“Uber files”: Documentos revelam ilegalidades na expansão da Uber e relações secretas com políticos.

O jornal britânico The Guardian obteve acesso a 124 mil documentos internos da Uber, produzidos entre 2013 e 2017, que revelam a estratégia agressiva de expansão da empresa, as táticas questionáveis do então CEO Travis Kalanick e as relações questionáveis com líderes mundiais.

Os chamados “Uber files” expõem com riqueza de detalhes alguns fatos que já eram conhecidos, como a estratégia da Uber de entrar primeiro em cidades e fazer lobby depois. Já valeriam só por isso, mas tem mais: contatos secretos entre Kalanick e alguns líderes mundiais, como o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron — este teria ajudado ativamente a Uber a entrar e se firmar na França.

Os documentos foram compartilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e repassados a outras redações do mundo inteiro. Em outras palavras, teremos mais revelações nos próximos dias.

Resumos no Núcleo (meu) e na Folha de S.Paulo. Matéria completa ao lado. Via The Guardian, ICIJ (ambos em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.