Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

“Ok Google” passa a funcionar em português do Brasil

A ativação do Google Now por um comando de voz (“Ok Google”), antes exclusividade do Moto X, agora está disponível para qualquer Android capaz de rodar o assistente do Google. Segundo o Felipe, no Giz, os comandos por voz a partir de qualquer parte do sistema vêm com a versão 3.5.15 do app Pesquisa Google.

Fiz alguns testes em um Nexus 4 atualizado e, pelo menos aqui esse “qualquer parte do sistema” ainda não está disponível — no do Felipe também não. A ajuda diz que essa capacidade é restrita aos “falantes de inglês nos EUA”. Existe a possibilidade da documentação estar desatualizada — e fica a esperança de que seja o caso e, com o tempo, a ativação do comando em qualquer tela/app funcione com o português também.

Com o Google Now Launcher ativado, consegui usar o comando “Ok Google” a partir da tela inicial também, somando-se ao próprio Google Now. É pouco? É, mas já é alguma coisa. Saudades de programar o despertador falando com o Moto X

Dica do @gilbras. Valeu!

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Muito bom ser liberado para qualquer celular.

    Ghedin, uma dúvida, que defeitos são esses no vídeo? O que aconteceu?

    1. Saulo, suspeito que tenha sido um adaptador de cartões de memória > USB que usei para transferir os vídeos ao PC. Foi a primeira vez que usei ele — e se for isso mesmo, a última.

      Durante a edição achei que fosse algum probleminha com o editor. Não era :-/

  2. Ghedin, para quem usa o Nova Launcher o comando de voz “OK GOOGLE” está disponível em qualquer tela, exceto a tela de bloqueio. No meu Nexus 4 funciona perfeitamente.

    1. Legal, Bob! Parece que o Apex também tem suporte à hot word em qualquer tela. Se ainda usasse Android no dia a dia gastaria um tempo usando um desses dois launchers; é tanta coisinha pequena porém legal que eles têm!

  3. Uma função que já vi em um celular Nokia de R$ 100,00 do meu avô e que até agora não achei um app no Android: algo que fale as horas em português através de algum comando no botão do fone de ouvido.
    Fico sempre na espera do Google Now fazer isso. :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!