Silhuetas de pessoas usando smartphone com logo do Facebook ao fundo.

Não, o Facebook não boicotou a Greve Geral


28/4/17 às 17h58

Na tarde de quinta-feira (27), véspera da Greve Geral, surgiram rumores de que o Facebook estava excluindo o botão Compartilhar de postagens relativas a Greve Geral. Em posts de alguns amigos compartilhados apenas com amigos (os dois bonequinhos que aparecem ao lado da foto do usuário indicam essa configuração de privacidade) por vezes aparecia o botão de Compartilhar, por vezes não. Hum, estranho. Conversei com alguns amigos que repararam no mesmo problema, fiz testes com o Facebook de outras pessoas, mas a inconsistência persistia, especialmente na versão desktop. O que aqueles posts sem botão Compartilhar tinham que outros não tinham? No app para Android, não encontrei o mesmo problema: todos os posts só para amigos já não tinham o tal botão de Compartilhar.

Nessa sexta-feira (28), após verificar a mesma inconsistência que eu, a assessoria do Facebook retornou meu pedido de ajuda e disse que se trata de um aperfeiçoamento na plataforma que vem sendo feito desde o início de abril para que os posts compartilhados apenas com os seus amigos não possam ser compartilhados. Ou seja, se você quiser que as pessoas compartilhem seus posts terá que deixar ele público sim ou sim (o mundinho que aparece ao lado da foto indica que o post é público). Antes, até dava para compartilhar, alguns amigos em comuns viam, mas era muito comum aparecer aquele aviso de “anexo indisponível” quando ia para terceiros. Ou seja, praticamente um bug. A assessoria do Facebook garantiu que essa mudança vem sendo feita há quase um mês, em todo o mundo e para todo o mundo, e que deve ser concluída muito em breve. E que não tem relação com greve alguma, não.

Aqui está o posicionamento oficial do Facebook sobre a mudança no botão Compartilhar: “Nós respeitamos a privacidade das publicações das pessoas e estamos sempre procurando melhorar sua experiência no Facebook. Quando alguém faz uma publicação restrita a seus amigos, esses amigos não podem compartilhar esse conteúdo com outras pessoas. Por isso, lançamos uma experiência que deixa isso mais claro para todas as pessoas que estão usando o Facebook”.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês