Post livre #17

É, meus amigos: post livre no ar. Você já deve manjar disso aqui, mas aos novatos, cabe a explicação. Um post livre é um post sem conteúdo, apenas para abrir o espaço de comentários. Ali conversamos sobre tudo, de tecnologia às coisas da vida. É o happy hour antecipado do Manual do Usuário.

Puxe a cadeira, sugira uns tópicos, comente nos demais, e vamos nessa.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

195 comentários

  1. Não tem muito a ver com tecnologia, mas de curiosidade, vocês conhecem a ideia do design escandinavo?

    Eu estava procurando um relógio (normal, não smart) e fiquei encantado com os de uma marca chamada Skagen que tem um design bem minimalista em toda a linha. Vi que eles destacavam o design dinamarquês, entendendo que provavelmente existe alguma tradição no país de design que valha colocar no marketing, pesquisei e descobri que existe a escola de design dos países nórdicos que preza minimalismo, materiais acessíveis e utilitarismo. Parece que os móveis vindo de lá são muito populares e aquela grife de áudio, Bang & Ofulsen famosa por design, é de origem dinamarquesa: http://www.worldguide.eu/wg/index.php?StoryID=148&ArticleID=23189

    Interessante que isso parece muito similar com todo o discurso da Apple em relação ao seus produtos, apesar de sempre falarem da Bauhaus quando falam do design da Apple, me parece bem provável ter muita inspiração vinda dessa escola de design também.

    1. Ah, só vi o post agora. Recomendo os reviews do http://www.minimallyminimal.com pra belas fotos de design escandinavo (e também oriental minimalista). É tudo embabascante.

      No modernismo de “arquitetura total” (o arquiteto concebia a edificação em todos seus detalhes, incluindo o mobiliario) esse design escandinavo ganhou força. Alvar Aalto é um cara interessante para se perceber isso.

      E onde você está vendo de comprar esses relógios no Brasil? Fiquei interessado também

      1. Lindo mesmo os produtos desse blog. Não conheço nada de arquitetura/design, apenas fiquei curioso pelo destaque e sou meio fascinado pelos países nórdicos haha

        Eu comprei um na verdade, aqui em São Paulo dá para achar em algumas lojas, no Center 3 da Augusta/Paulista onde comprei tinha uma grande variedade deles. É bem carinho por ser importado, mas eu quis me dar de presente e como o dólar está alto não pareceu muito vantajoso ver como fazer para importar.

        Semana que vem eu jogo de novo esse tópico para ver se rende algo, coloquei só ontem de madrugada quase…ai acho que ninguém viu.

  2. Olhem a barra lateral fixa do site (ou expandam o menu de hambúrguer no celular), tem um link novo ali. Se estiverem usando Chrome no computador ou Android, ou Safari no Mavericks em diante, tentem dar um clique aqui.

    Segunda testaremos essa bagaça para ver se funciona :)

  3. Sei que já é um assunto recorrente no blog, mas… Vamos falar de Chromecast?
    Tô namorando um faz algum tempo pra aposentar o HDMI+note+TV, mas os reviews que vejo me parecem meio obscuros sobre o potencial completo dele.
    Por isso, pergunto a vocês: Atualmente, o que dá pra fazer com ele?

    PS: Aproveitando, queria te dar os parabéns pela iniciativa do Post Livre e do MDU como um todo, Ghedin. Ultimamente tá foda achar um site com conteúdo relevante, bem elaborado e que vai direto ao ponto, e com uma comunidade onde você percebe que pode interagir numa boa sem tomar (muito) rage ou perder seu tempo vendo treta de fanboys.

    1. Eu também curto muito os comentários daqui, @pierrediniz:disqus!

      Sobre o Chromecast, você basicamente consegue passar conteúdo do celular para a TV. No iOS depende de apps compatíveis (e há vários, incluindo os mais populares como Netflix e YouTube). No Android, alguns modelos espelham a tela inteira, então você consegue ver vídeos de qualquer app e até jogos. E tem como espelhar abas do Chrome no PC, o que expande ainda mais as possibilidades.

      1. Só consigo espelhar vídeos, fotos e etc do celular ou qualquer coisa que estiver na tela?
        Tipo, se eu estiver com uma planilha do Excel aberta no celular, ele vai espelhar pra TV?
        Posta logo o review do Chromecast pra eu me decidir, Ghedin! hahahaha
        Meu Moto X eu fiquei esperando sair review aqui antes de comprar e não me arrependi!

        1. No Android, acho que em alguns modelos selecionados, ele espelha o sistemo inteiro — até a gaveta de apps, telas iniciais etc. Aí qualquer app aberto é mostrado na TV também. iOS não rola isso; Chrome, ele espelha uma aba.

          Vou fazer, haha! Af, e nem posso reclamar de tempo, é por surgirem outras pautas mesmo. Mas, prioridade máxima ao Chromecast essa semana. Agora VAI!

          1. Acabei de comprar um Chromecast pra aposentar a SKY, no aguardo do review :D

        2. Ele espelha o Windows todo. Excel etc, muito legal isso nele.

          Mas é aquilo, ele não tem player de vídeos nada, ele sozinho faz nada, precisa de um celular ou computador para mexer nele.

          Acho isso muito fraco. Sou mais um daqueles dongles Android TV, acho muito melhor no sentido de media player :)

    2. Tenho que concordar com o Pierre. Conheci o Manual há umas duas semanas e virei fã. A maneira que o conteúdo é apresentado e a transparência batem 100% com a ideia de experiência boa na web que eu tenho em mente. Eu e minha esposa trabalhamos com roteiros pra Youtube (Nostalgia, Manual do Mundo, etc) e nosso site (com portfolio e tals, pra outras empresas nos encontrarem) tá quase pronto, só falta definir o nome, mas o ponto é que quero ter uma seção blog pra poder escrever sobre temas diversos, e o MdU é uma baita inspiração, parabéns pelo trabalho Rodrigo Ghedin.

    1. Pré.
      Vou copiar um comentário que fiz mais cedo e isso vai explicar o porquê, além do motivo de eu não ter grana sobrando:
      “300MB+Facebook+WhatsApp+Twitter gratis por 14,90.
      Como em quase todo lugar que eu vou tem WiFi, ele dura bem uns 25 dias. (Ele tem validade de 30).
      Como onde eu moro tem um sinal legal, nem ligações pela operadora eu uso, só WhatsApp e Skype”
      Eu uso a assinatura do Skype Premium de R$15, tenho 100 minutos pra qualquer operadora, mas atualmente eles vendem apenas 60 minutos pelo mesmo preço.

    2. Uso pós porque faço muita ligação, algo bem acima da média, e preciso de internet sempre, pois faço algumas ligações internacionais e preciso do Voip sempre a mãos.

    3. Pré. Ligo pouco, quase nunca mando mensagem, trabalho em casa e passo as tardes na faculdade (ambos com Wi-Fi). Não tenho muito motivo para assinar um plano pós…

      1. A Wifi da sua faculdade é boa? Aqui a rede é sofrível (mas são um bilhão de alunos).

        1. No começo do ano trocaram o roteador do bloco, ficou bem decente. No geral dá para viver bem, e como não faço nada muito importante na Internet lá, quando está ruim não atrapalha tanto.

    4. Pré, mas por falta de opção por que minha renda ainda não permite desembolsar os R$ 150~200 de um pós.

      Uso bastante internet (estouro 600 MB em 15 dias sem dificuldade) por passar 1 a 2 horas por dia no trânsito.

      1. nossa. com 150~200 por mês eu consigo comprar muita coisa que é muito mais importante.

      2. Não tem como renovar esses 600mb?
        Pelo menos na Claro, se der, sairia mais barato que o plano de 1GB.

        1. Infelizmente não tem como (não oficialmente: na prática, dá pra cancelar o pacote e comprar de novo).

          Depois que acaba os 600 MB, só dá pra comprar “pacotinhos” de 10/20/40 MB.

    5. Pós, faz uns 6 anos. Saí do pré porque as promoções e letrinhas miúdas das operadoras me deixavam confuso, além de ter gasto MUITO com internet por burrice. Certa vez, gastei 80 dilmas em um dia, de tanto estourar a franquia da Vivo.
      No pós fico mais tranquilo, porque com uma fatura é mais claro pra mim quanto eu posso gastar e no que estou gastando. Sem falar que não tem essa cachorrada de franquia diária igual no pré.
      Se a água bater na bunda, simplesmente migro pra um plano “controle” mais barato até minha renda melhorar um pouco. Vide minha “volta ao mundo” de operadoras que citei num comentário lá embaixo.

    6. Pós. Como na minha cidade Wi-Fi público é tão raro como mico-leão dourado, preciso de uma boa franquia de dados (2 GB). E na fatura, dá pra controlar melhor como gastar.

    7. Uso pré TIM… sofria com o limite diário de 10mb de internet 3G, até entrar no TIM Beta e ser feliz com os 100mb diários, vou para o trabalho e volto para casa sem problemas.

      1. tambem uso TIM pŕe. aí posso receber chamadas ou ligar sem muito gasto pra empresa e pra minha namorada. ai tenho um numero da Vivo que uso a muitos anos, mas hoje ele só recebe ligação dos meus pais. heheh

      2. Puts, sempre quis ter um TIM BETA, pois ai sim eu ficaria no plano simples pré da TIM

    8. pré.
      pra mim o wifi é onipresente, tanto em casa, empresa ou clientes. dificilmente faço mais de 15 minutos de ligação por mês, então qualquer plano pós pago é muita despesa.

  4. Duvida:
    1 – qual a operadora de vocês?
    2 – vocês estão satisfeitos com os planos de dados dela?
    Eu tenho um tim (pré pago) e to analisando planos pois uso o Infinity Web mais basico, de 10mb/dia, dai queria mudar pois não tem mais condições de usar tão pouco, dai queria uma ajuda para contratar mais dados e não pagar muito

    1. Minha operadora é a Claro e eu estou bem satisfeito com os 300MB+Facebook+WhatsApp+Twitter gratis por 14,90.
      Como em quase todo lugar que eu vou tem WiFi, ele dura bem uns 25 dias. (Ele tem validade de 30).
      Como onde eu moro tem um sinal legal, nem ligações pela operadora eu uso, so WhatsApp e Skype,

    2. Depois de passar por Tim, Vivo, Claro, Vivo de novo e outra vez pela Claro, resolvi ficar com a Nextel. Tô pagando 59,90 por 500MB, SMS ilimitado (que ninguém mais usa, mas enfim) e 60 minutos de voz.
      O 3G é excelente, super estável e pega em quase todo lugar. Onde ele não pega, a Nextel tem uma “macumba” com a Vivo que você cai na rede deles quando não tem sinal. Funciona muito bem e não tem nenhum custo adicional.
      Agora a Nextel tá trabalhando com uns pacotes que você pode montar, tipo os combos da NET. O mais barato é de 2GB+50min e SMS ilimitado por 99,90. Pra mim, compensa bastante, já que eu pagava quase 150 por metade da franquia na Vivo.

      1. Rapaz eu estava pesquisando aqui e esqueci completamente da nextel, um amigo tinha e gostava bastante. Gostei do preço e do que ela oferece, mas só tenho uma duvida, esses 60 minutos em ligações, serve de nextel para nextel, ou para todas operadoras? se for para todas, é excelente, vide que eu (e acho que a grande maioria das pessoas) não fala muito pelo telefone/celular, só quando a outra pessoa não responde numa rede social etc.

        1. 60 min e SMS pra qualquer operadora.
          Realmente, a tendência está sendo mais digitar do que falar. Eu mesmo só uso esses 60 min no trampo, quando preciso de uma resposta imediata do cliente. Ainda assim, o máximo que já gastei dessa franquia foram uns 10 minutos. Vale bastante a pena esse plano.

          1. Puts, então realmente é bastante jogo esse plano, vide que os das outras operadoras são cobrem ligações entre gente da mesma operadora, vou ver sobre esse plano semana que vem, muito obrigado!

    3. Detalhe que não falei antes, foi que no Skype eu uso assinatura, eles vendem por R$15 60 minutos pra qualquer operadora.

    4. Detalhe que não falei antes, foi que no Skype eu uso assinatura, eles vendem por R$15 60 minutos pra qualquer operadora.

        1. Eu tive a sorte de ter descoberto isso ano passado e tenho 100 minutos pelos R$15, mas atualmente eles vendem apenas 60 minutos pelo mesmo preço.
          Até hoje me arrependo amargamente por ter comprado um celular Dual SIM 3G em vez de ter comprado um com um single SIM 4G.

    5. Vivo, e estou bem satisfeito, é bem caro, mais me atende muito bem.

    6. 1 – qual a operadora de vocês?

      Claro e Vivo (uso dual-chip). Na verdade o Vivo é meu SIM “de trabalho” (todos meus colegas de trabalho usam Vivo).

      2 – vocês estão satisfeitos com os planos de dados dela?

      Ambos são aceitavelmente bons pro meu uso (tenho 600 MB em cada), mas a Vivo tem cobertura melhor de 3G nas cidades próximas e em alguns bairros mais longe do centro.

    7. Vivo. Nem satisfeito e nem insatisfeito. Pagar por franquias que quase não uso (SMS) é complicado. Uso 2GB, mas queria pelo menos mais um.

  5. Quais blogs/sites vocês costumam visitar e/ou gostam bastante? Vale qualquer um. Sinto que estou muito “refém” de sites grandes e comuns, queria sair desse nicho um pouco ou pelo menos descobrir alguns novos.

    1. Esse aqui, Meiobit, Tecnoblog, são meus favoritos.
      Vice.com eu gosto por ter umas matérias muito loucas como “Como turbinei a minha salada com menstruação”.
      Gizmodo e tecmundo às vezes têm matérias legais, mas a parte de comentários é, digamos, cheia de ruídos.
      Xvideos também é legal nos momentos de solidão.
      E canais legais no YouTube: Numberphile, Every Frame a Painting, Marli.
      Tem um blog muito legal chamado Televisual, que é bem legal também
      Ah, e se você gosta de Cinema e Homens, tem o blog Cinema Homens e Pipoca, que tem atualização diária sobre filmes e… homens.

      1. Nao sei se devo visitar esse tal vice. Sua descrição foi meio que uma faca de dois gumes

        1. Apenas acesse, lá tem outros assuntos muito interessantes, assim como o Motherboard que é uma divisão de tecnologia deles.

        2. Vale a pena. Eles exageraram às vezes, mas têm uma abordagem diferente (em ponto de vista, linha editorial, estilo de cobertura, tudo), o que é sempre bem-vindo.

    2. Re/Code; ReadWrite; WashingtonPost/ FinancialTimes; TechPinions; e vários blogs pessoais de grandes da internet.

  6. Lendo sobre a pipoca vencida do começo dos comentários, alguém conhece um aplicativo para controle da validade de alimentos? Algo como tirar uma foto da data de validade e com reconhecimento do texto, inserir um alarme na data do vencimento. Também já consumi pipoca vencida!

    1. Eu já vi uns conceitos de geladeira inteligente que faz esse controle automático. Na unha, não conheço e concordo com o @gedsonjunior:disqus, deve dar um trampo gigantesco.

  7. Vocês utilizam algum leitor de feed RSS no smartphone/tablet? Se sim qual?

    Eu utilizo o Press já faz bastante tempo mas desanima a falta de atualizações apesar de continuar funcionando bem.(A ultima atualização foi em janeiro/2014). Uma feature que eu gosto muito nele é o “double tap to readability” e por isso não me adaptei aos outros que tentei usar.

    1. uso o feedly tanto no pc, quanto no celular, porem vou testar o nextgen reader no windows 10 quando atualizar.

      ps: quanta coisa errada que eu escrevi, culpa da birita

      1. Também utilizo o Feedly no PC, mas no smartphone não me agrada ter que visitar o site para ler (onde não é mostrado a notícia completa).

    2. Uso o Nextgen Reader no computador, e o app oficial do Feedly no celular e tablet. Esse “double tap to readability” seria apresentar o texto numa formatação mais legível? O Nextgen Reader tem, mas uso pouco — quando o feed é parcial, acabo entrando no site direto mesmo.

      1. Exatamente Ghedin, quando o feed é parcial é só dar dois “taps” e o artigo é mostrado completamente e fica igual aos que são mostrados completos. No pc eu não me importo de acessar o site, mas nos smartphone eu prefiro essa solução.

    3. Uso NextGen Reader no meu WP e o Feedly no iPad, pra mim foi a escolha que mais me serviu. Destaque para o NextGen por possuir um modo em que elimina essa necessidade ir para o site ler o resto da noticia.

      1. Eu gosto muito dessa função, pois é mais rápido e mais agradável aos olhos.

    4. Eu sempre usei um app chamado GReader, não é oficial do Google Reader, tanto que depois desse deixar de existir o aplicativo passou a suportar o Feedly como base de dados.
      Ele tem essa função de ler o artigo completo, baixa-os automaticamente para leitura offline e tem opções de compartilhamento e sincronização com Feedly.
      Gosto muito.

    5. No iPhone/iPad uso o Reeder 2 e no Android o Greader, ambos devido a leitura offline, ele baixa o conteúdo RSS e mantem offline podendo ler sem conexão, acho isso sensacional. Baixo tudo em casa e leio no caminho casa-trabalho sem gastar 3G :)

      E no PC eu leio no Feedly mesmo.

  8. Passando só pra deixar uma sugestão: talvez esteja na hora de abandonar o número no título do post livre, ou trocar o número pela data.

    1. Gosto do número porque dá uma ideia rápida da longevidade da coisa. “Post livre #17”, ou faz 17 semanas (!), mais de quatro meses que estamos nessa, com sucesso.

      1. Com data é bem interessante mesmo, apesar da data ter no texto… mas em números eu que já leio sempre nunca me liguei que realmente são 17 semanas…. imagino quem chega agora :P

      2. Com data é bem interessante mesmo, apesar da data ter no texto… mas em números eu que já leio sempre nunca me liguei que realmente são 17 semanas…. imagino quem chega agora :P

  9. Vocês tem algum e-reader?

    Essa semana esse assunto “e-reader” se tornou recorrente nos sites bons de Tecnologia do Brasil e fiquei pensando se valeria a pena investir nisso.

    A Amazon parece ter de longe o sistema mais rápido, leve e fácil (não o mais inteligente) para livros.

    Apesar disso, sempre que vejo os valores dos preços dos livros digitais acho um completo absurdo. A regra no Brasil é que os preços dos livros físicos, mesmo com frete, sejam bem mais baratos que os digitais. =(

    1. Se você lê bastante, e precisa de mobilidade, e não é um fanático pelas páginas que só o livro tem, é um bom investimento, vai durar bastante, e recomendo o novo Kindle PaperWhite. Os preços ainda carregam o peso das editoras que passaram um século vendendo livros físicos e simplesmente não deixam os preços abaixarem.

  10. Estou com um moto x 2014, tela quebrada. O preço de reparo e muito caro, e estou na dúvida se o Moto gde 3@ geração seria bom pra mim. Rádio, TV e sd são vantagens, mas meu pe atrás e sobre o snap 615, e se ele faz frente ao meu 801…

    1. Fazer frente não faz, mas acho que também não faz feio. Depende de quão hard user tu é.

      Aliás, tu te refere ao Moto G de 3ª geração, não?

    2. Se foi o vidro do Moto X 2014 que você quebrou, no Aliexpress vende o kit com frente e as ferramentas para você mesmo reparar. Custa menos de R$ 25,00 e o frete é grátis: http://pt.aliexpress.com/item/Replacement-Front-Screen-Cover-Glass-Lens-For-Motorola-Moto-X-1-X2-2nd-Gen-XT1097-XT1093/32272027950.html

      No YouTube tem vídeos que ensinam a fazer o reparo.

      Sobre comprar um novo aparelho, hoje o Moto X 2014 está por menos de R$ 900 no Submarino.

      Entretanto, se você estiver sem dinheiro outros aparelhos muito bons como o LG G2 vivem aparecendo por menos de R$ 800. Talvez valha mais a pena para você, por ter um desempenho e autonomia bem maior que um Moto G (por sinal. depois do Lollipop esse aparelho se tornou bem arriscado e conheço várias pessoas com problemas de desempenho).

      1. Só trocaria pelo moto g ou x de terceira geração. O preço que eles cobram e para a troca do vidro e dos componentes do touch, e mantem a minha garantia. Tenho medo de comprar o kit, bichar o aparelho, perder o kit e o celular.

        1. “O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”

          YODA, Mestre.

    1. Além de mobile, tabém diria web. Hoje TUDO é online.
      Se vale a pena ou não, ai varia de região para região. Assim como qualquer emprego na área de TI, as variação salarial é muito grande.

    2. Vale sim, os caminhos são muitos, se quer dinheiro rápido vai para Mobile, ou vai para trabalhar no Back-end com Clouds e SQL e BigData, são ótimas áreas.

      Edit: qualquer coisa me manda um email: mbalzanojr@gmail.com

    3. O que você define como “vale a pena”?

      Financeiramente falando sim, existem muitas oportunidades como os amigos citaram, mobile, bando de dados, BI, linguagens como C# e Java pagam muito bem, principalmente nos grandes centros.

      Eu sou programador há uns 6 anos, apesar de novo, já penso em mudar de área de atuação e usar a programação para desenvolver projetos pessoais e produtos que se vendam, não tenho objetivo de terminar minha carreira como “empregado de alguém”, pois nesse quesito pra mim, a área é ingrata.

      1. Realmente é complicado, hoje sou autônomo, mas vivi anos sendo empregado e complica bastante, ainda mais entrei muito novo e ainda me faltava muita desenvoltura social, tive que engolir muitas coisas que mesmo quando tive a chance de falar isso me motivou muito a migrar, sinto que demorei muito, quase 15 anos, mas hoje estou muito feliz, mas é bom testar, e hoje sinto a vontade de ir para uma startup para ver como é esse ambiente por dentro, não sei, quem sabe num futuro.

    4. Cuidado heim, software é muito romantizado. Tem gente ganhando muita grana, como também tem gente trabalhando noite e dia e ainda assim ganhando pouco. Depende também do local onde tu mora, não sei se freelancer é uma boa ideia.

  11. Alguém leu ou esbarrou em alguma leitura boa sobre games, mas mais com viés acadêmico. Se não for pedir muito, mande a referência, por favor. Tenho grande interesse no tema. Abs.

      1. flavio, tem a ver com o meu projeto de mestrado, por isso precisa ser algo mais acadêmico e qdo digo acadêmico refiro-me mais ao rigor do trabalho e não apenas review de jogo, por exemplo. nesse meu projeto envolve o uso do minecraft do ponto de vista educativo e já achei bastante coisa boa pra ler, mas, quem sabe, aqui não há dicas de pessoas q já passaram por essa questão tb.

        esse texto, só pra dar uma ideia do tipo de material q estou falando, encontrei quando comecei a esboçar o projeto: https://www.icrc.org/eng/assets/files/review/2012/irrc-886-clarke-rouffaer-senechaud.pdf

        vi muitacoisa boa na imprensa tb, então, não se trata de desprezá-la. é q estou um tanto preocupado com uma parte do projeto, q vai versar sobre o virtual (além de ética e violência escolar), mas mais no âmbito filosófico e isso é bem complicado (pelo menos pra mim).

        vc estava pensando em escrever sobre o q?

      1. marcio, ótima dica. já me inscrevi no canal e estou vendo alguns vídeos.
        abs.

    1. Fabio, eu gosto muito do Critical Distance (http://www.critical-distance.com/), que é uma curadoria de bons artigos sobre video games. Toda semana eles publicam uma lista com o que saiu de melhor em outros sites, e normalmente são artigos muito bem escritos e interessantes sobre aspectos mais técnicos de jogos.

      E esse guia da UMichigan linka para boas fontes acadêmicas que com certeza têm muitas coisas nos seus arquivos, além de um guia com palavras-chave para você pesquisar em bases acadêmicas. O ponto negativo é que o acesso é pago, mas é bem possível que a sua instituição tenha convênios de acesso – vale perguntar na biblioteca mais próxima :)

      http://guides.lib.umich.edu/c.php?g=282990&p=1888194

      1. Opa! Muito obrigado pela dica. Vou dar uma espiada logo mais , mas me pareceu excelente desde já. Dependendo do valor até pode ser uma boa pessoalmente, pq ainda não estou vinculado a USP, só como aluno especial de pós mesmo… Isso da acesso à biblioteca mas não sei se é acesso integral e tal. VC TB pesquisa o assunto? ABS.

          1. Essa já e terceira semana seguida que esse ser aparece aqui só pra causar. Não seria nenhum incômodo Ghedin banir esse tonto; D

          2. Essa já e terceira semana seguida que esse ser aparece aqui só pra causar. Não seria nenhum incômodo Ghedin banir esse tonto; D

          3. Vamos praticar a tolerância, amigos. O @malcriadorj:disqus mandou mal na piada ali, mas quem nunca errou!? :)

            Sério. Quando ele (ou qualquer um) passa do ponto, eu interfiro. Aqui vale a presunção de inocência, sempre, e o histórico em outros sites é irrelevante.

          4. não bane não! e essa história de aborrecer assinante, puts… nada a ver. quer dizer q quem paga é quem manda!? mau argumento… e o facebook mandar essa de apoio a causa gay é o fim da picada… pô, cansei de denunciar conteúdo extremamente homofóbico e do ódio e só recebo um “está de acordo com as políticas do facebook”. ora, às favas…

          5. Sou a favor do baninento também.
            Não é a primeira vez que isso acontece. Acredito que outros leitores e assinantes do site se incomodam com o mesmo.

            Por mim bane.

            Toda vez só aparece para fazer piadinhas e confrontar algum assinante, além de que sempre faz propaganda de um site pessoal dele que só existe para atacar outros sites.

            Por mim bane.

          6. Caros, aprecio sugestões, sou todo ouvidos a qualquer leitor, assinante ou não, mas o banimento ou não de alguém do espaço para comentários não está em pauta.

            Novamente: eu acompanho e leio todos os comentários que são publicados aqui e interfiro (de outra forma, não banindo) quando alguém passa do ponto.

            Vamos nos concentrar nas outras discussões :) Tem muito comentário legal aqui, se tiverem algum desafeto, apenas ignorem. Conviver é isso, também: aceitar quem não gostamos — ou, no mínimo, tolerá-los num espaço que público, de todos.

          7. Versão educada do ” deixa ele falando sozinho” hahahaha muito bom

  12. https://tecnoblog.net/180484/reclamacao-anatel-operadora-app/

    Viram a ouvidoria especial (vulgo Anatel, que deveria ser a ultima instância, mas é praticamente uma extensão ao call center das operadoras) lançou um app para você poder reclamar!

    QUIZ: Porque sua operadora não faz o mesmo? Pois é. Sai mais barato manter um call center ruim pagando multas de qualidade, do que manter um call center bom. 1+1 é 2 então fiquem com o que temos para hoje! Fuééén

    1. Poxa que arretado o aplicativo, vai ajudar e muito.

      Sempre uso o FOCUS, serviço de antedimento online da Anatel, e nunca tive problemas. Recomendo.

      É aquilo, se minha internet “piscar”, nem cair, der sinal de qualquer problema a primeira coisa que faço é abrir um chamado no FOCUS, nem perco tempo ligando para operadora. Recomendo ;)

      1. A Anatel não exige um protocolo da operadora? Porque a recomendação da agência é reclamar com ela apenas se o contato com a operadora não der resultado.

        1. Antigamente não precisava, mas hoje pede o protocolo sim. Geralmente eu abro o protocolo na operadora (GVT ou Vivo) e logo em seguida na Anatel.

    1. Acho que nunca, o MdU funciona bem com o conteúdo+comentários e é bem difícil por isso num app, ainda mais quando se depende de terceiros.

      1. Sim, eu sigo a filosofia da Quartz: tornar a experiência web tão boa quanto a que o leitor teria com app nativo. Modo? Deixando o site rápido e visualmente agradável.

        A única “peça” que fica faltando são as notificações, mas o Yo meio que acaba suprindo — e, no futuro, poderemos implementar as notificações via Chrome/Safari.

        Sobre o Yo, final deste artigo: https://www.manualdousuario.net/acompanhe/

        1. Já fui assinante pelo Yo, mas é um app tão discreto que quando dei reset factory no meu celular e esqueci de instalá-lo novamente.

        2. Uma boa notícia para você, WebAssembly está chegando e promete balançar a Web.

          1. A M$,Google,Mozilla anunciaram um novo projeto de formato binário para webapps. Vai ser uma subcategoria do Js, e está ai para otimizar as engines JS, e vai vir com complidaro C/C++ onde teremos acesso as bibliotecas locais de C/C++ e usar para rodar no browser

          2. Foi anunciado à poucos dias, mas realmente é bem interessante e deve provar ainda mais o poder da Web/Cloud.

        3. Eu uso a boa e velha assinatura por e-mail para receber as atualizações, além do app leitor de feeds no celular.
          Também não vejo necessidade de um aplicativo exclusivo, pois o site é muito bom do jeito que está.

  13. Pessoal que entende de web hosts quais vocês indicam para hospedagem de um site que receberá cerca de 60 arquivos de ~200mb por semestre que deverão ficar disponíveis para download em boa velocidade?

    A ideia que esse site seja um banco de dados aberto/público dos trabalhos de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo. Formam-se cerca de 60 pessoas por semestre e 200mb é umã média aproximada de todos os arquivos que são produzidos.

      1. Não sei. A ideia era de ser um site mesmo da própria faculdade, mas acho que não será possível.

        De qualquer forma, haverá um site para que as pessoas possam visualizar algumas informações básicas dos projetos como textos, imagens e tags. As tags são importantes porque servirão também como modo de catalogação da natureza dos trabalhos produzidos e isso é importante para futuros estudos e pesquisas.

        1. faz uma página web normal, hospeda em um serviço gratuito (hostinger, por exemplo) e direciona os links de download pro dropbox/mega/drive..

          talvez esta seja a solução menos burocrática, mais simples e barata q vc consiga! =D

    1. Como a tua maior necessidade ai é espaço de armazenamento, tu vai ter que procurar alguma solução como Dropbox/Drive/OneDrive/Amazon S3, obviamente, com plano pago.
      O site em si pode ser hospedado em qualquer host compartilhado que é tranquilo. O problema mesmo é o espaço e limite de banda/tráfego mensal, que hospedagens não fornecem.

      Outra opção é fazer “tudo em cassa”. Considerando que é uma universidade, deve ter pessoal preparado pra projetar e manter uma infra de storage.

      1. É a UnB. Não queria deixar nas mãos dos técnicos porque vez ou outra rola greve ou há muita burocracia até para coisas simples. O que pensei foi só pedir ajuda ou formalizar um trabalho com o pessoal das empresas jr de computação/design.

    2. Vc vai subir um site na mesma infra?
      Vai ter um site?
      Vc vai mandar só links?

      No meu mundinho: vc vai subir um wordpress, joomla, ou sei lá o que… e vai ter links para trabalho. Vc vai precisar indexar isso para buscas, talvez colocar acesso restrito, tra la la

      Amazon, sem dúvidas.
      Se isso der muito certo, vc vai ter escabilidade garantida.
      Se der errado, é barato para consumo baixo.

      Cola em mim que é sucesso. :D

    3. Sua universidade não tem um sv? Fala com o pessoal de TI que eles podem hospedar isso.

    1. Já deliberamos essa e outras alternativas ao grupo para assinantes no Facebook, mas o povo prefere algo que não seja em tempo real (pra te falar a verdade, eu também).

    2. Já deliberamos essa e outras alternativas ao grupo para assinantes no Facebook, mas o povo prefere algo que não seja em tempo real (pra te falar a verdade, eu também).

        1. https://slack.com/

          Um sistema de mensangens em tempo real para grupos. Bastante utilizado por equipes de desenvolvimento de software, mas pode servir para qualquer tipo de grupo.

  14. Alguém por aqui realmente gosta de fórmula 1? Ou parou de assistir quando o Senna morreu?

    Que acham da situação atual? Com as mudanças de regulamento programadas para 2017, vcs esperam uma melhora na categoria?

    Quais as avaliações da dupla brasileira nesse ano de 2015?

    1. Eu costumava assisit junto com meu pai nas manhãs de domingo. Isso há uns 7~8 anos. Vivenciei o lamentável: Hoje não, hoje, hoje não… hoje sim; hoje sim?!

      1. Isso foi um negócio tragicômico. Nesse mês ai, o rubinho deve ter ganhado o poster de funcionário do mês. Aquilo o degradou bastante. Ele até deu a volta por cima naquela temporada de 2009, mas perdeu pra si mesmo…ai complica. Ele foi bom piloto, mas teve uma estratégia errada na carreira ao tentar entrar no oba oba da globo, falando pra todo mundo que seria o novo senna. Ai já viu ne…a pressão popular foi gigantesca e ele se perdeu psicologicamente. Fez boas corridas no ano de estreia dele na f1.

        Aliás, o rubinho estreou o programa de carros dele no SBT, mas o programa ficou em segundo lugar na audiencia…uahuahuhaua. Piada pronta.

    2. Até assisto mas só porque estou de bobeira no momento. Entendo nada do que tá acontecendo (o que faz a pista ser interessante, o carro e o piloto bons, etc.) então nem tenho prazer.

      Com outros esportes, que sei a mecânica de funcionamento a dificuldade de certas ações (tênis, futebol, natação e vôlei) tenho mais graça.

      1. É uma pena. Eu já sou o contrário. Entendo situações de pista, estratégias, tempo de duração dos pneus, consumo de combustível de acordo com os tempos de voltas, etc….realmente gosto, independente de pilotos brasileiros.

    3. Bom, eu vejo o pessoal reclamando que “é preciso dar um jeito na F1” desde que me entendo por gente. Comparando com os anos de Schumacher+Ferrari, até acho que hoje não está tão ruim.

      A perda de audiência se dá em partes por concorrência mesmo. Acho que a Fórmula 1 por muito tempo foi um dos poucos eventos de esporte com apelo mundial e teve seu auge. Hoje tá todo mundo ligado em NASCAR, NFL, Champions etc.

      Eu por exemplo to mais interessado no mundial de F1 virtual: http://bit.ly/1NiOZk9 (tem brasileiros bem posicionados)

      .E o Nasr está bem, grande chance de ir pra equipe grande nos próximos anos.

      1. A perda de audiência, na minha opinião, acontece devido a ter uma equipe predominante por muito tempo. Isso ocorreu com ferrari até 2009, depois com a redbull até 2013 e de 2014 pra cá a mercedes ganha até treino de férias que não vale absolutamente nada.

        O povo tá gostando mais desse tipo de esporte mesmo, mas acho que isso é retrato do forte apelo em redes sociais que esses esportes tem. Coisa que a formula 1 começou com mais intensidade apenas nesse ano.

        Já se iniciou a janela de rumores pro ano que vem. Cogitam nasr na williams no lugar de bottas. este iria pra ferrari no lugar do raikkonen que viria a se aposentar no fim do ano.

        Mas tudo especulação ainda.

    4. Assistia quando era criança, com meu pai, com muito entusiasmo. Depois foi perdendo o interesse sim, sem o Senna. Depois passei a ver outras corridas, com a chegada da TV a cabo na ESPN, e gostava tb. Mas, sei lá, com o tempo fui perdendo o interesse por carros de um modo geral, já q aqui nossa indústria parou no tempo… Agora passou a ser novamente interessante com aqueles projetos de carros autômatos, mas ainda sim, e por morar em SP, os carros são um baita problema e se eles ficassem restritos às corridas, ok, mas não, estão por toda parte… E, sei lá, depois q eu vi aquele documentário sobre o Senna, eu tb vi q o Senna q conhecíamos via Rede Globo era outro, o cara era rebelde, questionador e peitava os fodões da FIA. A Globo nunca mostrou isso… Depois disso me senti meio q parte de uma fábula, de coisa orquestrada, e não de uma coisa real…

    5. Eu era um fã assíduo de Fórmula 1, até assistir várias decepções, mas uma em particular foi aquela temporada em que Massa, ainda na Ferrari, deixou sua dupla, o Raikkonen, passar nos últimos metros para ganhar uma corrida. Isso me enojou demais, fazendo eu deixar de assistir.

      Ultimamente tenho voltado, mas nao com os mesmos olhos, é mais pra ver o que mudou de lá pra cá, meio com olhar de curioso que nunca assistiu (até pq de lá pra cá mudou varias regras importantes)

      Hoje sou fã de automobilismo praticamente só no videogame.

    6. Eu era um fã assíduo de Fórmula 1, até assistir várias decepções, mas uma em particular foi aquela temporada em que Massa, ainda na Ferrari, deixou sua dupla, o Raikkonen, passar nos últimos metros para ganhar uma corrida. Isso me enojou demais, fazendo eu deixar de assistir.

      Ultimamente tenho voltado, mas nao com os mesmos olhos, é mais pra ver o que mudou de lá pra cá, meio com olhar de curioso que nunca assistiu (até pq de lá pra cá mudou varias regras importantes)

      Hoje sou fã de automobilismo praticamente só no videogame.

        1. Os caras ficam meia hora falando, sem legenda em inglês, sendo que tem gente do mundo inteiro assistindo o vídeo deles. Um pouco mais de esforço

    1. esse é o MELHOR video motivacional que eu vi na vida!
      ASUhUASUSAhuASHUhuSA

  15. AEEE!!!
    Estamos por aqui novamente! =D

    To ansioso pra chegada do Win10..
    Acho que esse vai representar muito bem o legado que o WinXP e o Win7 deixaram..

    1. Testei a última build e tá bem legal mesmo. MAS eu ainda não vejo motivos aqui pra tirar o 8.1 do laptop.

    2. O meu parece que está reservado. Acho que vai ser realmente interessante.

    3. Cara, uma dica, o Windows 10 vai ser lançado em lotes, onde cada lote virá melhor e com os bugs corrigidos dos lotes anteriores, então espere alguns dias, até semanas para um sistema mais estável.

      1. q nada! quero participar do primeiro lote de atualizações!
        AShuASuSAHUSA

        =D

    1. Já falaram da Samsung também. Ainda não sei se isso seria bom ou ruim. Se fosse pra melhorar a disputa com a Intel tava de boas, mas tem as futuras CPUs Zen que prometem uma competição mais decente.

      1. Espero que a AMD lance algo bom como a linha Fury de GPU, para fazer a Intel acordar e melhorar os processadores porque já estão alguns anos só focando nos portáteis e esqueceram os desktops.

Os comentários deste post foram fechados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!