Lula revoga processo de privatização do Serpro e Dataprev.
Uma das maiores aberrações da era Bolsonaro, a tentativa de privatizar o Serpro e o Dataprev, foi revogada por Lula em um dos primeiros atos do novo governo.
Por meio de despacho, o presidente recém-empossado determinou a revogação dos “atos que dão andamento à privatização” de armazéns e imóveis da Conab e de seis estatais — além das duas já referidas, o despacho menciona ainda os Correios, a EBC, o Nuclep, a Pré-Sal Petróleo e a Petrobrás. Via Diário Oficial da União.
órgãos públicos se estiverem fazendo um bom serviço não deveriam mexer no time que tá ganhando! isso é fato! mas Correios deveria sim ser privatizado faz tempo, nesses últimos 4 anos que deram uma melhorada! eles lucraram milhões e milhões, e mesmo assim prestam um péssimo serviço, pelo preço que cobram e seus funcionários não recebem o valor justo pelo seu trabalho! ocasionando numa péssima prestação de serviço, como roubos, extravios e danificando a encomenda! conheço varias e varias agencias dos correios em péssimo estado de conservação! alguns locais até insalubre! mas correios lucrando bilhões por ano! sem falar nos péssimos horários de atendimentos! eu até tava imaginando alguém de dentro dos correios sabotando tudo apenas para poderem privatizar, pois não tem logica essa empresa lucrando tanta grana em cima do povo trabalhador e cometer tantos erros de todas as formas!
Eu tenho experiências muito boas com os Correios e péssimas com transportadora privada. Volta e meia vendo pela Olx (que entrega as coisas pelos correios). O comprador recebe o produto em 3 dias. Eu acho esse tempo razoável. Comprei uma lava louças pra minha irmã e a TNT demorou, apenas, 35 dias para entregar.
Com o tempo, até aprendi a aceitar que algumas privatizações (ou concessões) fazem sentido dentro de um plano, um propósito. Definitivamente, não é o caso de Serpro e Dataprev.
Primeiro pelo fato dessas serem estratégicas pra o povo brasileiro, lidando com dados sensíveis da nossa população. Segundo, do ponto de vista da economia, não há lógica em privatizar serviços que o Estado já faz muito bem e provavelmente seriam mais caros se contratados como não de obra privada.
Acrescento o terceiro ponto, este muito caro a quem defende privatizações: várias dessas empresas — incluindo o Serpro — tornaram-se lucrativas nos últimos anos. O mesmo com os Correios. E a Petrobrás.
Fico me perguntando qual o argumento para privatizar um negócio que, não bastasse não dar prejuízo ao erário, ainda gera lucro. (Fora o óbvio, né, agradar rentista.)
Eu desisti de ter um bom serviço dos correios, já não espero nada de bom dali. Estou até hoje esperando uma entrega de uma compra que fiz no dia 20 que nem sei quando vai ser entregue (claro que já passou do prazo), é só mais um exemplo no currículo, isso porque foi despachado daqui do lado, Santa Catarina. O que resta é fazer o que sempre faço, escolher outras alternativas de envio, mesmo que seja um pouco mais caro, mas pelo menos vai chegar no dia, e podem me xingar mas estou torcendo pra Amazon ou Mercando Livre (Nunca tive problemas) possam dominar esse mercado de entregas aqui no Brasil.
Nenhuma empresa de logística é livre de problemas pontuais. Não seria diferente com os Correios, não é diferente com essas que você citou. Elas estão disponíveis e concorrem com os Correios — não existe monopólio para a entrega de produtos.
Mesmo dentro da lógica privatista, se Amazon ou Mercado Livre privatizassem os Correios tirariam um rival da disputa, concentrando mercado, o que, sabemos, é sempre o primeiro passo para encarecer e/ou piorar o serviço — muitas vezes, ambos. Por que alguém iria querer isso?
Lembrando de um fator extra: os Correios (salvo engano) é o único com abrangência total no país, sendo possível a entrega de itens a locais ermos no Brasil a um custo baixo, principalmente documentações e correspondências simples.
Enquanto morei em grandes cidades, eu tinha essa mesma sensação, depois de 8 anos morando em uma cidade do interior posso dizer que os Correios são essenciais. Nunca tive nenhum problema no interior e o ‘suporte’ dos funcionários mudaram muito a minha visão do serviço oferecido.
Moro no interior do nordeste e em anos e anos de pedidos via internet (desde 2007, pelo menos) tive pouquíssimos problemas com os correios, e olha que na última década esta empresa teve um grande aumento de demanda e não acompanhou em pessoal, já que a quantidade de concursos realizados foi baixíssima desde então. Quando preciso trazer algo caro, em havendo a opção de trazer via SEDEX, ainda escolho por julgar a melhor opção possível em segurança e principalmente previsibilidade para não passar nervoso como recentemente, onde tive um produto caro meu vindo por uma transportadora e sem saber direito onde minha encomenda se encontrava. Hoje em dia, até o velho PAC tem tido prazos muito satisfatórios pra cá.
Fico feliz que outras empresas tenham surgido e serviços de entrega hoje estão cada vez melhores, a exemplos citados aqui como Mercado Livre e Amazon, que tem feito entregas cada vez mais rápidas inclusive aqui para meu interior. Concorrência e mais opções sempre é bom, mas nem diria que os correios competem com esses, já que é uma empresa cuja existência é garantir o direito que todos possam receber e enviar encomendas em qualquer lugar do país e só uma Estatal é capaz de garantir isso.
Talvez tenha começado a dar lucro pois iria ser privatizado. Talvez devesse ser política de governo privatizar tudo que dá prejuízo, daí haveria movimentação dentro da empresa para que ela não fosse privatizada.
Houve, sim, um esforço de racionalização/enxugamento de custos recentemente. Por outro lado, a explosão do comércio eletrônico nos últimos três anos deve ter contribuído também.
Que tristeza. Espero que o país retome em 4 anos o caminho de crescimento e que não sigamos em direção a uma outra década perdida…
Tristeza?
chora mais meu amigo gado, aceite que perdeu e dói menos meu camarada!!!
Que alegria! Privatizar ate a CONAB, é um crime contra a populacao
Eu sei que o Novo tem um sentimento de tistreza relativo a isso. Não se preocupe, pois a alegria chegou.
Que seja crescimento sem grilagem, kit cloroquina, golpismo, fantasias anti-científicas, carolagem moralista de segunda, sigilos criminosos e de preferência, sem a venda de meus dados.
ô jeito bom de começar o ano <3 e pnc do bozo!!!
Espero muito que este novo governo arrume esta nossa casa brasileira. E que os dados na mão do governo não saiam da mão do governo (e nem sejam roubados ou hackeados… err… perae…).
Bom 2023 Ghedin e cia!