Mostre a sua mesa de trabalho #1

Você, leitor, que sempre quis abrir sua mochila no Manual do Usuário… ainda não chegou o dia. Acredite: a logística com convidados já é complexa, expandir para todo mundo, agora, seria uma insanidade da minha parte. Mas a sua mesa de trabalho? Essa eu quero ver. Estreia hoje uma nova seção no site!

Funciona assim: toda semana veremos três mesas de leitores, em foto, seguidas de breves descrições do que tem ali — os produtos favoritos, adornos legais, soluções espertas1. Acredito que será possível extrair bons insights a fim de melhorar o tempo que passamos em frente a essas telas, apertando teclas e arrastando pedaços de plástico com a mão.

Para começar, as mesas do Gabriel Arruda, João Vitor Zaidan e a minha. A ordem foi por chegada e as descrições a seguir são deles próprios, apenas com eventuais correções e adaptação de estilo.

Gabriel Arruda

Mesa do Gabriel Arruda.
Local: home office.

O notebook é um MacBook Air de 11 polegadas (modelo 2014). Geralmente uso ele ligado ao monitor, mas até que carrego bastante e gosto de usar na cama algumas vezes. Deveria ter investido em mais memória (tem apenas 4 GB), mas fora isso é perfeito para mim.

O monitor que está ligado nele é um Dell S2240L de 21 polegadas com painel IPS. Não é fora de série, mas deixa a tela do Air passando vergonha. Para apoiar o monitor e estragar menos minha coluna, comprei um suporte de monitor ajustável com tampo de vidro: além de ajudar minha postura, é bonito e deixa um “armário” para meus livros

Uso o teclado da Apple e o Magic Trackpad. Apesar da precisão do mouse fazer falta eventualmente, a praticidade dos gestos e rolagem inercial são interessantes, já que sou programador e uso relativamente pouco o mouse.

O meu “xodó” na mesa é o headphone Phillips Fidelio L1. Muito bonito, bem acabado, som cristalino e não custou tão caro, já que comprei no Brasil.

Para segurar os cabos que carregam o meu tablet e smartphone, vi que dá para usar um bonequinho de LEGO! Para não precisar colar o boneco na mesa, usei um carrinho para deixá-lo sobre a mesa sem cair para trás.

João Vitor Zaidan

Mesa de trabalho do João Vitor Zaidan.
Local: home office.

Meu computador é simples, mas faz bem o que eu preciso. Do lado tem um mouse da Microsoft, que resolve meu problema com os touchpads. Atrás, escondido, tem o modem da internet, minha carteira e um porta-lápis, que tem tudo que você imaginar dentro.

À esquerda tem uma bateria externa para carregar o celular, quando carregada; um HD externo My Passport Ultra, com todos os meus dados; e uma impressora HP 2540 Series.

Também tem um caderninho onde anoto minhas ideias para vídeos e afins com uma caneta Uniball Insight; uma garrafa que ganhei em um evento; e dois livros, As verdadeiras lições de liderança, de Walter Isaacson, e Tempestada de fogo, de Andrew Lane. Esse último comecei a ler ano passado e ainda não terminei.

Ali em cima da impressora tem a chave do meu armário da escola e um pendrive que se conecta em celulares, o MicroDuo da Kingston. Por último e não menos importante, meu fiel companheiro, meu fone de ouvido JBL J22i. Está bem marcado, mas me serve bem.

Rodrigo Ghedin

Mesa de trabalho do Rodrigo Ghedin.
Local: home office.

Minha mesa é minimalista e utilitária. Não tem enfeite algum, nem nada que não me seja estritamente necessário. Normalmente ela é assim mesmo, não foi arrumada para a foto — só tirei o mousepad, um genérico que já está bem detonado/feio e precisa ser trocado.

Mantenho apenas meu smartphone (iPhone 5) e o notebook (Samsung Série 9, modelo 2012), ambos com seus carregadores próximos — tem uma tomada na parede que fica atrás da cadeira. Sempre me virei muito bem com o touchpad (o desse notebook é sensacional!), mas no começo do ano comecei a sentir dores no dorso da mão por causa do movimento de rolagem com dois dedos. Então, entrou em cena um mouse. É aquele simples e baratinho da Microsoft, o Wireless 1850, que vez ou outra entra em promoção no varejo. Pelo preço, é bem decente.

Na extremidade direita da mesa (fora do enquadramento) ficam contas a pagar, folhetos para leitura, revistas e, quando tem algum, gadgets que estou analisando — por incrível que pareça, não é o caso agora. Essa área é como uma caixa de entrada, com itens que, depois de processados, saem dali. E é nela, também, que faço a maioria das fotos dos reviews do Manual do Usuário.


Mande a sua mesa de trabalho

Quer ver a sua mesa de trabalho aqui na semana que vem? Mande um e-mail para ghedin@gmail.com, com o assunto “Mesa de trabalho”, contendo os seguintes itens:

  • Foto grande da mesa. No mínimo em 1440×810, ou seja, proporção 16:9; quanto maior, melhor. Dicas: prefira tirar a foto de dia, com o auxílio do Sol, e se tiver uma câmera dedicada, use-a em vez da do smartphone.
  • Local. Onde fica a sua mesa, em casa ou na empresa/escritório? (Se for no seu local de trabalho, por favor, verifique com seu chefe antes se não tem problema. A última coisa que eu quero é causar a demissão de um leitor :P )
  • Descrição dos itens. O que tem na mesa, por que essas coisas estão nela, o que é legal/se destaca na sua… enfim, explique-a para nós. Em texto corrido, com no máximo 250 palavras. (Use o Word ou Google Docs para não estourar esse limite.)

Assinantes do Manual do Usuário têm dois lugares preferenciais na fila. Digamos que eu receba duas mesas de não assinantes e, depois, duas de assinantes. Mesmo tendo chegado depois, as duas dos assinantes entrarão — a mesa do segundo leitor não assinante ficaria para a semana seguinte.

  1. Veja no final do post como mandar a sua mesa.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

52 comentários

  1. Cara, que mesas arrumadas G_G
    Faço Design, então minha mesa de casa SEMPRE tem muita tralha. Papéis, lápis e muita bagunça.
    Ontem arrumei, mas até o fim da semana vai estar uma loucura de novo….

    1. Prefiro deixar na sala. Quando deixava no quarto tinha a impressão de que eu passava o dia todo trabalhando.

      Eu ainda passo o dia todo trabalhando, mas pelo menos agora tenho a ilusão de que sou uma pessoa normal :P

  2. Agora podemos ter uma ideia de como é a mochila do Ghedin.
    Ela tem um caderno e uma caneta (Além do pacote iphone+cabo+bateria).
    :p

    1. A mochila para faculdade é mais ou menos isso: notebook, caderninho e caneta para anotações rápidas, óculos de sol, um lanche para o intervalo (bolacha integral ou uma fruta) e, eventualmente, alguma fotocópia ou livro.

      Mas… quando for mostrar a minha aqui no site, será a versão “vigem bate-volta para evento em São Paulo”, que tem mais coisas e acaba sendo mais interessante.

    1. Sei lá, só sei que funciona. Vez ou outra uso de outros notebooks Windows (mais baratos) e são frustrantes — rolagem truncada, suporte ruim a gestos, textura desagradável… O desse aqui é tão bom que, não fosse a dor na mão, jamais compraria um mouse.

  3. poderia mandar foto da minha mesa, mas ela já aparece em vídeos quase q diariamente!
    nada mais q um notebook, mouse e monitor!
    deps q a reforma q to pensando estiver pronta, vou ajudar com a seção!

    boooa Ghedin! =D

        1. Ah sim, no máximo tem uma carteira na mesa ou o tablet, mas não costumo ter nada na mesa não…jogo tudo nas gavetas. Só arrumei a posição do fone para caber na foto.

          Minha mãe sempre reclamava de coisas espalhadas, acostumei a guardar tudo em gaveta haha

    1. Eu tirei metade do que tinha, e, pra falar a verdade, continuei com ela desde o dia que eu tirei a foto

    2. A única coisa que tem agora na minha mesa a mais é um smartphone, não está na foto porque….eu precisava de algo para tirar foto. Tem um monte de gaveta na mesa, o que tem de bagunça fica lá dentro mesmo.

      1. Tinha smartphone também, mas como eu troco sempre, já que testo pro canal, não achei válido colocar. (Principalmente porque o atual não é lá essas coisas hahaha)

          1. kkk q legal!
            tbm tenho canal no youtube..

            mandou bem muleque! =D

    3. A minha atualmente está com uma caixa de sapatos, ainda não sei porque. E o pior é que vai ficar lá um tempo ainda.

  4. acabo de me mudar de apartamento no ultimo sabado. quando terminar de pendurar os instrumentos vai ficar do jeito que quero e então mando uma foto.

    alias, excelente post, hehe

  5. Acho que vou deixar de ter vergonha e mandar a minha mesa de trabalho. Só que eu tenho uma de estudo (em casa) e uma do trabalho, posso mandar as duas @ghedin:disqus?

    1. Mande sim! Qual dela tem mais gadgets? Onde fica o computador? Acho que essas duas perguntas ajudarão você a optar por uma — tem que caber todo mundo, então é uma mesa por leitor :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!