O que explica a popularidade do MomentCam?

MomentCam: primeiro lugar na App Store brasileira.
Foto: Rodrigo Ghedin.

O MomentCam ocupa o primeiro lugar no ranking de apps gratuitos da App Store e está no Top 10 da mesma lista no Google Play. Desenvolvido pelos chineses da Hightalk Software, por onde passa ele se torna um fenômeno: primeiro na China, depois nos EUA (antes da versão em inglês surgir), sem falar em outros países menores no meio do caminho. Agora, mesmo sem falar o português ele explodiu em popularidade no Brasil.

Atualização: Na página do Manual do Usuário no Facebook, o Pablo indicou uma outra, a Sua foto em Caricatura. Com 24h desde a sua criação, ela já angariou 425 mil curtidas publicando algumas caricaturas e sempre pedindo, nas legendas, “Curta a foto e comente ‘EU'” para escolher um deles e transformá-lo em caricatura. Espero de verdade que esse meio milhão de pessoas descubra de alguma forma o MomentCam.

No Google Play a descrição do MomentCam traz trechos inspirados, como “Venha se divertir com o MomentCam, ele deixará a sua vida diferente” e “Nossa equipe é um grupo de jovens artistas e desenvolvedores com um sonho e corações enormes para trazer alegria e diversão a todas as pessoas do mundo”. Ok, então…

Deixando a filosofia barata de lado, o app é simples. Ele consiste em tirar uma foto, ajustar a posição dos olhos e da boca e escolher um template. O MomentCam traz um punhado de desenhos prontos e mescla a eles a foto recém-tirada, pegando da pessoa apenas o rosto.

É um selfie mais elaborado, uma fórmula que exerce estranho fascínio nas pessoas — é impressionante o tanto de gente compartilhando caricaturas criadas com o app. Talvez a vontade de compartilhar surja da preservação de traços marcantes que tornam reconhecível a caricatura em um template… atraente? Bonito? Divertido?

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

As teorias da conspiração por trás do sucesso do MomentCam

[insert]

MomentCam no Android.
Imagens: MomentCam/Reprodução.
[/insert]

Alguns sites americanos, como o The Next Web, levantaram suspeitas sobre o sucesso meteórico do MomentCam. Ouriel Ohayon, co-fundador da Appsfire, disse à reportagem nunca ter visto algo assim:

“Ou existe alguma coisa que estou deixando passar ou eles estão usando táticas suspeitas para crescerem e obterem reviews positivos — os reviews na App Store norte-americana parecem todos estranhos. Consigo entender por que o app é bem sucedido na China ou na Ásia, mas seu posicionamento nos EUA não faz sentido.”

Não é só nos EUA, é no Brasil e em diversos outros países — o infográfico da Appsfire mostra o MomentCam bem posicionado em diversos lugares. Há umas coisas estranhas, como ele pedir permissão para se manter ativo em segundo plano e ter acesso às informações de ligações (?), mas daí a uma teoria da conspiração…

Instalei o MomentCam para ver como ele funciona. O app é bem feito: rápido, esperto e oferece mesmo uma infinidade de desenhos e opções de personalização. Tudo meio bobo, mas adequado à proposta. E com atualizações generosas que aumentam em muito o acervo de templates, talvez esse parágrafo resuma a fórmula do sucesso.

De qualquer forma, o MomentCam é intrigante. Seríamos nós criançonas que torcem o nariz para doll makers, mas que ficam malucas quando um deles coloca o nosso rosto no boneco? Não sei. Espero que explicações, ou tentativas, surjam aí nos comentários.

Enquanto isso, fique com um desenho meu feito no MomentCam:

Exemplo de caricatura feita no MomentCam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

  1. Ele cumpre o que promete. quanto aos comentários negativos: essa turma deve estar usando celular xing ling e com conexão da TIM (pobre é uma desgraça)….rs… ele não é pesado nem demora para baixar

  2. Curti o app, mas tenho uma sensação de “já vi isto antes”.

    Minha teoria: o crescimento é transgênico, turbinado por algum fandom adolescente asiático que se ramifica através dos Beliebers, dos Onedirectiones, dos Demilovaticos e dos Lirou Gagas em outros continentes do globo.

    Ah, esses asiáticos… tem um site bacanudo de tecnologia à la huehuehuebrbr que está incentivando a instalação de uma faxineira chinesa de intenções duvidosas. Alguns usuários estão avisando que a faxineira não limpa tão bem e ainda mexe no que não deve quando está limpando, mas o site bacanudo apaga este tipo de testemunho.

    Resenhas da Play:

    # Giovani Scatolin 14 de dezembro de 2013
    Ñ sei Ñ sei pq ainda ñ baixei qualquer coisa eu aumento a nota

    # Marcela Oliveira 14 de dezembro de 2013
    Ruim Esse jogo e maneiro mais demora muito para carregar

    # Adriana Ribeiro 13 de dezembro de 2013
    Gigante Demora um ano pra baixar … E o cel.tem que ser so dele

    # Luuh Vaais 14 de dezembro de 2013
    Um c* … nao completa a instalação… toma no cu esse app

    1. Resumiu todos os reviews da Play Store inteira!
      Me divirto quando dou uma passada lá pra ler uns comentários

  3. Fiquei conhecendo o app ontem! A quantidade disso que tem aparecido no inatagram alheio é assustadora rs

    Na sua foto tinha que estar escrito “hipster” ao invés de cool !

    Ótimo texto Ghedin []’s

  4. Quando vira modinha, acaba nisso… Pode ser um lixo mas se todo mundo ta fazendo não vou ficar pra trás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!