A finlandesa polonesa CD Projekt Red levou sete anos para finalizar Cyberpunk 2077, seu ambicioso jogo futurista, e… parece que faltou tempo. Tanta gente reclamou de falhas no jogo que a Microsoft incluiu um alerta em sua loja dizendo que “os usuários podem ter problemas de desempenho quando jogarem este jogo no Xbox One até ele ser atualizado” e a Sony simplesmente o removeu da do PlayStation até uma correção substancial seja lançada. Ambas estão oferecendo reembolsos completos para quem se arrependeu da compra. Via The Verge (2) (em inglês).
Amigos, a empresa não é finlandesa. É polonesa. :)
Miraram no Cyberpunk 2077 e acertaram no GTA
Me veio uma coisa a mente.
Se o criador tivesse feito um projeto estilo “crowdfunding” + “contribuições” desde o começo, assim liberando o jogo para testes para quem pagou por ele, e com isso fazendo um mundo aberto que todos pudessem ajudar a fazer um jogo melhor, será que ele conseguiria?
Tem um jogo que de vez em quando puxo que se chama “Proton Bus Simulator” que o sistema é nesta linha: você paga para ter funções a mais – e ajudar os desenvolvedores, algo que ele sempre deixa bem claro como funciona desde o começo – e com isso a pessoa pode jogar o jogo mesmo em um estágio que para alguns pode ser considerado “básico” para alguns, mas ao mesmo tempo se sentir contribuindo com um projeto que pode ser maior.
Mas pô, a CD Projekt não é uma empresa “indie”, ela já desenvolveu o consagrado The Witcher 3 e também é dona da GOG, loja de jogos sem DRM. E tecnicamente as pré-vendas do Cyberpunk acabam sendo esse crowdfunding, já que começaram bem cedo até.
E falando na GOG, a CD Projekt ainda se meteu em outra polêmica, a loja removeu o jogo ‘Devotion’, sem dar muitas explicações, jogo que inclusive foi removido da Steam já, provavelmente por uma parte que zoa o *cof cof* ditador *cof cof* Presidente Xi Jinping de “ursinho pooh”: https://www.theverge.com/2020/12/16/22178453/gog-devotion-cancels-release-cd-projekt-red
Ah, eu tava por fora. Obrigado.