
O impacto da nova política de privacidade do WhatsApp nos downloads dos apps rivais Telegram e Signal foi mensurado. Segundo a Sensor Tower, em janeiro deste ano o Telegram foi baixado 63,5 milhões de vezes, aumento de 283% em relação a janeiro de 2020, e o Signal, 50,6 milhões de vezes, aumento de 5.001%.
O crescimento desacelero nos meses seguintes, a ponto do Telegram voltar ao platô anterior. O Signal, porém, até abril ainda experimentava volumes de downloads acima do patamar pré-2021. No mesmo intervalo, os downloads do WhatsApp caíram levemente — embora no acumulado dos quatro primeiros meses eles ainda superem os dos rivais. Via Sensor Tower (em inglês)
Muito triste que o Signal esteja tomando os rumos que está tomando.
Uma pena que, aparentemente, essas instalações não refletem o número de usuários ativos. Nesse período do gráfico, notei muitos contatos meus migrando para o Telegram (poucos para o Signal, entretanto), mas praticamente ninguém fazendo uso dele de fato.
Quando surgem “concorrentes”, até cair na mão do povo e se tornar o app principal, utilizo as funções secundárias dos mesmos. O Telegram é ótimo por causa dos bots e dos canais, onde tu pode enviar as mensagens com alcance orgânico, enquanto o Signal resolvi utilizar como meu app padrão de SMS.