Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Microsoft anuncia computador ARM e novidades no Windows 11 na Build 2022

Dois computadores Project Volterra empilhados, ligados a dois monitores grandes com um mouse e teclado à frente. Vista frontal do setup.
Foto: Microsoft/Divulgação.

A Microsoft aproveitou a abertura da Build nesta terça (24), sua conferência anual para desenvolvedores, para anunciar algumas novidades. O destaque foi o Project Volterra (foto acima), um computador desktop, parecido com o Mac Mini da Apple, movido por um processador ARM, um modelo não especificado da Qualcomm.

Junto ao Volterra — que ainda não tem data de lançamento nem preço —, a Microsoft anunciou versões nativas para a arquitetura ARM das suas principais ferramentas de desenvolvimento, como Visual Studio 2022, Windows Terminal e Windows Subsystem for Linux.

Para o Windows 11, o destaque foi a opção de restaurar todos os aplicativos a partir da Lojas do Windows. Outra boa novidade — para desenvolvedores, mas que será aproveitada por usuários finais — é o fim da lista de espera para publicar aplicativos Win32 (“clássicos”) na loja. E até o fim de 2022, desenvolvedores poderão publicar widgets atrelados a seus aplicativos.

Os aplicativos do OneNote serão unificados em uma nova versão modernizada.

O Edge, navegador baseado em Chromium da Microsoft, terá melhorias em desempenho e no suporte a aplicativos web (PWA). Via TechCrunch, Windows Central, Microsoft (2), OneNote (todos em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário