Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Para conter spam telefônico, Anatel revoga gratuidade de ligações de até três segundos

Em reunião extraordinária na terça (21), o Conselho Diretor da Anatel revogou a gratuidade para ligações de até três segundos. A medida é mais uma para inibir o uso e o crescimento do telemarketing abusivo, principalmente das ligações feitas por robôs.

Na mesma reunião, a agência baixou a “Guilhotina Regulatória” e revogou 44 resoluções, ou 16% das 280 que estavam vigentes, a fim de simplificar e atualizar o arcabouço regulatório do setor. Via Anatel.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

7 comentários

  1. Eu sempre tive preconceito com o Tiktok, mas ouvindo um podcast sobre alguns bons conteúdos nessa rede, resolvi dar uma chance. Criei a conta e cadastrei meu telefone para 2FA. Daí então tá um inferno. Não paro de receber essas ligações de poucos segundos. Já bloqueei uns 20 números e não adianta.
    Espero que essa lei entre logo em vigor.
    Quanto ao tiktok, não vale a pena o constrangimento de tanta baboseira que tem.

  2. Lembrei da era pré smartphones, que a vizinhança só se comunicava com ligações de 3 segundos.

    Fulano liga e fala: “Vem pra cá hj?”
    Daí o outro liga e fala: “Sim, to saindo”

  3. Trabalho em uma empresa de cobrança e aqui isso não vai mudar praticamente em nada, só vai aumentar o “custo por fazer negócio”, mas a empresa vai mudar a estratégia de cobrança ou ligar menos? Claro que não.

  4. Sou bem cético a todo esse aparente movimento AntiSpam da Anatel. Não acredito que estão fazendo isso por serem bonzinhos ou por estarem do lado dos consumidores.

    Essa enxurrada de ligações de spam com certeza já está gerando mais prejuízos do que lucro para as teles e talvez até inviabilizando negócios legítimos.

    1. O ponto é pensar que já estamos próximos da época eleitoral.

      Geralmente nesta época explode spam e contatos irregulares. Bloqueando agora já ajuda bastante a evitar bagunça.

      Em Itapevi mesmo está tendo outro de problema: os “jornais apócrifos”. O Elvis Cezar, prefeito de Santana de Parnaíba, infestou a cidade de Itapevi com uma renca deste tipo de jornal.

  5. eu já tinha escutado falar dessa regra, mas não sabia que ainda estava em vigor.

    espero que isso ao menos amenize as ligações

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário