Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Ghost 5.0

O Ghost 5.0 foi lançado nesta segunda (23). Trata-se de um publicador para a web (CMS) focado em sites profissionais.

As novidades da nova versão são aperfeiçoamentos, na realidade: planos pagos personalizáveis, múltiplas newsletters, ofertas especiais, segmentação detalhada da audiência e analytics expandido.

O Manual do Usuário usa WordPress, que nos últimos anos tem expandido sua área de abrangência e deixado meio de lado os usuários interessados no formato blog/texto.

A proposta do Ghost, que segue independente, sem investidores externos e abrindo todo o seu código, é atraente e parece que está funcionando: a receita gerada por gente usando o Ghost quase quintuplicou em 2021. Via Ghost (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

4 comentários

  1. Olha, eu instalei uma instância do ghost numa máquina que tenho para rodar um protótipo de blog. Achei simplérrimo (eu não manjo muito dessas parada, mas sou metido). Levou um dia para entender como funciona essas coisas de dominio, proxy reverso e o escambau e um dia para seguir um tutorial e botar no ar. Achei a experiência demais e recomendo. Só botei um post lá, tá abandonado… mas é um projeto pessoal que tenho. Se quiserem conferir, só para ver como ficou: https://jecogeo.eu/

    Depois, só de metido, quis meter um Fathom analytics, só para saber se eu conseguia. E foi barbada também.

    Resumo da ópera: não sou blogueiro, não tenho experiência nenhuma com isso nem versado em TI. Mas sempre quis um blog. E realmente me pareceu que o Ghost é bem legal. Só para reforçar :D

  2. Pra mim, o wordpress esqueceu totalmente os blogueiros. Principalmente se tu considerar o wp.com, ao criar uma conta, nada te leva a crer que tu vai conseguir fazer um blog clássico, com arquivos, etc.

    Ele é totalmente focado em criar um web-site, com uma interface complexa. Eu sinto que preciso de treinamento pra usar. Acho que eles talvez estejam deixando isso para o Tumblr, que pertence ao mesmo grupo..

      1. Puxa, eu não tinha idéia que estavam forçando o novo editor tanto assim no “server” também. O na descrição do plugin diz que ele vai ser mantido até o final de 2022 ou enquanto for necessário. 🤞 pra ti!

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário