Foto: Shutterstock

O que tem na sua mochila, Paulo Barba?


29/5/17 às 20h36

Foto de Paulo Barba.

Paulo Barba é Publicitário, Filmmaker e Youtuber. Tem 10 anos de experiência com trabalhos focados em criatividade e viaja produzindo filmes e vídeos com apenas aquilo que cabe na sua mochila. Além do canal Barba Sou Eu, é colaborador do Tecnoblog e responsável por dois documentários sobre os bastidores do mercado de tecnologia feitos para a Asus: FENÔMENO Z – Bastidores do Zenfone 2 e Z3NBRASIL – Os bastidores do Zenfone 3.

Eu resolvi mostrar um “setup” mais básico: é praticamente o que eu levo nos eventos de tecnologia em que eu preciso fazer um bate e volta para SP ou em qualquer outra cidade. [Barba mora em Fortaleza, no Ceará]. Ano passado eu levava uma pilha de câmeras, mas com muita prática e celulares cada vez mais evoluídos, hoje dá para fazer sim tudo em um smartphone, tanto foto como vídeo. Lógico que nunca vão substituir as câmeras profissionais, mas dá para confiar em algumas produções.

  1. Mochila: Nvidia Tessel Jet Back. Essa mochila eu tive muita sorte de conseguir, foi durante uma visita ao novo headquarter da própria Nvidia. Ela é bem básica, não tem tantos bolsos internos, de fato é praticamente um espaço para notebook, outro para tablet e o resto você coloca o que quiser. O legal é que sempre que eu estou num lugar com ela, em algum momento, alguém vai comentar “pow que mochila dahora”, e isso meio que vira até motivo para alguém puxar assunto. Eu gosto demais dela, além de ser muito estilosa, nunca vi ninguém usando uma.
  2. Chaveiro: Mini figure Darth Vader. Aqui não tem muito o que falar, é minha paixão por lego somada à minha paixão por Star Wars.
  3. Asus Chromebook Flip C100PA. É o meu gadget favorito hoje, eu levo ele principalmente para consumir conteúdo e escrever o roteiro dos vídeos. Aplicado no Chromebook tem uma skin de mármore do site DecalGirl. Como ele é um flipbook, é nessa função que eu passo a maior parte do tempo assistindo Netflix ou YouTube. Eu estou sempre com ele em viagens ou passeios. Fica aqui minha dica: nunca espere o melhor do entretenimento de bordo, sempre leve seus filmes e suas séries da Netflix salvas offline no aplicativo. Link do meu review.
  4. LG G6 e Zenfone 3 Zoom. Eu estou sempre testando smartphones, então fica até difícil dizer qual o meu principal hoje. Eu escolhi mostrar dois que acredito serem os meus favoritos de 2017 até agora. O LG G6 tem a melhor tela que eu já usei, a câmera grande angular para mim é absurdamente proveitoso, tanto para fotografia como para filmagens. Já o Zenfone 3 Zoom tem armazenamento de sobra e uma bateria monstruosa.
  5. Pebble 2 SE. O Pebble é o melhor smartwatch já criado e será talvez o melhor por muito anos mesmo a empresa tendo encerrado a fabricação do produto. A minha versão é a segunda, porém “SE”, que não tem leitor de batimento cardíaco. Ele é meu relógio inteligente desde a primeira versão, já tive três. Não preciso nem me preocupar em levar o carregador, a bateria dura uma semana, então ele vai na bolsa sozinho sem acessórios.
  6. Manfrotto Pixi Mini. Aqui começam os acessórios que uso para produzir conteúdo apenas com smartphone. A Manfrotto é minha marca favorita de tripés, apesar de eu não ter condições de comprar os tripés profissionais deles. Meu uso é realmente para celular, mas ele pode muito bem ser usado com uma câmera point-and-shoot ou uma mirrorless. Minha escolha por ele é uma soma de portabilidade e super resistência.
  7. Olloclip Pivot. Esse é outro tipo de tripé, mas eu prefiro dizer que é um “handle”. É mais prático de usar, cabe no bolso quando fechado e ainda tem um “cold shoe” caso eu precise montar um microfone em cima. Na maioria das vezes uso ele apenas para dar mais estabilidade filmando com o celular.
  8. DJI Osmo Mobile. Esse cara é incrível! Ele é um gimbal, basicamente um estabilizador eletrônico. Com ele eu posso fazer cenas mais cinematográficas usando apenas o celular — tem muito exemplo disso no meu canal, não adianta só eu dizer, é preciso ver para entender que faz muita diferença na hora de deixar o vídeo mais profissional, mesmo sendo um vídeo gravado com smartphone. A bateria dele dura bem, nunca precisei comprar outra. Foi um baita investimento, confesso que eu poderia sim filmar sem um estabilizador desses, mas usando ele o negócio fica totalmente diferente. Aqui um exemplo.
  9. Trident. Chicletinhos, né? Normalmente eu compro o de melancia ou morango, mas só tinha menta da última vez que precisei.
  10. Samsung Gear 2017. Quem me segue no Instagram sabe que sou um entusiasta da tecnologia 360 graus, inclusive já tive a oportunidade de ir para Taiwan e Índia trabalhar com isso. Hoje eu acho a Gear 360 2017 a melhor câmera para o consumidor que quer fazer as fotos no estilo planetinha. O chato é realmente depender de um smartphone Samsung, mas mesmo eu não possuindo um, dá para usar sim de forma limitada, mas dá.
  11. Fone Audio-Technica ANC33iS. Assim como o Chromebook, está sempre comigo nos voos. Esse fone também me acompanha porque tem um cancelamento de ruído que para mim é suficiente. Não é aquele nível 100%, mas ele já ajuda a diminuir frequências externas para quando eu preciso relaxar assistindo série ou ouvindo música no avião.
  12. Asus ZenPower Pro. A Asus vende no Brasil uma bateria portátil que na minha opinião é a melhor do mercado, pois combina portabilidade e capacidade. No caso essa não vende aqui, mas é o modelo PRO, que além de ter uma entrada a mais para outro dispositivo, possui uma entrada de carregamento rápido, então os produtos que suportam esse padrão carregam mais rápido e eu não passo horas esperando ter uma carga boa para voltar a usar. Ela tem 10.050 mah, dá para carregar os dois celulares que eu levo comigo e ainda sobra.
O que tem na mochila do Paulo Barba.
Clique para ampliar.

Nota da editora 1: Paulo Barba, esse presente que o Asus On Board me deu, não é apenas um cara sensacional como pessoa, mas também como profissional. Tão massa que fez uma sessão de fotos da sua mochila! Vem ver!

Nota da editora 2: “Na mochila” é uma seção semanal do Manual do Usuário que apresenta o interior das bolsas e mochilas de leitores, colegas e amigos. Veja as outras mochilas já publicadas e mande a sua.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês