CloudFlare substituirá CAPTCHAs por chaves de segurança USB tipo YubiKey

“O dia de hoje marca o início do fim dos hidrantes, faixas de pedestres e semáforos na internet.” Com esta frase bem humorada, a CloudFlare anunciou sua investida para acabar com o CAPTCHA, aqueles desafios visuais que muitos sites exibem para evitar tráfego artificial por robôs.

A solução encontrada pela CloudFlare foi usar chaves confiáveis físicas, como as YubiKeys. Em vez de clicar nos quadrantes de uma imagem em que há semáforos, basta inserir a chave numa porta USB. Se a sua chave tiver suporte a NFC, encostá-la no celular também funciona.

A CloudFlare criou um site para demonstrar a funcionalidade. Testei com uma YubiKey 4 e funcionou muito bem.

A CloudFlare estima que a humanidade perde o equivalente a 500 anos por dia resolvendo os CAPTCHAS visuais de empresas como Google e hCaptcha. Apesar do preço proibitivo das YubiKey e similares por aqui (~R$ 500), tomara que a moda pegue. Via CloudFlare (em inglês).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. Se funcionar com os SoloKeys, projeto de hardware livre (já tive um e perdi). Os preços são bem mais acessíveis.

  2. Provavelmente, em algum momento futuro bem próximo, eles devem implementar uma nova solução, com base nos nossos smartphones, usando biometria ou Bluetooth

  3. “… estima que a humanidade perde o equivalente a 500 anos por dia resolvendo os CAPTCHAS visuais …”

    Tão ligados que isso é trabalho de graça, né? Nunca corri atrás pra confirmar, mas me parece muito óbvio que as empresas, especialmente Google, usem esses captchas pra treinar IAs e identificar imagens obtidas no Street View, por exemplo.

      1. Exatamente… O Captcha tem essa função: usar nossa capacidade humana de percepção para treinar IA!

      2. Usava, né? E era antes do Google comprar o reCaptcha. Faz uns bons anos que o reCaptcha não exibe mais palavras; trocou elas por imagens, para treinar seus algoritmos de visão.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário