Mostre a sua mesa de trabalho #2


7/7/15 às 9h41

Toda semana três mesas dos leitores são mostradas aqui. A premissa é a mesma da série de mochilas, ou seja, compartilharmos dicas, gadgets, acessórios e soluções que facilitem ou tornem mais confortável o trabalho do dia a dia.

Hoje veremos as mesas do Evandro Begati, Matheus Bonela e Luis Oliveira. (Veja essas e todas as demais aqui.) As descrições a seguir são deles próprios, apenas com eventuais correções e adaptação de estilo.

Evandro Begati

Mesa de trabalho do Evandro Begati.
Local: home office.

Tenho um notebook Lenovo, com processador Core i7, 12 GB de RAM e 240 GB de SSD, conectado a um monitor externo LG, de 22″ apoiado num suporte. Todo o conjunto roda Ubuntu 15.04, que utilizo para desenvolver sistemas web em Java e HTML.

Complementando a máquina, encontram-se um par de caixinhas da Logitech e mouse e teclado sem fio da Dell, um dos melhores kits que já comprei. Na ponta direita da mesa fica minha impressora laser da Samsung.

Abaixo do monitor estão meu porta canetas, uma caixa de clipes e meu pen drive do Darth Vader, que é mais enfeite que pen drive.

Matheus Bonela

Mesa de trabalho do Matheus Bonela.
Local: home office.

Minha mesa é bem cheia de coisas, mas tem explicação: ela serve tanto para estudo quanto lazer — e ocasionalmente trabalho, quando preciso fazê-lo de casa. O principal, claro, é o computador: trata-se de um iMac de 21,5”. Gosto de usar um desktop porque não tenho necessidade de mobilidade e um notebook me traria problemas com postura e com exageros — eu acabaria usando o computador onde quer que eu estivesse dentro de casa. Suas especificações, embora não sejam as melhores disponíveis, me atendem bem e ele faz um excelente trabalho em deixar a minha mesa agradável e organizada — e isso conta muitos pontos para mim. Um Magic Trackpad e um Wireless Keyboard completam o conjunto, ao lado do meu iPhone 5s.

Dos dois lados do Mac, fica evidente o meu gosto por música. Do lado esquerdo, um microfone Blue Snowball que uso para arriscar gravar algum cover eventual, e do direito, um iPod classic de 80 GB que me acompanha diariamente. Dos dois lados, caixas de som Edifier R900T. Tenho alguns fones de ouvido mas acho mais confortável ouvir minha discografia do Roberto Carlos nos speakers. Meus vizinhos discordam.

Do lado direito, bem no canto do enquadramento, fica uma TV LED 32” da Samsung que cumpre muito bem o que promete: ser uma tela grande com qualidade de imagem bacana. Uso-a basicamente para entretenimento — jogos, séries e vídeos. Ligados nela, além de um Chromecast, ficam o PS3 e o Wii — sem planos para atualizações por enquanto.

Luis Oliveira

Mesa de trabalho do Luis Oliveira.
Local: CODEVASF.

Sou funcionário público da empresa CODEVASF, um braço do Ministério da Integração Nacional. Como um aspone padrão, minha mesa é bem parecida à de qualquer funcionário de escritório. Tenho um desktop padrão da empresa (meu conjunto é um HP Compaq Pro 6305 SF, com 8 GB de RAM e Placa Radeon), com um belo monitor de 20″. Acredito que é mais que o suficiente para as minhas necessidades, mas não reclamo. Plugados, um cabo USB padrão para recarregar o smatphone (que tirou a foto) e um fone in-ear da Nokia que me acompanha desde 2012 (!).

Carimbos, vários carimbos para todo o tipo de demanda, afinal, nada passa na Administração sem umas três carimbadas e uma rubrica. Trecos e cacarecos como canetas, réguas, tesoura — materiais essenciais para qualquer hora.

Ainda tenho uma apostila, para os momentos de folga/intervalo do almoço. Geralmente levo um livro ou Kindle para aproveitar a ociosidade.

Um fax Panasonic KX-FT932 — isso mesmo, amigos, um aparelho de FAX. Meu objetivo a longo prazo é inutilizá-lo e trocar por um terminal VoIP.

No cantinho esquerdo, há uma bandeja dupla para os trabalhos pendentes/para arquivo, que ajudam muito na organização da mesa (que não é lá esse primor). Um detalhe inusitado é a santinha no meu desktop. Quando comecei a trabalhar, herdei a mesa de um empregado aposentado — incluindo este item. Apesar de não ser muito religioso, uso como adorno de proteção e sorte!


Mande a sua mesa de trabalho

Quer ver a sua mesa de trabalho aqui? Mande um e-mail para ghedin@gmail.com, com o assunto “Mesa de trabalho”, contendo os seguintes itens:

  • Foto grande da mesa. No mínimo em 1440×810, ou seja, proporção 16:9; quanto maior, melhor. Dicas: prefira tirar a foto de dia, com o auxílio do Sol, e se tiver uma câmera dedicada, use-a em vez da do smartphone.
  • Local. Onde fica a sua mesa, em casa ou na empresa/escritório? (Se for no seu local de trabalho, por favor, verifique com seu chefe antes se não tem problema. A última coisa que eu quero é causar a demissão de um leitor :P )
  • Descrição dos itens. O que tem na mesa, por que essas coisas estão nela, o que é legal/se destaca na sua… enfim, explique-a para nós. Em texto corrido, com no máximo 250 palavras. (Use o Word ou Google Docs para não estourar esse limite.)

Assinantes do Manual do Usuário têm dois lugares preferenciais na fila. Digamos que eu receba duas mesas de não assinantes e, depois, duas de assinantes. Mesmo tendo chegado depois, as duas dos assinantes entrarão — a mesa do segundo leitor não assinante ficaria para a semana seguinte.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 comentários

  1. A mesa do Matheus faz chorar de alegria quem sofre de TOC: linda, limpa, arrumadinha, tudo cuidadosamente arrumado… Dá gosto ver!!!

  2. A mesa do Matheus faz chorar de alegria quem sofre de TOC: linda, limpa, arrumadinha, tudo cuidadosamente arrumado… Dá gosto ver!!!

  3. Hoje o tempo nublado e chuvoso daqui de Santos não me ajudou pra uma foto boa. Vou tentar mandar assim que eu conseguir uma boa iluminação.

    Gostei muito das mesas de vocês. Olhando elas a gente consegue ter algumas idéias para a disposição das nossas coisas, ou até como os outros colegas que ficaram interessados em algumas coisas para as suas, como o suporte de monitor do Evandro, que eu também gostaria.

    Sessão muito interessante, Ghedin, assim como a das mochilas! Adoro os seus textos e o estilo do seu site. ?

  4. Muito legal as três mesas! No meu trabalho, tenho um suporte como o do Evandro, muito bom. O Pen drive enfeite poderia virar uma chave, algum acesso específico… bem legal!

    Ao ver a mesa do Matheus reparei no LED, que faz um efeito muito legal. Instalei na minha mesa também, e até fiz um tutorial no meu blog http://www.amtonline.com.br/2011/11/instalando-leds-na-mesa-do-computador.html uma pena que foi em 2011 e hoje já queimou. Me lembrou de refazer o esquema :)

    A mesa do Luis é muito a minha mesa de trabalho! tamo junto! E as impressoras flutuantes são as melhores!

  5. EVANDRO… Se usa o monitor pra programar e o Note pras pesquisas? E pq especialmente Ubuntu e nao o Windows? Att

    1. Olá! Geralmente é isso mesmo, uso o monitor para programar ou para tarefas principais e o monitor do note, para tarefas secundárias, como Spotify, pesquisas, chats, etc… Nada contra Windows, mesmo, mas sou entusiasta com o Ubuntu, gosto muito do Unity. :)

  6. Gostei das mesas, cada uma de acordo com a sua “proposta” e local e tal.
    Qual é esse conjunto teclado + mouse sem fio da Dell do Evandro? queria saber…

      1. O próprio… O teclado é macio, não é barulhento, pilhas duram uma eternidade e o conjunto tem um bom preço, recomendo.

  7. Pergunta pro Evandro Begati..
    Onde vc conseguiu esse suporte pro monitor, cara?!
    To atrás de um desses q se prende direto na mesa mas ta difícil achar um legal.. kkkk

    1. Sinceramente, não consigo te responder, ganhei de presente da empresa, pra qual trabalho em home office, e este deve ter uns 10 anos de idade, rs.

  8. Muito legal esses suportes do Evandro, tanto de monitor quando de notebook. Eu deixo meu notebook embaixo do monitor principal, mas acabo usando pouco pela distância entre as duas telas. A do Matheus sensacional também: parece aquelas casas da Tok & Stok e tal haha

    @disqus_NDsZ01VwEv:disqus apostila do que? Nunca pensei em ler nenhuma na folga haha

    1. Trabalho numa revista cientifica e também tenho um FAX. E por incrível que pareça eu recebo faxes (?) com certa frequência.

      Sonho no dia em que tal aparelho sairá da minha mesa (e do meu convívio).

        1. O da minha mesa as vezes reinicia sozinho, puxa papel e não “imprime” nada. Uma tecnologia maravilhosa.

    2. Já tava ficando indignado com as fotos de mesas, sempre arrumadinhas… Gostei de ver a sua. Apesar de ser (muito) mais organizada que a minha (além de ter um FAX! o/)

    3. Já tava ficando indignado com as fotos de mesas, sempre arrumadinhas… Gostei de ver a sua. Apesar de ser (muito) mais organizada que a minha (além de ter um FAX! o/)