Post livre #146

Toda semana, o Manual do Usuário publica o post livre, um post sem conteúdo, apenas para abrir os comentários e conversarmos sobre quaisquer assuntos.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

160 comentários

  1. Alguém mais o celular entrou no horário de verão quando deu meia noite? Levei quase meia hora para conseguir acertar o horário, porque sempre que eu voltava para meia noite jogava para uma hora de novo. Testei colocar outras horas e funcionava, o único problema é por meia noite… Desativei a data e hora automáticos, o fuso automático, pus no modo aviao para o caso de ser algo com o chip e por fim só consegui acertar a hora voltando a data do celular uma semana para trás.
    Minha mãe também me enviou mensagem relatando o mesmo problema.

    1. Ainda estou digerindo essa história porque não sabia que a tecnologia já estava nesse ponto (não sei se realmente está, mas ao que tudo indica…)

    2. Ninguém sabe ainda. As empresas citadas negam veementemente e a Bloomberg bate o pé defendendo sua reportagem. É uma situação rara — geralmente, empresas que são flagradas em casos grandes do tipo tergiversam ou, quando o erro é da reportagem, a correção não demora tanto.

      Acompanhando…

  2. Cogitando em trocar meu samsung por um xiaomi pocophone qdo cair um pouco (bem mais q um pouco, na verdade) o preço dele. Queria um com Android One… então, não sei se vou me arrepender com a escolha como foi o caso do S6 q já não tem mais actualização depois de pouco tempo de uso…

    O que acham?

    1. Vi um grande elogio à duração da bateria e desempenho, mas também algumas reclamações do funcionamento do 4g.
      De uma boa pesquisada nos grupos de Facebook.

      1. hum… esse lance do 4g não vi. vou tentar achar um vídeo sobre. ando evitando facebook, saca? acho q vc pode até deduzir a razão…

        1. Sei sim, estou na mesma. Mas no caso do POCOPHONE aconselho bastante pesquisa é o primeiro produto de uma marca nova, então problemas podem surgir.
          Mas ser quer att constantes não aconselho miui. Tenho um mi5 que peguei com Android m e já estou no oreo, mas as atts demoram um pouco

          1. não me importo muito com a demora nas atualizações, contanto q elas aconteçam. tb tenho um pouco de receio. provavelmente o poco phone f2 venha bem melhorado, mas ele parece ser um ótimo aparelho, especialmente levando em conta o preço. meu s6 funciona e bem (apesar da bateria não durar muito e o tamanho estar limitado a 32 Gb), mas tomei desgosto pelo posicionamento da samsung. os caras são MUITO arrogantes com o cliente – inclusive aquele q se dispôs a gastar um pouco mais com os produtos deles.

    2. Ele usa a MIUI, então não é um Android puro. E tem a questão da garantia, que você meio que não tem aqui… Enfim, eu não compraria.

      Não cogita um Motorola One?

      1. poco phone f1 é um nome mais estiloso, né?
        eu vi esse android one e um da lg… farei uns comparativos aqui, mas tava pensando em pegar um mais poderoso pra rodar coisas mais pesadas qdo for o caso. vou continuar cogitando por aqui. e, cara, não pode ter medo e ficar pensando em garantia… nada é garantido nessa vida. pode ser q ano q vem a gente perca todas as garantias fundamentais… então vai dar na mesma.

      2. eu queria um com sensor monocrhome para fotos puras em p&b, mas eles são caros demais (até os modelos mais antigos ainda são). aí nem importaria com o android one; poderia ser symbiam…

  3. jogando CS:GO e usando o apelido+#ELENÂO fui expulso de algumas partidas. curiosamente, era expulso através de uma votação. autoritarismo democrático…

      1. Era minoria, mas era expulso por divergir e, principalmente, por ser minoria. Isso não é democrático…

  4. livro esgotado, mas estou recomendo assim mesmo, pq pode ter num sebo ou biblioteca: ‘carrascos voluntários de hitler”, de daniel goldhagen. ele vai contra o q preconiza, por exemplo, a hannah arendt no seu ‘eichmann em jerusalém’, qdo fala da banalidade do mal, mas é interessante ver q, por exemplo, mesmo antes da dominação de hitler, juízes, advindos da democrática república de weimar, se anteciparam, eles próprios, e passaram a tomar medidas eliminacionistas (de judeus, claro) antes mesmo das leis serem destinadas a isso. o futuro é totalmente incerto e, sinceramente, não me espantaria se as coisas ficassem tenebrosas por aqui.

  5. pessoal reclama muito dos correios, mas comprei um celular pra esposa em março e só recebi essa semana. ficou parado na receita federal esse tempo todo. algum funcionário de lá encasquetou q eu deveria pagar impostos mesmo qdo não deveria e simplesmente ignorou decisão judicial favorável. como quem diz: “aqui quem manda sou eu”. pois bem, sinto q essa vai ser a tônica dominante de certas autoridades se a coisa se confirmar como está nessas eleições. eu já discuti com policiais na rua (inicialmente eram dois, depois passou pra 12!) e agora vejo q isso tb não será mais possível…

    1. Não é sobre correios e sim sobre a polícia:
      – Tive meu celular roubado já tem mais de 2 meses… há pouco mais de 1 mês a polícia recuperou o celular (o cara foi preso, mas solto por não ser flagrante).
      Até o momento não me devolveram o mesmo, pois disseram que tem que passar por perícia.
      mais de 1 mês pra fazer essa tal perícia???

  6. tô curtindo muito o telegram do manual do usuário. ainda mais q sai do do tecnoblog!

  7. no outro post livre perguntaram da votação, fiquei mais de 1h na fila. Fiquei no lucro, minha mãe ficou 3h e um conhecido mais do que isso, ficou até depois do horário da votação rs

    1. Enquanto não houver plano fidelidade, tudo certo
      Por exemplo, assinaria essas coisas de séries só no mês de morgação

    2. Será por isso que a Warner acabou com o Dramaferver? Do nada encerrou as atividades sem avisar.

      Ou estou confundindo Time Warner com Warner bros. ?

      1. Time Warner era o nome da corporação que controlava todas as outras “Warners”, Warner Bros. inclusa, e mais algumas outras grandes empresas, como a New Line e a CNN, e a AT&T comprou a Time Warner inteira. Logo após a aquisição, a AT&T rebatizou a Time Warner, que agora se chama WarnerMedia (assim mesmo sem espaço).
        Certamente partiu da AT&T a ordem pra encerrar essa empresa que você citou.

  8. Ontem embarquei numa pequena aventura (pelo menos para a minha pessoa).
    Tenho um Xiaomi Mi5 há 2 anos, que tem um snap 820. Como tal, gasta muita bateria. Nesses 2 anos, a qualidade da bateria reduziu, como é comum, o que piorou a situação.
    Resolvi comprar uma nova no aliexpress, que chegou ontem. Fiquei ansioso com a troca, procurei vídeos o youtube e consegui fazer a troca sozinho (nunca tinha aberto um celular na vida).
    Até agora está tudo certo, aparelho está ótimo e a duração da bateria quase dobrou.

    1. queria trocar a do meu samsung s6, mas vi a trabalheira q ia ser, desisti. o seu foi só desparafusar ou tinha q tirar cola tb? e, de todo modo, esse aparelho entrou em disputa judicial e não vou mexer nele por enqto. mas se não der em nada, acho q farei a troca… mas tenho receio de fazê-la e estragar tudo. tenho muita dificuldade (e zero paciência) com objetos muito pequenos de manipular.

      1. Eu tive que usar uma ventosa para retirar a capa e depois desparafusar a capa interna, porém havia na cola na bateria sim. Tentei retirar igual eu vi num vídeo tutorial no youtube, mas a ponta da cola arrebentou e não consegui tirar tudo, tive que forçar a retirada da bateria (confesso que nesse momento me arrependi de tentar fazer sozinho). Mas depois consegui tirar e bastou colocar a cola novamente e encaixar a bateria nova.

        1. Espero não pegar um voo com você, haha!

          Falando sério, isso é muito perigoso. Às vezes pode até parecer que deu certo, mas algum detalhe ou descuido mínimo que passou batido resultar em problemas graves no futuro.

          1. minha mãe falava q ligar o vídeo game na tv por muito tempo estragava a imagem…

  9. Falando em apps android, estou com quase 30 reais de créditos de pesquisas. Alguma sugestão de app pago? Só gastei com um de podcasts

  10. Alguém saberia indicar um texto mais técnico que explique como funcionam os bots das redes sociais e de mensageiros instantâneos?

  11. Irei para São Paulo em dezembro e terei uns 2 dias livres. To aceitando sugestões de lugares para comer/beber

    1. Se você gosta muito de cerveja, acho que o Empório Alto de Pinheiros é um lugar bem legal….tem várias torneiras que eles trocam regularmente. É uma variedade infinita de cervejas.

      Além disso, tem outros locais especializados em cerveja na região, como o Delirium Cafe, Goose Island Brewhouse, etc…

      1. Não sabia que tinha Delirium em SP. Sempre quis experimentar porque acho as garrafas lindas

        Redescobri que gosto de cerveja recentemente aproveitando umas promoções pra conhecer coisas novas, então as dicas são válidas

    2. se vc vier pro baixo augusta, tem pop vegan e animal chef no caminho. depois é só bebedeira, zoeira e atirar garrafas nos motoristas q ousarem passar por lá.

        1. sim! tem almoço à tarde e pizzaria à noite. a pizza é boa demais, mas o preço é só justo. o almoço q é baratinho. no animal chef o preço é justo, mas mais próximo do barato. e é tb uma delícia. sugiro o dark melt, com batatas e alguma bebida da sua preferência.

          1. vou almoçar nesse pop na segunda feira, certeza
            achei o preço do rodizio muito bom também

          2. almoço de segunda é 10 mangos apenas. mas tem fila. provavelmente estarei nela.

          3. Sim! Passa lá, inclusive, pra ver essa modernidade da arquitectura paulistana chamada IMS.

          4. vi um hamburguer de jaca desse animal chef que parece bom

            legal, valeu as dicas

  12. Fui ao oftalmologista meio sem querer (um familiar tinha horário marcado e não podia ir, aí fui no lugar dele) e descobri que estou com astigmatismo.

    Já fui em algumas óticas e estou achando muito difícil escolher um par de óculos. Disseram que os modelos de acetato, sem aquelas borrachinhas transparentes que pousam no nariz, são melhores, mas nos meus testes achei que deixou meu rosto muito “pesado”. Os mais delicados, de metal, são difíceis de acertar a cor e o tamanho da lente — a maioria é mais retangular e acho que, para o meu rosto, os quadrados caem melhor.

    Alguma dica do pessoal que usa há mais tempo?

    1. Uma dica, não compro o que vem com borrachinhas, pq em algum momento vai bater / entortar e depois será “impossível” colocar no lugar, daí vc vai achar que sempre estará torto, rs.

    2. Bem, uso óculos constantemente há mais de 15 anos, quando a miopia começou a aumentar demais (é praticamente impossível ficar sem as lentes). Como o Frederico já pontuou, se for para uso constante, escolha um modelo confortável.

      Pessoalmente não gosto dessas armações de acetato. As que uso já há uns 10 anos são de metal e sem o aro. As de metal, pra mim, tem o contra de sempre oxidarem (transpiro demais), mas essas sem aro são muito mais leves que as demais. Já usei armações mais pesadas que, com o tempo, acabavam por incomodar (ou até machucar mesmo) e deixar meu rosto marcado.

      No meu caso, essa questão do peso dos óculos conta muito, porque praticamente só tiro para dormir e tomar banho.

    3. Estou usando há uns dois meses e foi relativamente fácil escolher. Comprei o Rayban RB 6375. Minha experiência com armação de metal está sendo boa, sem maiores reclamações. Além de ser leve e confortável, acho bem estiloso.

      Ah, pelo formato da lente, sinto que tenho um campo de visão maior, sem a armação interferir quando eu olho de lado ou pra baixo. Um amigo meu que usa óculos no formato retangular convencional já reclamou disso.

      https://uploads.disquscdn.com/images/492131ffafd95d5a00dfc9f03ed113b33c52667f8d1de0ef62eb05e1366f9465.png

    4. sempre achei legal usar óculos, mas q única vez q isso me foi recomendado (qdo fiz exames médicos para um estágio), não era necessário na verdade. e, de quebra, fizeram com o grau errado. eu curtia muito de ficar parecido com meu primo, especialmente usando touca e óculos. coisa de moleque, claro.

  13. O pocket ganhou uma atualização muito interessante de vc poder ouvir os artigos salvos, testei e funcionou muito bem, já testaram? se sim, o que acharam?

    1. Só testei, achei bem natural — em inglês, pelo menos. Mas o que mais gostei foi no tapa visual. Ficou bem mais limpo. Pena que o texto alinhado à esquerda só está disponível no plano pago.

      1. eu voltei pro pocket agora porque o instapaper ficou pago, outra vez.

        Estou satisfeito…

    2. Isso foi no mobile somente? Abri aqui o site no pc e não me pareceu nada diferente

      1. não sei dizer, já que quase não uso a versão desktop, mas no mobile funciona

  14. Só queria dividir com vcs esse app sensacional para android:

    Com as palavras do gizmodo: As telas de celular estão cada vez maiores e mais difíceis de alcançar com o polegar. Se você sofre com isso, uma boa opção é o Reachability Cursor. Funciona assim: passe o dedo por uma das bordas da tela; um controle vai aparecer; com ele, você consegue comandar um cursor na parte mais alta do visor e clicar em coisas sem precisar levar seu dedo até lá.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.niftyui.reachability

    E aproveitando, quais apps vcs de utilidade vcs mais usam/gostam/conhecem? como o que eu citei acima.

    1. Interessante. Mas acredito que todo smartphone com telas maiores tenha aquele recurso de “encolher” a imagem para um tamanho amigável ao polegar, não?

      1. tem sim, o meu inclusive, mas quase nunca consigo ativar, fora que para isso tenho que segurar o celular de outro modo ou usar a outra mão, o que é contra intuitivo, diferente desse aplicativo que só arrastando a tela da lateral consigo mexer na parte superior

        1. Nunca tive problemas em ativar esse modo no meu. Pelo contrário, as vezes ativo até meio sem querer. Costumo usar muito, já que resolvi experimentar um aparelho exageradamente grande.

        1. Ative nas configurações: Configurações -> Configurações Adicionais -> Modo para uma mão.

          Depois, deslize o dedo da tecla Home (quadrado meio redondo) para a tecla menu ou da tecla Home para a tecla voltar.

          A imagem será encolhida e alinhada, respectivamente, à esquerda ou à direita, dependendo de pra onde vc desliza.

          1. Capacitivos, eu presumo. É só deslizar o dedo neles. O meu também tem os botões capacitivos logo abaixo da tela.

          2. Acabei de testar no meu aqui. Alterei da esquerda pra direita várias vezes seguidas e funcionou de boa.

            Talvez possa ter relação com a velocidade do deslizar…

          3. Desativei o “tocar no botão início para voltar à tela inicial” e consegui reduzir, valeu.
            Agora ativei o botão e estou conseguindo utilizar, é questão de jeito mesmo.

    2. Que.. engenhoso.

      No iOS tem o “reachability”: dois toques no botão Home do iPhone e a tela inteira cai pela metade, facilitando alcançar os elementos do topo da interface. Uso bastante.

      1. Seria legal se tivesse isso pra android, no meu celular (Samsung Galaxy A9 PRO) eu consigo fazer isso, mas tenho que ir do topo, o que faz mexer totalmente a mão, e se for pra isso basta ir aonde quero chegar, aí acabo nem usando.

    3. Tentei utilizar aqueles taskers afins e desisti antes mesmo de configurar. Acho que não uso nada assim no android

      1. eu cheguei a comprar quando tinha root no meu antigo celular, mas achei muito confuso e desisti.

Os comentários deste post foram fechados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!