Dois meses após entrar no ramo de podcasts nos Estados Unidos, a Amazon repete o movimento no Brasil. A oferta de podcasts fica dentro do Amazon Music, ou seja, é similar ao Spotify. Outra semelhança é a presença de podcasts exclusivos. O primeiro — e único, mas não por muito tempo — é o A música do dia, em que o jornalista e músico Nelson Motta apresenta 101 músicas que marcaram sua vida. Via TechTudo.
4 comentários
Participe
- Órbita
- Fórum de debates — dúvidas e links
- PC do Manual
- Serviços web baseados em software livre
- Mesa de trabalho
- Mostre a sua mesa. Veja todas
- Mochila
- O que tem na sua? Veja todas
- Celular
- A sua tela inicial. Veja todos
Para assinantes
- Linkding
- Gerenciador de links e favoritos
- Miniflux
- Agregador de feeds RSS
- Readeck
- Salve textos da web para ler offline
- Assine o Manual
- A partir de R$ 9/mês ou R$ 99/ano
Consumismo
Compre nas respectivas lojas usando os links do Manual e reequilibre seus chakras — o site recebe uma pequena comissão que não altera o valor que você paga:
E essa moda de fazer podcast exclusivo? Ai… Ai… Pior que se eu administrasse uma plataforma do tipo, seguiria por esse caminho também. ?
O que era para ser algo aberto e descentralizado está se tornando exclusivo de plataformas fechadas. Alguém acha que daqui a alguns anos sobrará mais do que mero resquício da Web que conhecemos?
O mais estranho nessa transformação dos podcasts é que é um modelo híbrido, né? Tem uma parte super descentralizada e democrática, uma espécie de YouTube misturado com blogs, e outra, nascente nessas plataformas fechadas, que emula o modelo dos estúdios de cinema/canais de TV/Netflix, com produções caras, profissionais e exclusivas.
Acho que o modelo aberto deve permanecer, afinal é um conteúdo gratuito que os apps como Spotify e agora Amazon Music podem explorar para ganharem espaço, mas, no geral, não tenho ideia de como o ecossistema de podcasts estará daqui a cinco ou dez anos.
Eu acho o que vai acontecer é exatamente por aí, vai acabar emulando o esquema de produção de conteúdo que acontece no audiovisual mesmo: os independentes, as grandes empresas, o setor ligado a educação/estado, e por aí vai…