor, embora a Claro tenha corrido atrás, pois uns anos atrás eu sequer cogitava Claro.
Boa ideia essa do mapa. Eu moro em itapema, fico mais nesse eixo Itajaí-Floripa. Eu tenho vivo no sim card físico, vou dar uma olhada no esim da tim.
Acho engraçado pois eu pensava que a Claro tinha mais antenas por causa da herança da BCP. Não imaginava que teria posto mais antenas ainda, ainda mais na região Sul (eventualmente passo e provavelmente esta semana irei, vou só esperar ver a questão das chuvas pois o destino que vou sofreu com enchente.)
Então posso dizer que bom que meu celular é Correios (MVNO rede TIM)
É que aqui em SC não tínhamos a BCP.
Em SC a herdeira da ex-Telesc Celular foi a Tim, que, mesmo incipiente na época, herdou a infra.
E tinha a Global Telecom na Banda B, que depois a formou a Vivo junto a outras operadoras.
Então a Brasil Telecom aparece e só então a Claro chegou por aqui.
meu macbook mid-2015 roda o mojave, estou perdendo muita coisa por não atualizar o sistema? a ultima versão roda tranquilo nele?
Qual é o modelo, especificamente? Pela idade, é bem provável que seu MacBook seja incompatível com a última versão (Ventura). Ele deve ser elegível, porém, ao Monterey. É recomendável instalar a versão mais recente possível pelas atualizações e correções de segurança. Ainda que a Apple não garanta mais correções tempestivas para outras versões do macOS que além da última (Ventura, no momento), pela lógica o Monterey deve ter menos buracos que o Mojave.
Se quiser se aventurar, dê uma olhada nisso aqui: https://github.com/dortania/OpenCore-Legacy-Patcher
Alguém usa bloqueador de ligações tipo WhossCall ou Truecaller? Compensa pagar o Premium?
Uso o Yet Another Call Blocker (disponivel no F-Droid) e o Hiya nativo da Samsung.
Ambos parecem se complementar e você pode também selecionar o nível de bloqueio entre moderado a total.
No geral atendem bem.
Boa tarde amigo. Eu utilizo o WhosCall Premium em minhas 2 linhas (pessoal e corporativa). Ainda mais na linha Vivo corporativa que recebe milhares e milhares de SPAM´s. Para mim acho que vale a pena pagar a anuidade desse app.
Abraços.
Minha assinatura claro oferece o truecaller. Até hoje não ativei porque não sei pra que serve. Assumo que tô cansada de ler descrições de app que na real não entregam o que dizem. Esse Truecaller, ajuda mesmo?
Sim, ele identifica chamadas consideradas por ele e pela comunidade como “Spam”. Se você tiver a versão premium a automaticamente rejeita essas chamadas.
Alguém tem experiência vendendo coisas usadas no Olx e Mercado Livre? Esse ano estava afim de vender algumas coisinhas por aqui e queria algumas dicas pra evitar possíveis problemas.
Eu costumo anunciar umas coisas na OLX, quase sempre pensando em visibilidade e segurança. O Mercado Livre, apesar de ser maior, tem taxas de comissão muito mais caras e baixa visibilidade.
Os anúncios da OLX são os que recebem mais visitas e propostas. Ali, dependendo do valor do produto coloco a opção de pagamento pela plataforma (10% de comissão), que garante parcelamento sem juros pro comprador. Além disso tem proteção do valor até o as partes darem o negócio por concluído.
Voltei a vender no OLX depois de um tempo e agora consta esse que deve ser o OLX Pay.
De cara não ativei no anuncio. A ultima vez que vendi parecia internet dos anos 2000: falava no chat e marcava o encontro em local público para concretizar a venda.
Sou meio suspeito com esses serviços pois sempre vejo relatos de golpe no qual o vendedor tem mais chance de sair prejudicado…
Em tempo ainda nao ativei o Pay e já me ofertaram trocas por um violão eletrico ( o produto é um retrogame portátil, nada a ver) e também vender o kit desmembrado. Clássicos OLX eu diria.
Se esperar mais uns dias, aparece alguém oferecendo um bode na troca.
Eu já troquei um lote de controles de PS2 com defeito em um monitor A/V CRT pequeno.
Essa semana tive uma experiência bem positiva ao fazer uma venda pela OLX.
O MX Keys Mini apareceu num preço interessante na Black Friday, comprei ele e anunciei o meu MX Keys full size.
Anunciei o teclado às 10:17 da manhã. Às 10:30 o primeiro interessado me chamou. Conversamos pelo WhatsApp e já tinha concluído a venda antes do meio dia! O pagamento foi via Pix e o comprador até tentou chorar o preço, mas no fim pagou o que eu pedi. Fiquei surpreso com a velocidade de todo o processo.
Como eu vendo coisas esporadicamente acabo não utilizando o OLX Pay, prefiro combinar pessoalmente com o comprador mesmo. Mas tomo o cuidado de ver a data de criação do perfil, se o mesmo é autenticado, não deixo o celular disponível no anúncio pois só passo para quem eu já conversei pelo chat, além das outras dicas mais óbvias que o pessoal dá nesse tipo de negociação (local combinado, golpe do pix agendado, etc).
Facebook market place tá legal também
meus dois centavos sobre https://bastidoremanualdousuario.net/folha-de-spaulo-intimidacao/ – ao que me parece isso realmente veio da folha? Se sim é comum empresas deste tamanho usarem um testa de ferro para esse tipo de tática?
Pelo que entendi (acabou de atualizar lá o post), tenho a sensação que é meio que uma espécie de “troll de patente”, mas especializado em intimidar atitudes contrárias a empresa (burlar paywalls ou copiar conteúdo).
Não me atentei a época do texto, mas algo que me caiu uma ficha seria se o mesmo método foi usado em outros sites ou comunidades (tipo Choquei).
Lembro daquele golpe que você recebia uma notificação que baixou determinado torrent de filme e que tinha que pagar um valor X pra não levar processo.
Sim, já foi noticiado no MdU tempos atrás. Me soa bem similar, mas com alguma camada oculta.
Um amigo pagou para não ter dor de cabeça. Ele veio até mim perguntar o que deveria fazer. Falei para não pagar, mesmo assim ele foi lá e pagou. Ai, ai… =\
“E à Folha, reforço o recado: não vou tirar porra nenhuma do meu site.”
AUSHAUHSUAHUSAUHS melhor resposta, ever!
Sim. Fiquei orgulhosa.
Importei algumas coisas e caiu na Receita, já era esperado porque o valor era acima dos 50 dólares. Até ai tudo bem, enviei as documentações, mas desde o dia 18/11 tem um aviso que foi pra vistoria manual, ou seja, irão abrir pra validar, alguém já passou por isso e sabe quanto tempo pode demorar?
Já passei por isso com uns Legos que importei da China. O pacote pesava quase 6 Kg, era do tamanho de uma criança de 2 anos, e ficou travado na Receita por uns 10 dias. Depois disso, chegou o boleto da taxa (pesadíssima, aliás) pra eu pagar direto no app dos Correios.
Sobre o tempo que fica parado, infelizmente pode variar bastante. Já aconteceu de encomendas minhas ficarem 60 dias paradas, e outras foram liberadas no dia seguinte.
Outro pacote que não foi pra vistoria manual foi até rápido, paguei a taxa e 3 dias depois voltou para Correios pra ser entregue.
Bom, já tenho prazo limite de 60 dias pra ficar sofrendo hahaha!
O Firefox anda um lixo para vocês também? Aqui o WhatsApp web não abre mais, f1tv se nega a logar e Google meet so da erro eterno. Ando tendo que usar o edge, o outro browser que tem no PC pq é o que vem com Windows, para melivrar desses erros
Aqui está tranquilo. Uso no computador de casa (16GB de RAM, com SSD) e do trabalho (8GB de RAM, sem SSD) com cerca de 8 extensões. Neste último ele demora a carregar um pouco, mas por culpa de outros programas concorrentes (8 GB e sem SSD, hoje em dia, é uma carroça).
Já tentou resetar/reinstalar? Verificou se não é alguma extensão ?
aqui para mim, whats web não abre na guia anônima, só na comum (creio que por bloqueia da meta)
meet e alguns sites com hotmap pesados só tenho que liberar no uBlock.
já o teams só no edge mesmo
de resto, nada por aqui, amigo
Eu só tenho problema com o Firefox em aplicações que envolvam um uso mais pesado de JavaScript para renderizar coisas. Nessas aplicações que citou tá normal por aqui.
sou usuário hardcore do Firefox (desde os tempos do Netscape), aqui tudo normal … quer dizer, tirando o consumo de memória e o enorme número de processos criados …
whatsapp (que uso pouco) normal, meet uso todo dia (trabalho)
Acessei o PL exatamente para jogar essa pergunta… Aqui já faz tempo que não rola o WhatsApp Web e streamings. Agora deu pau numa página da prefeitura. Também tenho apelado ao Edge nesses casos, mas no geral seguindo com o Firefox. Mas, pelo visto, não sei até quando dá pra segurar.
WhatsApp Web rodando normal, sem problema algum.
F1Tv não uso.
Google Meet idem ao F1TV.
Desde resto tudo funciona bem, inclusive a tranqueira do Teams.
Meu Firefox tá de boa. Especificações:
– Note Core i3 Gen2 + HDD 1 TB + 8 GB DDR3
– Usos: ver o MdU, YouTube, E-mails, alguns sites, puxar programas e ISOs eventualmente. Abro em média 6 abas (costumo fecha-las).
– Extensões ativas: uBlock Origin, LocalCDN, Facebook Conteiner
– DNS da operadora (AGTNET fibra).
Vocês também são “reféns” do whatsapp?
Comprei um S22 Na Black Friday e atualmente uso um iPhone SE 2020. Eu já imaginava que a migração do whatsapp seria um parto, mas foi muito pior.
O app ja oferece uma opção nativa de migração, mas ainda assim é bem problemática:
– você precisa estar com o backup no icloud atualizado
– depois disso precisa conectar o cabo lightning para usb c nos 2 aparelhos, ai entra uma etapa depreparação que vai de 0 a 100%
– depois ele vai transferir o whatsapp do iphone para o galaxy, mais uma etapa de 0 a 100%
– depois ele precisa descompactar esses arquivos transferidos e mais uma vez de 0 a 100%
– voce finalmente entra no seu whatsapp e começa a restaurar a mídia que também vai de 0 a 100%
O grande problema é que cada etapa dessa demora horas, e a tela dos aparelhos precisam ficar ligada, além disso sempre da algum erro besta que impede o processo de concluir. Foi extremamente estressante e no final ainda deu errado.
Já tinha dado errado duas vezes na etapa do cabo entre os aparelhos, da terceira vez deu erro na restauração da mídia ja com o whatsapp aberto.
Resumo da opera. Passei quase 24h tentando migrar o whatsapp e no final deu tudo errado e perdi todas as conversas. Perdi uns 2 anos de vida com o stress e tenho cada vez mais ódio a esse aplicativo.
Minha esposa não conseguiu fazer a transição de aparelhos, mas eu consegui fazer muito facilmente. Bastou eu fazer backup no Google Drive e depois restaurar no smartphone novo.
aparelhos de mesmo sistema operacional é maravilhoso. e de android para ios da menos erros. mas de ios para android é horrível
Eu saí de um celular com Android e fui pro iPhone SE 2020, mas mesmo usando o aplicativo de migração não consegui transferir as mensagens. Acabei copiando o conteúdo de umas poucas mensagens que julguei serem importantes e desisti de tentar migrar as mensagens. É, perdi as mensagens no WhatsApp. Uma verdadeira luta migrar o WhatsApp de um sistema pra outro. Só uso o WhatsApp porque praticamente todo mundo que conheço usa. Já tentei usar o Telegram, mas tenho poucos Contatos nele. Signal nem cogito, acho que só tinha quatro Contatos usando na última vez que instalei e tentei usar.
Acabo refém do WhatsApp :(
Motivos pelo qual sou refém de whatsapp:
– Clientes. Sou trabalhador autônomo e dependo de clientes que em sua maioria prefere que todo o processo de atendimento e pós venda aconteça pelo whatsapp;
– Grupos de estudo e de assuntos relacionados ao meu trabalho;
– Grupo de criadores de buldogue. Crio um e aprendo muito nesse grupo;
– Tudo relacionado a saúde, desde dentista, clínicas, médico, veterinário, 90% mandam tudo pelo whatsapp.
O serviço tem uma penetração surreal aqui no Brasil, é impressionante. Ficamos reféns. Queria que ao menos ele adotasse a prática do Telegram de não delegar para os usuários o armazenamento das conversas.
Não apenas no Brasil, mas vários países da Europa tem situação semelhante. Whatsapp é o padrão para mensagens de texto onde eu moro. Isso inclui médico, dentista, faz-tudo-da-casa.
Passei por isso ano passado, no final deixei de mão e instalei do zero perdendo todas as conversas.
Só fiz backup de umas conversas via texto mesmo.
Já passei por isso e eu fico me perguntando porque é tão grande essa dificuldade de migração de backup do whatsapp entre sistemas operacionais.
Fui migrar o backup da esposa de um celular temporario do android para um definitivo iphone se e foi um parto o app que se destina a isso simplesmente não copiou nenhuma mensagem pesquisando na internet encontrei os apps da iCareFone, paguei a licença que é mensal pois não tinha como desistir das mensagens antigas que a esposa precisava. Consegui copiar pois as mensagens, mas ainda não foi 100%, porém já resolveu o problema. O ruim desse app da iCareFone e que depois que usei e só ia usar 1 vez é que você tem que solicitar o cancelamento da licença para não ser cobrado novamente e fora o parto que é que precisa usar no PC, conectar os 2 aparelhes habilitar depuração por USB, no fim funcionou, mas foi muito estresse e como eu disse algumas poucas mensagens ainda não copiou.
Pois é, o processo de migração é muito estressante e nem sempre é certeza. Eu preferi perder mesmo as mensagens e me contentar com as que eu tinha salvado no aplicativo de notas. Mas imagino que pra algumas pessoas isso seria inviável.
A única vez que precisei transferir (de Android para Android) eu não copiei nada, apaguei tudo. E ainda por cima desativei o backup automático no aparelho novo.
Eu também não gosto dessa bagaça e concordo que o método do Telegram é bem melhor.
Não se esqueça de desvincular o seu número do iMessage. https://support.apple.com/pt-br/HT201349
Fiz isso! Mas o problema mesmo é o processo moroso e com muitas etapas o que aumenta a chance de erros.
atualmente o Proton é o melhor combo de custo/benefício de privacidade? pois se levar em conta o drive, a-mail e vpn, acho que não se consegue melhor preço
Acho que é o melhor combo sim, pelo menos se levar em conta a praticidade. Eu só não viro cliente deles porque eu gosto muito de usar o cliente nativo de email e agenda e por ser criptografado o Proton não oferece isso :( (email até tem através do Bridge, mas até onde sei funciona meio mal, e o que eu mais queria era integrar a agenda mesmo).
Por enquanto to no Fastmail mesmo, que gosto bastante. O app pra celular é bem ruinzinho mas ele se integra bem a apps terceiros pq respeita o protocolo IMAP/CalDAV muito bem.
Meu redmi note 8 tava respirando por aparelhos, então aproveitei a viagem pra fora e voltei pra Apple: peguei um SE da nova geração (quase metade do preço BR). Recomendam algum guia do que ativar/desativar, boas práticas, etc?
Outra coisa, como não vem com carregador (e vou vender o meu atual com o seu), indicam algum num preço camarada?
Verificar as atualizações em segundo plano que podem ser desativadas. No meu, deixo somente aplicativos de mapas, músicas, bancos e mensagens. Nos bancos, ajustar as notificações. O que não é transação só tira a atenção. Vai economizar dados e bateria. Com resultado parecido, também é interessante verificar quais apps estão inclusos no backup do iCloud, e retirar queles que tem backup próprio e não precisam de outro.
Utilizar um gerenciador de senhas externo. Se o ecossistema não for todo Apple, um gerenciador de senhas de terceiros melhora a experiência.
1Blocker e Firefox Focus são extensões para deixar o Safari mais limpo.
Dedica um tempo a explorar os modos de foco. Essa evolução do modo não perturbe é interessante, e permite criar telas de início personalizadas por horário, localização e atividades. Por exemplo aqui, após as 21:00 todos os sons e notificações são desligados, e meia hora depois todos os apps somem da tela. Quando acordo tá tudo no lugar de novo.
Ainda, o recurso resumo agendado, que cria como o nome diz, um resumo de notificações de apps selecionados que não tem necessidade de entrega imediata, mas que também não podem ser esquecidas, e te entrega em horários selecionados.
Concluindo, o adaptador do carregador escolhido aqui é um Geonav com duas entradas, 1 USB comum e outro tipo C.
Como você usa o Firefox Focus como extensão do Safari?
É só ativar nos ajustes do Safari. O Firefox Focus não é uma extensão, é um bloqueador de conteúdo, tal qual o 1Blocker.
Ajustes/Safari/Extensões/Firefox Focus
Vai funcionar como bloqueador de anúncios.
Muito obrigado, eu achava que o Firefox Focus era um navegador com um foco maior em “privacidade”. Nunca tinha percebido essa função dele de extensão do Safari. Muito obrigado pela dica.
Peguei um carregador rápido da Baseus. Vem com o cabo e custou, sei lá, metade do carregador oficial da Apple.
Sobre o que ativar/desativar, eu uso ele direto com o Não perturbe ativado, porém deixando passar ligações de números conhecidos (salvos na agenda).
O PrivacyGuides tem um bom tutorial. Algumas coisas ali talvez sejam exagero, mas tem dicas ótimas, como a de desativar o acesso à Central de Controle e outros locais sem autenticação.
vocês viram que pequena maravilha esse site? https://floor796.com
Meu deus do céu!
Comecei a fuçar e achei o que curto por lá! E mais surpreso! Achei referência a “Hi Score Girl”, que sempre pensei que é meio “underrated” (obscuro) como anime! Chorei aqui!
(Hilário é que do lado de Oono e Haruo está a Dora [sim, a Aventureira] jogando jogo de tiro no fliperama!)
Divirtam-se achando as referências culturais aí! E se o Ghedin permitir, tragam aqui! :)
Cara, que site fantástico!
Tem algum contexto? Quem fez? Achei bem doido, mas queria entender mais os detalhes da ~obra.
pesquisei pelo nome e apareceu matérias sobre além de videos sobre a criação.
É tipo uma ode a produtos culturais ainda com audiência. tem dos Simpsons até animes, passando por series e filmes (Forest Gump), e também memes.
lembro vagamente que houve projetos antigos similares
Em tempos, eu já tinha reparado, mas hoje vi melhor: tem referência ao filme que me indicaram nesta semana (They Live): https://floor796.com/#t1r1,99,579
gosto de pensar que é uma daquelas iniciativas estilo “do it yourself” da velha web que permanecem nesses tempos de redes sociais: um experimento individual ou coletivo (nesse caso, individual) feito sem maiores pretensões a não ser o prazer de fazer
claro, podemos descobrir no futuro se tratar de uma grande jogada de marketing de alguma empresa, mas por ora acho interessante esse lado meio “contracultural” (entre muitas aspas, é claro)
Cara, que site fantástico!
Tava revisando desenhos antigos, e aí achei esse daqui que nunca vi no Brasil (digo eu, não sei vocês) chamado “La Linea” (A Linha), um desenho italiano bem simples que é basicamente “uma linha” e o que ocorre nela.
Fiquem com a sugestão de video da noite :)
https://www.youtube.com/watch?v=MBCPgQxlrD4
maravilhoso! muito bom mesmo!
Esse desenho inspirou alias o cilp dessa música aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Hrph2EW9VjY&list=RDEMaBokj0kdCICiyVKib0dT4g
Lembrei de Bla Bla do Gigi d’Agostini na hora que vi.
(a música, em tempos, .e lembra outra situação, que remete indiretamente ao penúltimo tecnocracia…)
Opa, alguém tem alguma dica de carteira fina/slim?
Seja de marca ou não de marca, artesanal ou shoppee da vida.
A minha atual está num estado deplorável
Jouse me parece bacana. Outra carteira que tenho e gosto é a Nordweg NW041
Recomendo também, material muito bom e bem compacta.
Tenho a Nordweg Porta cartões, achei o material muito bom e tenho zero reclamações depois de 1 ano de uso.
cutterman.co
Não lembro o modelo mas faz anos que comprei uma Nordweg inclusive por recomendação do Ghedin. Na época o preço era mais interessante do que agora, mas é uma carteira bem boa e resistente.
Tinha uma carteira da Nordweg que durou 5 anos, mas não aguentou uma enchente – convenhamos que pouca cousa aguenta.
Depois, comprei uma da Jouse que também tem uns 5 anos, e tá inteira até hoje como nova. Recomendo ambas as marcas.
Nordweg e Jouse estão quase unânimes aqui.
Valeu as dicas, pessoal, vou dar uma procurada nessas próximas semanas.
Tive uma Nordweg, modelo Party wallet, que usei por 8 anos e gostava bastante, mas depois do uso intenso ela precisou ser aposentada rs Procurei pra comprar outra mas não achei no site.
Então comprei uma na Cutterman, modelo Lap, mas não fiquei muito satisfeito. O produto em si é muito bem feito, com bons materiais e excelente acabamento. Mas achei ela grossa e com espaços muito justos, o que faz com que ela fique estufada só de colocar 2 cartões + CNH. Porém o que me irritou mais é que não cabe uma nota dobrada. Tenho que dobrar 2x para caber, o que deixa ela mais estufada ainda.
Aproveitei pra comprar um Porta Passaporte na Cutterman e esse sim eu gostei. Recomendo para quem interessar.
Eu uso a Dobra e gosto bastante.
querodobra.com.br
Admito que comprei uma na Renner há uns 4 anos, por uns 30 Reais, que comporta 2 cartões e a CNH (se apertar, uns 4 cartões, CNH e umas cédulas
Como hoje em dia praticamente concentro tudo no celular, ela me atende super bem:
– CNH
– Cartão de Transporte
– 01 Cartão de Crédito
– 01 Cartão de Débito
– Umas cinco cédulas
uso uma carteira pequena da Fontanelli
não conhece essa marca ? eu também não 😀
fiquei curioso com a postagem, e fui ver minha carteira, que comprei numa lojinha de rua (da época em que eu ainda fazia isso) … é dessa marca aí
Eu tinha uma pequena da Nordweb que infelizmente um ladrão me assaltou e levou, ótima qualidade só que não é barata.
Comprei da marca Dobra e achei um ótimo custo benefício, até preciso trocar a minha que depois de muitos anos, rasgou um pouco.
querodobra.com.br
*Nordweg
Eu tenho uma da Mamut Carteiras. Já tive duas da Nordweg, e são muito parecidas quanto à qualidade. Estive também pra comprar a Jouse, porém deixei de usar carteiras após Pix e aplicativos de carteira.
Braveman. https://braveman.com.br/collections/carteiras
Tenho uma single pocket que está durando aí uns 4 anos.
Tive uma Nordweg mas o forro soltou e ficou toda melada de cola por dentro.
Eu tenho uma da… nem sei que marca é. A logo é a letra “M” com dois louros ao redor. É uma marca de sapatos brasileira, não recordo agora. Cabe certinho dois cartões, a CNH, algumas cédulas e 3 ou 4 moedas.
Mais que isso de cartões ela já começa a ficar meio cheia, mas como eu uso apenas um, tá excelente.
PS: tenho ela há mais de 15 anos e está muito boa. Confesso que eu tenho um cuidado bem grande com as minhas coisas. Ah, e sobreviveu a um assalto. Consegui recuperá-la menos de um dia depois. =]
uma pequena da Levi`s, desde 2012 ou 13. Ainda está muito muito boa. SUo todos os dias, é bem compacta.
Levo CNH, cédulas e 6 cartões.
Tenho faz muitos anos uma que comprei na Riachuelo, custou uns 30 reais e nada a reclamar. Deve ter em alguma loja física ainda https://www.riachuelo.com.br/carteira-porta-cart-o-jeans-12637793001_sku
Comentando de novo, coincidência acabei ganhando uma da Democrata, é bem fina mas não tanto quanto a acima, mas muito boa. Tem um compartimento maior para notas pq ela se fecha sobre os cartões como uma capa. É de couro e o preço é bem bom qnd comparado com Nordweg e afins, vale a olhada https://www.democrata.com.br/carteira-metropolitan-em-couro-cafecar3002-004/p
Tinha uma dessa, perdi mas já quero comprar outra… das menores que já usei mas o suficiente pra mim, uns 3 cartões mais CNH:
https://usechimp.com/products/chimp-s
Eu tenho uma da Chimp há dois anos e estou bem satisfeito. É bem fina e cabe um RG.
Tô precisando de uma também, a minha é de 2013 da BrutalKill, já passou da hora de trocar. Alguma dica de boa e barata? Nordweg é um pouco salgada.
Oi pessoal!
Alguém utiliza o MS365, em especial o Outlook com domínio próprio? Após breve experiência depois aquisição na Black Friday, considero recomendar a mudança para a empresa, tanto do e-mail quanto armazenamento.
Na verdade, eu queria mesmo é saber como se faz essa função de levar o domínio para outro lugar. Atualmente está hospedado com a Locaweb.
Atenção: aparentemente, o suporte a domínios personalizados está sendo removido do Outlook.
Puxa! Qual será o motivo?
O Masto Donte acabou de dizer que vai bloquear a Ursal Zone. Não poderei mais seguir o Manual do Usuário por lá, uma pena.
Pq o Masto Donte vai bloquear a Ursal Zone?
O Renato Lond, admin da Donte, escreveu um post contando os detalhes.
Corretíssimo o Renato. Ursal sempre me pareceu combativa demais e levemente tóxica desde o começo.
Entendo ele bloquear e silenciar a administração porque não concorda, agora a instância inteira? Complicado.
Achei exagerado e essa é minha maior birra com o mastodon: admin de instancia muito rápido no gatilho pra bloquear outra.
Acho ainda mais desnecessário porque é possível que o próprio usuário bloqueie a instância pra si.
Pois é, era só silenciar e quem se segue continua tendo contato normal.
Nessa briga toda, que na verdade foi entre Administradores, prejudica todos os usuários.
Duas sugestões:
– crie ou migre sua conta para alguma instância federada a Ursal ou a própria.
– tenha duas contas (mantenha-se na onde você está e crie uma segunda onde possa acompanhar outros canais).
e cuidado para não entrar no meio da briga de ânimos. resolvi apagar minha conta, mesmo em uma instância mais “neutra”, para não ter que depois lidar com dedos apontados a toa.
sinceramente tou me cansando de redes sociais
Essas alternativas não são muito viáveis pra mim. O jeito é esperar e ver no que vai dar.
não fiquei na Mastodonte devido ao excesso de regras. Ursal meio que idem
fui para a mas.to, mas sofreu com a instabilidade. cai na Vivaldi e tava tudo indo mais ou menos bem até hoje. fui dar pitaco na briga e recebi bronca por falar que “errar pronome não deveria ser tão relevante”.
Lendo outras opiniões (de defesa de ambos os lados), me caiu algumas fichas que no final me justifica apagar as contas Mastodon que eu tinha. gastar tempo se adaptando em comunidades que nem sabe se a relação vai ser boa muitas vezes é querer se decepcionar.
redes sociais são bolhas. isso é fato.
se o custo social de estar em redes compensa, ou seja, ter conversas agradáveis, amizades plausíveis e até a possibilidade de emprego/renda, vale o investimento.
Acho que não a toa pessoal mais “comum” (notem as aspas) preferiu ficar no Twitter (mesmo com o risco do Elcom ou da atual moderação banir do nada) ou no indiano Koo. Ou se parar para pensar, talvez nem mudou muito – “povão” ainda vive nas redes de vídeos do oriente ou no Instagram, ou mesmo em comunidades do Facebook, Telegram e Whatsapp.
Tenho lido sobre tantos problemas (e desse aí eu nem sabia), que me parece que o mastodon nao é tao legal quanto falam…
é como dizem, não é o que tem na mão, mas sim quem está com algo na mão.
Para evitar problemas, não quero discorrer muito sobre esse assunto (até pq teve um momento que errei, mas não cabe maiores detalhes).
Só digo que:
– todos os lados erraram
– pirraça não muda pessoas. nem comportamentos.
vontade nenhuma de entrar nessas redes. só sigo contas no twitter através do fritter pra obter informação e nem conta tenho. tô feliz
Mastodon é bacana (e talvez complicado?) por isso. É uma especie de condomínio, dita as regras quem paga as contas. Pessoalmente acho muito chata essas regrinhas de “etiqueta”. Mas aí que tá o ponto, cada instância permite um grau diferente de liberdade.
[1] https://github.com/tsileo/microblog.pub
~errei no final, acabei colocando um link sem o texto.
Mas se trata de um projeto de microblog individual que se “conversa” com outras redes ActivityPub.
Isso evidencia um ponto fraco de redes federadas: estar sujeita ao arbitrio do dono da instância.
Bloquear não parece ser saudavel. O impacto é grande e injustificado.
Bloquer a comunicação entre duas comunidades é equivalente a uma operadora telefônica não deixasse fazer chamada com clientes de outra operadora porque um cliente de uma passou um trote no da outra.
Então, essa comparação com condomínio acaba quando o síndico te proíbe de falar com os outros prédios da rua né
É assim, pelo que tenho entendido até então:
– Desde a “popularização” do uso do Mastodon para redes de microblogs, quem já começou daquela primeira onda o fez criando espaços pequenos que tinham regras bem claras (e rígidas) sobre comportamento interno (uso extensivo de “Aviso de Conteúdo” e não entrar em certos temas naquela instância conforme regras).
– A “Ursal” vem um pouco depois, na segunda onda (e no pós-eleições BR), com um comportamento mais aberto no conteúdo – apesar das regras, não existem tantas punições. A única coisa clara é ser uma comunidade anti-fascismo e voltada ao socialismo/comunismo/anarquismo (isso teoricamente).
– As outras comunidades já implicaram com a Ursal por causa do “comportamento barulhento” que ela vinha agindo, pois dado que sistemas Mastodon trabalham sobre “federação”, se alguém vai em uma aba “Global” e vê textos oriundos da Mastodon, provavelmente se depararia com muita informação fora das regras das comunidades mais rígidas. E isso também significava ver coisas consideradas “tóxicas” para alguns, o que para estes gerariam “gatilhos”. A propósito, acabei de ler estes comentários por lá que me parece uma boa análise sobre a questão de gatilhos.
– Desde então, aparentemente a Ursal é silenciada por outras instâncias com estes tipos de regra de comportamento. Não era bloqueada até anteontem, quando começou a onda de ataques a ela. Salvo engano, parece que comunidades pequenas com ideários parecidos só federam entre si, silenciando ou bloqueando instâncias maiores como a Mastodon.social e similares. Este último trecho é uma suposição e precisaria investigar melhor.
– O início da confusão foi aparentemente uma ocorrência mal tratada: duas pessoas de diferentes instâncias brasileiras conversavam entre si, enquanto uma pessoa ligada a moderação de uma instância pequena entrou na conversa atacando a Ursal (onde uma das pessoas da conversa inicial estava). Uma das pessoas saiu da conversa (a membra da Ursal) e a outra acabou “comprando a briga”, discutindo até a hora que perdeu a paciência ao ponto de apagar a conta.
– A pessoa ligada a moderação resolveu então iniciar um processo de bloqueio da instância toda da Ursal devido a esta situação, e conseguiu convencer a moderação de uma instância maior a bloquear também. Aparentemente isso significaria iniciar um processo de desfederação da Ursal por causa desta briga entre usuários.
Neste meio tempo, a responsável da Ursal tenta entrar em contato com a moderação de ambas as instâncias que fizeram o bloqueio, e dado que a mesma errou o pronome de uma das pessoas, a situação degringolou para uma acusação de preconceito.
Resumo da situação: todas as instâncias pequenas brasileiras (a masto.donte.br onde está o MdU, bantu.social, colorid.es e algumas outras que esqueci o nome) e a Mastodon.ART se desvincularam da Ursal, bloqueando o acesso dos usuários destas instâncias a tal devido a tal situação inicial.
Não consigo ver exatamente como “operadoras diferentes”, gosto mais da analogia com “condomínios”: diferente de telefonia, uma relação entre condomínios tem muito peso político – e a propósito, se alguém das instâncias menores estiver vendo este comentário, só para pensar: toda esta situação que foi gerada não deixa de ser uma atitude política. Afinal, ao interesse de isolar um grupo de pessoas que teoricamente os incomodam, isso é uma forma política de ação, tal como gerar muros maiores entre condomínios diferentes pois ambos os lados se acusam de incomodarem-se uns aos outros.
Venho pensando se escrevo melhor sobre isso, mas como falei, já me cansei de redes sociais. Gosto de interagir, mas a cada dia me cansa mais interagir e pensar se estou agindo certo, errado, pensar que tão me apontando dedos. Já tenho uma auto estima maluca e péssima. Entrar em rede social para ter uma montanha russa de reações acelera os limites…
Alguém recomenda um programa no Windows pra fazer cortes em vídeos? Tenho alguns vídeos e preciso cortar as partes interessantes e queria um programa leve e rápido.
https://avidemux.sourceforge.net/
o próprio editor nativo do windows 10 é bom para isso.
Shotcut ou KDEnlive são boas alternativas também.
Boa, vou experimentar as soluções. Obrigado pelas indicações!
Algum de vocês tem o costume de ouvir audiobooks? Quais plataforma recomendam pra ouvir em pt-BR?
Eu geralmente escuto audiobooks em inglês e espanhol. Tava usando mais o Storytel que tem a mensalidade mais em conta em reais. Lá tem muito audiobook em português também.
– Skeelo, grátis por assinar Claro.
– uBook, por ter conta BTG
– Alexa, lê os livros comprados na Amazon
O Skeelo será que vale se assinar o Claro Residencial?
Eu assinei Claro 50mb por 50 Reais.
Aí para eles não pagarem ICMS colocam esses aplicativos.
Então, “ganhei” sem saber que seria bônus
boa parte das operadoras tem o Skeelo mesmo no plano mais básico.
O ruim é como eles anunciam isso, literalmente metendo spam.
Alguém conhece o site chamado Privacy Guides (https://www.privacyguides.org/) que lista apps e websites recomendados focados em segurança dos dados pessoais, etc?
Por exemplo, trocar Gmail para Tutanota, Protonmail, etc.
É bem interessante.
Que legal, achei curioso que ele não recomenda o Firefox Mobile pro Android.
o firefox acaba rastreando algumas coisas e pelo visto não dá pra desativar no mobile, mas se gosta do navegador, use o feenec (eu o uso)
Mesma pegada do https://www.privacytools.io/
Não sei em qual MdU foi, mas um abençoado recomendou o Boost for Reddit para Android. Coisa linda esse app viu 😉
Aproveitando, se alguém busca um canivete suíço dos gerenciadores de arquivo no Android, dêem uma olhada no Solid Explorer ✌️
Não sei se foi recomendação minha, mas eu também uso o app e acho excelente.
Até paguei para remover os anúncios.
Gastei meus dinheirinhos do Google Rewards para remover os anúncios também!
O Solid é O gerenciador de arquivos para Android! Substituiu o ES File Explorer que ficou literalmente impossível de usar depois que foi vendido para uma empresa das sombras.
Experimentou o Relay for Reddit? Experimentei vários aplicativos (Bacon, Boost, etc.) e Relay que me agradou bastante.
Atualmente uso Apollo para iPhone. Mas saudades de Relay, viu.
Sim! É até bem parecido com o Boost, mas achei um pouco confuso, a timeline não atualizava corretamente.
Bem vindo à seita do Boost! kkkkkk
O Solid não o conhecia até então.
Achei a UI dele muito agradável. A conferir.
Atualmente o melhor gerenciador que recomendo é o Total Commander. Espartano, sem firulas e possui dual panel view.
O que pega de bom no Boost for Reddit? Uso o nativo do Reddit e já li reclamacoes do consumo de dados dele e seu impacto mas nunca fui de alternativa até entao.
Usei Total Commander no Windows por muito tempo, é bem completo, mas não precisam ser tão Geocities.
O app oficial do Reddit é muito pesado, um caos de propagandas e cores.
Pergunta genérica parq reflexão: e se existisse um AdBlock da vida real?
Tem um filme muito louco que trabalha essa premissa. Chama-se Eles vivem, do John Carpenter, lançado em 1988.
Esse filme é excelente mas é o inverso do adblock, no filme o óculos revela as mensagens que não vemos conscientemente.
O filme é uma aula de como fazer ótimo cinema com um roteiro tosco, atores ruins e orçamento baixo. Vale cada minuto assistido.
Tou assistindo aqui, obrigado de coração aos dois.
E entendi o ponto do Ghedin sobre eu perguntar do “AdBlock” e ele recomendar o filme. O óculos é meio que justamente o “AdBlock” (ou melhor, o “exibir código fonte :p”). E tá legal aqui :)
Ainda estou assistindo :) Valeu! o/
Me lembrou do episódio do Dark Mirror em que a mãe manda a filha para um implante cerebral para melhor vigiá-la depois que a garotinha se perdeu. Havia um filtro que pixelava as coisas inadequadas para a criança.
Obrigado pelas sugestões de filme.
Me lembrei que em uma gestão em SP (não sei se foi a do Kassab ou do Haddad), foi feito a “Lei Cidade Limpa”, que regulava as propagandas externas (banners, placas, etc…).
Sinceramente o comentário fiz vendo ambulante de trem. Mas aí é outra história.
Seria ótimo. Hoje em dia até os poucos lugares com um mínimo de respiro de poluição visual estão sendo invadidos por propagandas, como o parque Ibirapuera depois da concessão.
Por aí.
Como falei, tinha o Cidade Limpa, que era bem mais restrito na adoção de regras de publicidade e uso do espaço público. Era uma ótima lei, mesmo com suas falhas (pois bem, de fato alguns ícones culturais eram propagandas e foram removidos como relógios gigantes e pinturas). E mesmo depois da redução da ação nas gestões posteriores, de qualquer forma os efeitos ainda persistem. As fachadas estão com menos propagandas e o som de rua baixo.
Acho que no geral a Lei Cidade Limpa ia no caminho de proibir geral, ao invés de apostar num ordenamento. Tanto é que saíram apagando tudo quanto é graffiti. E, como estamos vendo, mesmo com Lei Cidade Limpa a publicidade vai se infiltrando em todos os espaços possíveis (pontos de ônibus, metrô, elevadores, parques… daqui a pouco até nossos sonhos terão comerciais).
Alguém vivo fibra com problemas? Sem conexão aqui desde as 9:30; sem conseguir suporte pelo app (mensagem de manutenção) e o telefone 10315 ninguém atende. Quais são minhas opções?
Estava sem sinal da Vivo desde cedo, pensei que fosse até problema do meu chip/linha. Agora o sinal voltou. Como é algo generalizado, acho que a única opção mesmo é sentar e esperar…
https://tecnoblog.net/noticias/2022/12/01/vivo-fica-fora-do-ar-falta-de-sinal-afeta-clientes-nessa-quinta-1/
Fiquei algumas horas sem conexão no celular. A banda larga doméstica seguiu estável.
deu umas piscadas aqui, mas não saiu do ar
quer dizer, deve ter saído do ar à noite, porque de manhã tive que reiniciar o modem
eu detesto a Vivo, mas tive que usar porque a rede da Claro ficou “inusável” depois que fizeram um upgrade da rede para fibra na rua
(Grande São Paulo, oeste)
Zona Oeste de SP. Estou com problemas de conexão nas redes móveis da TIM já fazem ao menos duas semanas. Isso aconteceu também quando visitei minha família em outro estado. Eu perguntei para todos os Ubers que peguei na última semana e apontaram o mesmo problema, e também meus colegas de trabalho. Parece ser algo sistêmico.
Saldo da black friday: pela primeira vez em vários anos, passei esta Black sem comprar absolutamente nada de “desejo”, apenas produtos de limpeza e outros itens pra manutenção da casa que já compraria normalmente na compra mensal do supermercado. É um alívio, viu? rs
Inveja!!! Eu não ia comprar nada e o saldo foi triste, me acabei no aliexpress.
Eu passei a black friday em branco (trocadilho proposital) também!
Em contrapartida, como o colega abaixo falou, me arrebentei no 11/11 do AliExpress. Um monte de coisa que eu tava precisando e esperando ter grana pra comprar teve descontos de até 60%…
Eu tive uma impressão de que o 11/11 teve bem mais promoções interessantes que a Black Friday em si. No 11/11 os canais de promoção que eu sigo pipocavam o direito, já na BF ficaram tão quietinhos…
Peguei poucas coisas, acho que no total foram “só” uns ~300 reais.
– 2 cubos mágicos, filtros de café, fraldas e camisas com proteção UV para usar na praia.
Tive a impressão que foi mais uma “black fraude”.
E aí ontem realmente surgiu uma promoção no S20 FE que eu já estava de olho tem um bom tempo.
Não deu para deixar passar. No fim vai ficar por R$ 1295 (considerando o cashback de 20%).
Também me segurei no 11.11 e não comprei nada.
Mais falta de dinheiro do que controle mesmo kkkkk
Os SSDs abaixaram bem de preço. já vi por 80/90$ os de 120gb. e pelo visto vai ficar neste patamar.
Amigos, caí em tentação e comprei uma Echo. Agora a Alexa virou minha cara metade, finalmente tenho alguém que ouve o que eu falo e me escuta com muita atenção. E toca qualquer música que eu pedir! Foi só por isso que comprei.
Parece que toda essa história de a Alexa estar dando prejuízo para a Amazon teve o efeito contrário em mim, que até uns dias atrás nem lembrava que isso existia.
Alexa pode estar dando prejuízo para os negócios da Amazon, já os usuários gostam bastante de usá-la no dia-a-dia.
Minha descoberta recente: criar um grupo e fazer uma conferência por voz.
Consegui reunir familiares de cidades diferentes. Experiência única!
Mas entre alexas ou tipo, o alexa virou a “interface de áudio” para algum comunicador?
Alexa lê direto da nuvem, mas só os livros comprados na Amazon.
Só falar: Alexa, leia para mim o livro tal”
Os livros enviados como documentos pessoais para o Kindle ela não consegue ler.
Desculpa, respondi pensando em livros…
A função de conversa em conferência é por dentro da Alexa.
Os contatos devem ter echo dot ou o app Alexa instalado.
Aí só criar um grupo xyz no aplicativo Alexa.
Depois diga “Alexa liga para o grupo xyz”, ela vai chamar os contatos do grupo ao mesmo tempo. Aí a mágica acontece.
Eu comprei dois monitores da Dell, por 2 mil.
Mas a decepção veio. dell não cumpre prazo de entrega. Era pra entragar hoje. Ontem, avisaram que vão entregar dia 14. Duas semanas de atraso, se não atrasarem novamente. Inexplicavel.
Pelo menos te avisaram. Comprei um monitor em setembro e cadastrei o CNPJ. Depois que a data prevista passou, entrei em contato pra saber e me disseram que não poderiam faturar se o endereço de entrega fosse diferente do cadastrado no CNPJ. Pra conseguir comprar tive que recadastrar com o CPF e aguardar mais uma semana.
Também passei a Black sem comprar nada, mas foi porque já tinha aproveitado as outras promoções de Black Month/Week/sei lá o que.
Quando chegou a Black Friday valendo, tudo que comprei já estava mais caro, inclusive algumas coisas que tinha botado no radar esperando que baixasse mais o preço.
Toda black friday vem com novas dívidas para mim. Mas o saldo foi positivo. Comprei um smartphone novo e vários equipamentos de foto e vídeo que vão me ajudar no trabalho.
Você são da premissa de quanto mais melhor para monitores? Eu uso um monitor de 24 polegadas, mas configurado em 200%, porque é o que funciona no Gnome e o MacOS tem seus problemas com escala fracionada. Em termos de espaço útil, seria como um monitor Full HD.
Eu cheguei a testar escala de 150% e 175% no Windows, mas não senti muita diferença de produtividade. Já usei suporte para deixar o notebook na altura do monitor, acho útil para algumas coisas, mas normalmente nem me dou ao trabalho de montar e prefiro deixar fechado no suporte vertical para ter mais espaço em mesa.
Em resumo, estou bem satisfeito com o que seria o espaço de um monitor Full HD, mas pessoal de TI e gamers parecem partir da premissa de quanto mais melhor. E vocês?
Tô com essa dúvida. Tenho o plano de comprar um segundo monitor para meu home office, mas depois que vi um daqueles ultrawide (acho que da LG) fiquei pensando de ele sozinho não seria capaz de me atender sozinho.
(Meu monitor #1 está nas últimas, então o investimento para 2 monitores 21 ou 24″ e para 1 monitor ultrawide deve ficar na mesma ordem de grandeza.)
Eu era da turma do quanto mais melhor. Usava um Full HD de 23″ ao lado de um antigo Dell de 19″, ainda em formato 4×3. Me atendia até bem, mas esse antigo começou a dar problemas no LCD, com a última linha na parte de baixo ficando acesa direto. Não incomodava, mas de uma linha a coisa foi evoluindo até várias linhas ao ponto de eu ter que redimensionar janelas para evitar essa parte de baixo.
Chutei o pau da barraca e comprei um 4K de 27″. Até queria um ultrawide, mas os preços deles com resolução 4K estavam totalmente fora do meu orçamento. No uso, acabo tendo que usar escala nas configurações porque, na resolução nativa, tudo fica incomodamente pequeno. Foi quando me dei conta que, se tivesse comprado outro Full HD ou um Ultra Wide também Full HD, estaria bem servido e teria gastado menos. Não que ache que o 4K seja ruim, mas tipo, foi meio… desnecessário?!
Agora eu vi que escrevi tudo errado haha, eu tenho um 4K de 27″ também, mas uso com escala de 200%. Muita gente fala que é desperdício, porque usar assim é o equivalente ao espaço de um monitor Full HD, mas acho que o DPI maior faz muita diferença para ler textos no monitor.
Não gosto de usar monitor Full HD, depois de acostumar com 4K, não consigo mais desver os pixels haha
Acho que 1440p é o meio termo ideal para esse tamanho de tela; tem mais espaço que 1080p, mas não fica tão pequeno quanto 4K
Acho que, talvez, 4K seja legal em telas de 32″ ou mais. Mas aí faltaria meio metro de mesa.
Eu estava com uma TV fullhd com pouco uso em casa e com a pandemia tendo que trabalhar de casa, virou meu segundo monitor, no trabalho físico sempre usei 2 monitores. Não me vejo mais trabalhando com apenas 1 monitor, 2 tá bom, 3 no meu caso já acho demais.
Eu não jogo no computador, mas uso uma segunda tela (dell 27″) para trabalho. Não abro mão e não vejo vantagens caso tivesse um segundo monitor (terceira tela) ou uma tela maior, dada a distância que fico para ele. A única coisa que eu mudaria seria pegar uma 4K, já que uso um macbook com tela retina e a diferença entre as duas é gritante.
Não diria que quanto mais melhor… mas trabalhar com 2 monitores facilita muito minha vida. Principalmente para copiar, verificar diferenças de algo, ou mesmo programando. Deixar uma coisa em cada monitor ajuda bastante.
Talvez um monitor ultrawide resolvesse, mas nunca tive oportunidade de testar um.
Monitor UW dividindo a tela por 2 ou 4 programas é bem legal, também. Acho até melhor para o pescoço e utiliza melhor as telas.
Bom, tive uma experiência interessante nesta semana a respeito.
Antes, pequena história da minha vida com monitores – em tempo, sou programador
– Inicialmente com os antigos de tubo.
– Laptop de 14 polegadas.
– Laptop de 15 polegadas.
– Laptop de 15 polegadas + monitor de 19 LG.
– Laptop de 15 polegadas + monitor de 23 LG (primeiro com HDMI)
– Computador + monitor de 23 LG
– Computador + monitor de 25 Ultrawide LG (usado)
– Computador + monitor de 29 Ultrawide LG
A partir do monitor de 19 LG vão 10 anos de história.
Aí chegamos nesta semana passada. Namorava há tempos um Ultrawide de 32 LG 4K. Meu enteado reclamou do monitor dele um daqueles monitor/TV e como o meu de 25 só uso em gravações, fiz uma troca para dar um apoio. Mas o monitor dele está péssimo, não sei como estava aguentando. Aí aproveitei uma oferta (25% de desconto) e comprei o de 32. Ele infelizmente veio com uma manchinha na tela, e era o último da loja, ou seja, ou aceitar ou pegar o dinheiro de volta.
Mas no teste prático, descobri que o de 29 é meu limite. A resolução 4K é maravilhosa, mas eu teria que usar uma resolução menor ou trabalhar com lupa.
Fim da história: devolvi o monitor (R$ 3mil) no dia da Black Friday e comprei outro de 29 por R$ 1200,00 – mais barato que o de 25 novo.
Por último: todos os monitores estão funcionando. O de 19 está encostado, porém, vou passar adiante.
Acho que a ideia de 4K é usar em alguma escala – ao menos se estamos falando de algo tipo 27 polegadas –a graça é mais o alto DPI que outras coisas. Eu acho muito mais agradável ter as fontes sem serrilhado, parece que estou programando em uma impressão.
Minha jornada foi relativamente parecida com a sua, mas como eu comentei, nunca consegui usar monitor + notebook. Entretanto, nunca experimentei um ultrawide, tenho curiosidade mas não vou pagar para ver haha
Lembro que na faculdade só usava notebook de 13 polegadas, mas era um latifúndio comparado aos netbooks que alguns colegas usavam, era agoniante ver o quanto sobrava de tela usando o Eclipse na época
só consigo uma usar uma tela, e grande
tela de note, nem pensar
acho que até um de 27 dá pra usar
no momento uso um de 29 ultra wide, mas na verdade não gosto muito de ultra wide, pela falta de espaço na vertical
ps. dá pra usar escala fracionária no Gnome, mas precisa mudar uma configuração na linha de comando, para a escala fracionária aparecer no configurador gráfico
Não entendi muito bem. O tamanho não quer dizer resolução. Aqui eu uso 2 Dell Ultrasharp de 24 polegadas, ambos fullhd, um ao lado do outro. Uso em 100% no Windows. Ter um monitor com resolução (não tamanho) maior vai fazer com que os elementos fiquem menores e caibam mais coisas na tela. Pra quem trabalha com softwares Adobe, por exemplo, que são cheio de painéis, isso se torna uma vantagem.
Resolução não significa necessariamente elementos menores na tela. Você pode aumentar a escala e aí tem uma “resolução efetiva” menor que a real, mas com qualidade Retina.
O meu monitor, por exemplo, é um de 27″ com resolução 4K, mas a resolução efetiva dele (o tamanho dos elementos e tudo mais) é Full HD. A diferença é que os pixels que “sobram” se juntam para aumentar a definição.
É o que a Apple faz em todos os seus dispositivos com tela Retina: a resolução é muito maior do que o usuário vê, mas esse excesso se justifica para aumentar a definição e reduzir serrilhados.
Sim, todo sistema operacional permite escalonar, mas do ponto de vista profissional, não acho interessante. O espaço extra, por exemplo ajuda a trabalhar em uma foto e/ou vídeo. Aqui, como uso dois. Em uma tela ficam as ferramentas e painéis e na outra fica a imagem/vídeo em tela cheia para referência.
Não sei. Mas sempre usei monitor de 21” da empresa, depois comprei um de mesmo tamanho para mim por achar ser o suficiente. Estou há 1 hora usando um Acer de 27” que comprei por R$1.049 com 30% de cashback e tô achando maravilhoso.
Com o burburinho e empolgação com o Lensa, o Ghedin já alertou dos problemas:
https://rghedin.wpcomstaging.com/notinha-lensa-app-selfie-ia/
e no grupo do Telegram do MsF, lembraram que ele usa a IA “Stable Diffusion”.
Já acessaram (e enjoaram de brincar) as versões online do algoritmo?
https://replicate.com/stability-ai/stable-diffusion
Bela entrevista da BBC com a pesquisadora Esther Paniagua. Fala sobre a fragilidade da internet e de como um ataque ou apagão da rede poderia causar um CAOS completo no mundo todo em 48 horas.
Vou trazer pra cá porque o final, principalmente, dialoga com um texto do @ghedin de um tempo atrás (sobre privacidade se tornar um artigo de luxo ou de acesso a poucos).
“De um lado, as desigualdades sociais continuarão aumentando e, de outro, os privilégios serão fortalecidos. Os ricos serão os únicos que poderão desfrutar de um direito importante como a privacidade.”
https://www.bbc.com/portuguese/geral-63649908
Acabei de ler.
Com o capitalismo digital, as trocas dependem da internet. Sem internet, sem pix. Sem pix, sem troca.
Todo esse movimento não é nada surpreendente. É o poder e riqueza se consolidando como sempre aconteceu e irá acontencer até o fim da humanidade. E os mais pobres sempre sofrendo as consequências.
Desculpe o pessimismo, ando pensando muito em Schopenhauer ultimamente.
Vi na gringa, trouxe para cá: qual é o gadget/produto ~tech mais antigo que você tem e ainda usa?
O meu, acho, é um controle/joystick da Logitech, Rumblepad 2, que comprei em 2008 (registro no Flickr). Ainda uso ele e, incrivelmente, continua funcionando muito bem e sem avarias — mesmo a parte emborrachada nas laterais, um material que costuma esfarelar ou ficar grudento com o tempo, ainda se mantém muito bem.
Seria um controle perfeito se o recorte na área dos analógicos não fosse quadrado. Baita ideia ruim. Fora isso, nada a reclamar.
Com certeza meu kindle paperwhite 2014~, comprei ele usado de um amigo e continua funcionando como sempre funcionou
Eu tinha uma calculadora HP 50G comprada em 2010, na graduação, mas vendi em 2018. Tinha uma calculadora da Casio que comprei em 2006 no ensino médio, funcionava perfeitamente apesar de ter caído pela janela do 5º andar, mas infelizmente vazou bateria dentro dela e joguei fora.
Acredito que o gadget mais velho que eu ainda tenha seja um monitor que comprei em 2015.
Um iPad de 2011, que talvez seja aposentado contra a minha vontade já que ele está preso em uma versão muito antiga do Safari e vários sites atuais não funcionam com ele. Tirando isso, ele funciona perfeitamente.
Um notebook samsung com i3 de sei lá que geração (até pra época era um notebook simples) que comprei em ~2012. Engasgava legal com windows 8, piorou com o 10, mas com linux tem funcionado muito bem e ganhou uma melhora significativa quando expandi para 8GB de ram e arranjei um SSD
Tenho, e uso:
– iPad 3 (leitura de textos)
– iPhone 6s (backup de ligações e IM com outro chip)
– Netbook Vaio 11″ intel core de 2006 (acabou de parar, usava pra trabalhar em trânsito. Leve e prático)
– Moto Q c/ Windows Mobile
– Calculadora HP 50g
– Ainda tenho ASUS EEE 701 e Palm Sony Clie funcionando (vou até coloca-los pra carregar)
Uma mesa digitalizadora da Wacom, modelo CTH-460 comprado em 2010.
Igual ao @Renan, são calculadoras. Uma Texas Instruments cientifica, herdade do meu pai, de 1991 e uma HP 50G de 2010 (mas era usada já, acho que o antigo dono comprou em 2007, mais ou menos). E digo mais, é provavelmente o gadget mais confiável que eu tenho (ambos na real).
Eu tenho um e-reader da Kobo, não lembro mais quando comprei nem sei mais dizer qual é o modelo (quando tiver tempo, dou uma pesquisada pra lembrar isso). Já faz um tempão que a iluminação da tela acabou, parei de usar e de lá pra cá já comprei dois tablets pra ler no aplicativo da Kobo. Faz umas duas semanas eu tava pensando o que fazer com ele, peguei pra dar uma olhada e vi que, tirando a falta de iluminação, ainda dá pra ler nele perfeitamente, desde que seja de dia.
Um scanner HP IICx/T, comprado usado em 1999 e que ainda uso pontualmente. Coincidentemente, ontem comentei sobre ele com uma amiga.
A resolução é baixa para os padrões atuais (300DPI), mas ele usa sensor CMOS ao contrário da grande maioria dos scanners de hoje que usam sensores CIS. E o diferencial é o /T: Suporte a digitalização de mídias translúcidas como filmes.
tinha em casa um scanner epson dessa época q a gente adorava (tvz mais velho pq esse scanner é anterior a ter internet em casa, tvz seja de 1997-1998). já ficou na loja do meu pai e em casa. foi triste pq ele funcionava ainda perfeitamente qdo paramos de usar. o problema era mais falta de porta e driver compatível. os scanners q vieram dps sempre quebravam uma hora ou outra.
Se não me falha a memória, meu HP foi fabricado em 94 ou 95. O suporte oficial do fabricante caducou há muito, muito tempo! A placa SCSI ISA original dele nunca funcionou em nada posterior ao Windows 98 e o software original só conversava com essa placa original.
Como era SCSI, só precisei arrumar outra placa e outro software (VueScan) para continuar usando. Aí em 2005 eu migrei para Macs, o G3 que eu usava na época tinha SCSI e o VueScan tinha versão para OS X.
Hoje em dia, já até vi interfaces SCSI PCIe que, teoricamente, permitiriam que ele continuasse sendo usado em PCs atuais, mas não acho que vale o custo. Mantenho um velho G4 com softwares mais antigos e com suporte a esse scanner.
Tenho um Dell XPS 13 que comprei em 2012. Só precisei trocar o teclado. De resto funciona que é uma beleza apesar dos modestos 4 GB de RAM.
Meu PC é de 2010. Já ganhou upgrade de HD e fonte, mas segue forte até o W11 se tornar indispensável. :)
Um Dell Inspiron grandão, fácil de mexer por dentro, tipo o dobro do tamanho de um PC Dell Vostro atual. Eu mesmo, desajeitado com as mãos, consigo fazer sozinho a limpeza periódica e os upgrades.
Não está mais comigo, mas sei que ainda funcionam: duas caixas de som para PCs que foram minhas primeiras caixas de som para PCs, lá em 1998! Estão no PC da minha mãe e, da última vez que vi, estavam funcionando muito bem. Na verdade, o som delas era superior a muita caixa de som que comprei depois. Queria lembrar a marca agora, mas não consigo…
Você falando isso e me lembrei que também tenho dois pares bem velhos. O primeiro que tive, de 1997, funcionam bem mas estão guardados. Foi presente de aniversário do meu pai, então guardo com carinho. E um outro que, embora só tenha pego em meados de 2001, são de um IBM Aptiva de 1994. Cara, aquelas caixas de som dão banho em muita caixa nova. Atualmente uso essas na TV.
iPod Shuffle 4a geração… tem uns 8 anos, acho. Eventualmente uso.
Uso um pendrive 8gb velhinho quando viajo para o Catar e…. ops!! quando preciso imprimir algo, aí levo o pendrive com os arquivos na papelaria para imprimir.
A papelaria não usa o esquema de “manda pelo zap/e-mail” não?
Usa sim, porém, nas vezes que fui por esse esquema notei má vontade em abrir o app, achar os arquivos que enviei e mandar para a impressora.
Idem aqui. Não sei porque oferecem o serviço. Já até aconteceu de eu esperar mais do que o atendimento presencial.
Puts, tenho o primeiro pendrive que comprei até hoje! Até pensei em levar para o Catar, mas 256MB não seriam suficientes para todos os vídeos mostrando a situação desoladora em que o Estado brasileiro se encontra!
São dois:
1. HP 12C, comprada em 2004 no primeiro ano da faculdade de economia. Uso até hoje no trabalho. Até comprei o app pago pra uso no iOS, mas não consigo substituir.
2. Kindle, comprado em 2011 e me atendendo perfeitamente bem até hoje (a capinha já troquei umas 3x nesses quase 12 anos de uso (!!!)
Impressora multifuncional hp d110
Eu tenho uma também! E segue firme desde 2012!
Aqui num dos notebooks aconteceu algum bug que ela só funciona conectada. Nos demais, incluindo telefones, da pra usar via wi-fi ainda
Meu psp, mas agora ele está quase inútil, o navegador não funciona e está difícil encontrar jogos “novos”.
Minha TV da LG que comprei em 2012 (acho que entra, apesar de nãovê-lacomo um gadget), junto do Chromecast de primeira geração que comprei em 2014. Dá uns engasgos de vez em quando, mas ainda roda relativement bem.
Fotômetro/colorímetro Broncolor FCC de 2001.
Meu celular, Galaxy S7 comprado em 2017.
Olhando aqui, foi o último Galaxy “de botão” lançado. Uma relíquia!
Eu tenho um pendrive de 8GB que tenho desde sempre. Ele é da kingston (ou diz ser) e tem um botão para retrair/levantar a porta USB.
Botão esse que quebrou e eu deixo preso com um pedaço de palito de dente, fazendo com o que o USB fique sempre exposto.
Percebi que não tenho muitos gadgets antigos :p renovei muito minha casa nos ultimos dois anos e quase tudo é bem novo…
Se contar, talvez os videogames de casa. Eu coleciono, então tenho meu Super Nintendo de infância até hoje (durando 25 anos e funcionando até hoje), meu PlayStation 1 e PlayStation 2. Tenho outros antigos, mas que comprei posteriormente, como PSP, GameCube, etc… mas esses não conto.
Não sei se tudo aqui conta como gadget, mas eu ainda tenho:
– um pendrive de 8gb de uns 10 anos, daquele mais genérico que tem (fisicamente igual ao dessa foto https://cf.shopee.com.br/file/54e08bebc00b406962ae5ae288999dcd)
– um cartão de memória que comprei pra usar em um celular em 2013
– Eu uso um hd na minha tv para assistir coisas baixadas. Ele veio em um notebook que eu comprei em 2013, o notebook em si foi de base tem uns 4 anos.
– Meu kindle fez 6 aninhos de idade esse ano
Uma inacreditável Canon de rolo.
Meu lenovo s400u… tenho desde 2013 e pelo jeito ainda vai me acompanhar por uns anos…. tenho também um barbeador Philips com uns 11 anos e uma calculadora Casio fx-82ms (a classica) que já era usada quando ganhei faz uns 12 anos atras.
Tenho um empate técnico entre um Play Station 2 gordo e um notebook Toshiba adquiridos em 2004.
O Play Station 2 eu joguei uns bons anos, nem prestei atenção em PS3 e Xbox 360, tava feliz com os jogos a 10 contos no centro do Rio. Eventualmente eu parei, e descobri a Steam, e só ficava usando quando batia uma saudade súbita e tirara os DVDs do armário para rejogar alguma coisa. Mas em 2020 eu vi que tinha maneiras de baixar ROMs de PS2 pela internet ( e no Internet Archive), vi na wikipedia que tinha todo um mundo de jogos que eu não conhecia e são aclamados, e vi no youtube tutoriais onde eu vi que é possível e simples instalar um SSD moderno e outros programas no console para rodar esses jogos todos, e foi o que eu fiz. Agora tenho um SSD de 300 gb com dezenas de jogos de PS2 para ir jogando, e nem arranhei a maioria ainda. Por enquanto estou zerando o jogo do Speed Racer, depois vou para Kingdom Hearts 1. Obviamente os preços são imbatíveis.
O Notebook Toshiba vinha com Windows XP e eu usei até 2011 quando a família viajou para a Disney e comprou outro. Mas ele ficou guardado também, aí em 2019 eu descobri que Linux existia e era bem mais compatível com computadores antigos, aí coloquei um Linux Mint XFCE e passei a usar para faculdade (um alívio para o lado paranóico que tem medo de roubo, assim pelo menos só perde o computador velho). Uma pena que distros mais bonitas não rodam nele, mas usar notebook de 2004 eficazmente nos dias de hoje é uma conquista.
cara, pretendo fazer isso também, com um ps2 e um ps4 (quando o desbloqueio estiver tinindo).
PS4 ainda não foi totalmente desbloqueado ? Achei ter visto umas notícias de uns hackers fazendo isso, e até já vi no Shopee um anúncio intrigante de um vendedor brasileiro vendendo um PS4 desbloqueado de 1 tera para o cliente escolher uma lista de jogos para instalar ate preecher tudo.
sei que foi desbloqueado, mas não sei se para todas as versões e modelos.
Ah tá , entendi. Melhor esperar pra ver e pesquisar a fundo mesmo. Eventualmente a Sony abandonna o PS4 de vez e ai tudo fica aberto
Um Kindle de 2011 ainda funcional.
Só fui comprar uma nova versão em 2020.
HD externo Samsung 1tb de 2011/2012
Tenho e uso de vez em quando um iPod touch 6 geração desde 2013, funciona bem pra ouvir música, infelizmente não tem muito espaço de armazenamento. Em 2013 eu também montei um desktop e fora algumas trocas de peças para upgrade, ele continua mais ou menos o mesmo.
Ano passado eu passei pra frente meu primeiro kindle (10a geração) que comprei em 2015, ele tava funcional mas eu quis fazer um upgrade pro kindle com luz embutida.
Mas os eletrônicos mais antigos que eu ainda tenho são meu PSP e NDS. Eu não sei exatamente o ano mas o PSP eu tenho desde o fundamental (antes de 2013) e o NDS eu ganhei de um ex amigo, por isso não sei quando ele comprou mas o NDS é um console antigo, então faz tempo.
Putz, pergunta difícil.
Possivelmente seja um notebook Toshiba Satellite U405-S2830. Até dois anos atrás ele era meu principal computador, hoje é somente um computador que eu uso para brincar (atualmente estou estudando o protocolo LDAP e é nele que eu rodo meus teste). Tenho instalado um Debian 11 nele.
Ah, ele é de 2008. =]
iPod Nano e Kobo Glo, de 2013 ou 2014, são os que ainda uso com maior frequência
Não sei se todos se encaixam nessa lista, mas vamos lá:
– Um pen drive da Kingston de 16 GB comprado em 2012 (já ficou mais de um ano “perdido” embaixo da geladeira, teve a ponta entortada por uma ex-namorada, já passou por inúmeros PCs públicos e segue firme);
– Uma TV burra de 32″ da Samsung, comprada em 2013;
– Uma câmera digital da Samsung que ganhei em uma rifa da faculdade em 2013;
– Um HD externo da Western Digital de 1 TB, comprado em 2015; e
– Um Galaxy S7 comprado em 2017 e substituído recentemente por um Galaxy S21+.
Antes das redes sociais existirem, tínhamos o costume de anotar em um caderninho físico o nome e o número dos contatinhos.
Agora que as redes sociais resolveram mudar para o formato de recomendação e ver mais coisas de quem a gente não segue, talvez seja o momento de resgatar o caderninho físico, assim como nossos pais faziam antes.
Ontem comprei dois cadernos, um será pros meus contatinhos e o outro vai ser aqui pra casa.
Meu avô tinha um caderninho com o telefone e data de aniversário das pessoas. No dia do aniversário ligava para eles para dar os parabéns.
Existe um meio termo digital: a agenda de contatos. Quase todo serviço de e-mail oferece, com suporte ao protocolo CardDAV, o que permite sincronizar com aplicativos locais e tal. É privado, não tem algoritmo ou rede social nenhuma xeretando e, ao contrário do caderno de papel, te dá todas as vantagens do digital, como facilidade de edição, pesquisa e lembretes (é dessa forma que fico sabendo dos aniversários de amigos e familiares).
Eu uso bastante, faço um trabalho ativo de manutenção, preenchendo dados (como a data de aniversário e até a foto do contato).
Qual serviço/software que tu usa (e recomenda) pra manter tua agenda de contatos, Ghedin?
Fastmail.
Lembro que meu pai tinha uma agenda eletrônica. Era um modelo muito sofisticado, tinha até um gravador embutido para anotações. Mas eu nunca tive esse hábito. Na época de escola acho que sim, tinha anotado no caderno o telefone dos amigos e das ~paqueras. Essa nova geração não sabe o que é a aflição de querer ligar pra crush e ter a possibilidade dos pais dela atenderem.
Depois migrei para a agenda do telefone, mesmo sendo um dumbphone. Era só lembrar de salvar os contatos na memória do chip para numa eventual troca de aparelho não perder a lista.
Bateu até uma nostalgia aqui.
um dia eu parei e anotei o aniversário de todo mundo que achei importante nos contatos, então todo dia de manhã quando alguém faz aniversário eu recebo notificação e tiro um tempo pra ligar/mandar mensagem pra pessoa
Uma época ganhei uma daquelas agendinhas eletrônicas de bolso. Ela tinha espaço para 50 contatos e eu tinha que ficar escolhendo os contatos que deixava nela e os que passava para um backup em papel :-)
Eu com um caderno e caneta na mão fico perdido, não sei mais o que fazer com isso, minha mão começa a doer antes de começar a preencher quando me hospedo em um hotel e me entregam ficha de cadastro :-D
Cara, sei bem como é! Basicamente sempre prefiro anotar coisas com um teclado do que com papel e caneta. Minha caligrafia sempre foi péssima (e os cadernos que minhas professoras do primário me obrigaram a escrever não resolveram) a ponto de, dependendo da pressa, nem eu mesmo conseguir ler depois e segundo porque, por algum motivo que me escapa a compreensão, inconscientemente eu aplico tanta pressão na caneta que em pouco tempo a mão tá doendo.
Odeio cadernos. São horríveis para pesquisar e encontrar informação, fora que é ruim de organizar e guardar/encontrar. Para contatos tem mais de 10 anos que uso somente o gmail. Troquei de celular dezenas de vezes nesse período, troquei de número e tenho todos os contatos até hoje.
Não uso cadernos ou agendas, mas tenho, dos contatos mais importantes, número de telefone, e-mail e data de aniversário anotados na agenda do meu serviço de e-mail.
E sim, sempre costumo ligar ou enviar uma mensagem para o aniversariante do dia. =]