Banner anúncio do Revelo UP, com o logo do programa e o texto 'Financiamento de curso em tecnologia' à esquerda, a frase 'Investir no seu futuro começa agora' no meio e, à direita, a palavra 'UP' vazada, com uma mulher pensativa no 'U' e um homem fazendo anotações no 'P'.

Uma ressalva ao site Quando vou ser vacinado?

O site Quando vou ser vacinado?, criado por um grupo de voluntários que coleta e acompanha os dados do coronavírus no Brasil, viralizou. Ele se baseia no histórico recente do ritmo de vacinação de cada estado e na idade do usuário para fazer uma estimativa de quando chegará a sua vez de alguém de tomar a aguardada injeção no braço.

Algumas pessoas próximas comentaram comigo seus resultados, e também vi muita repercussão nas redes sociais. Quase sempre, o comentário veio em tom de desalento porque, para os mais jovens, os prazos estimados são de meses, chegando até a 2022. (Até para os não tão jovens; a minha estimativa, neste momento, é de 1 ano e 2 meses de espera.)

A vacinação segue a passos lentos no Brasil, mas há motivos para ser um pouquinho otimista. Conversei com o Renan Altendorf, um dos voluntários do projeto, para entender a lógica da ferramenta. Um detalhe que me chamou a atenção, por exemplo, é que ela se baseia em dados retroativos, dos últimos sete dias de vacinação em cada estado, ou seja, desconsidera futuras remessas de vacinas já contratadas pelo governo federal, como as 138 milhões de doses da Pfizer e da Jansen que devem chegar ao Brasil até dezembro. (Ou assim esperamos.)

Renan confirma essa lacuna: “A gente até queria levar em consideração o que irá chegar, mas tanto em março quanto em abril os cronogramas [de entrega das vacinas] não foram cumpridos pelo governo. Tem um déficit de 20 milhões de doses até momento. E, para piorar, o governo não irá mais divulgar cronogramas, então ficamos no escuro e estamos tentando coletar essas informações diretamente com os laboratórios.”

Ele prossegue: “A gente sempre coloca a fórmula e os dados que foram utilizadas no cálculo. Sabemos que não é a melhor previsão possível, mas estamos acompanhando sempre com os estados e municípios.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. Eu sou médico. Quando coloco minha idade (35), estado (SC) e marco a opção “faço parte de grupo prioritário” o site me diz que devo ser vacinado daqui cerca de 2 meses. Detalhe: fui vacinado em janeiro….

    1. Você vacinou antes porque é médico. Quando ele fala em grupo prioritário é dos que ainda não foram vacinados

    2. Acredito que grupo prioritário no site não esteja incluindo médicos e profissionais de saúde, que já foram vacinados antes dos idosos e demais grupos de risco…

  2. Por curiosidade pesquisei todos os estados minha idade e mencionarem em estimativa prazo inferior a 6 meses, quando no Paraná (meu estado) mencionar 1 ano e 6 dias. Ou aqui está devagar a vacinação ou no Brasil inteiro está rápida.

  3. Eu coloquei como objetivo em minha vida não saber nada mais sobre o andamento da COVID. Já bastam os problemas que eu tenho, isso só faria eu ter mais raiva e tristeza de tudo. O máximo que eu sei é por meio de amigos e – alguns – parentes.
    Não sabia que a coisa estava tão bagunçada assim, não tinha muita ideia. Semana passada conversando com a agente de saúde aqui do bairro, ela me disse que achava que até julho eu seria vacinado. Tenho 34 anos e segundo o site, o prazo para mim é de 3 meses, o que corrobora com o que ela havia me dito. Por qual motivo tamanha bagunça e diferença entre estados? Achava que estava indo tudo mais ou menos igual.

  4. É justamente essa inconsistência do governo com os cronogramas que me faz perder o otimismo, quando vi os meses do meu “resultado” na consulta ao site já imaginei que, na realidade, seria (será) um tempo maior. Mas, na real, se vacinarmos os 80 milhões do grupo prioritário (ou seja, 160 milhões de doses) consigo criar alguma esperança de que serei vacinado em um tempo menor.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!