Markdown e edição nos comentários e liberação do código-fonte do tema para WordPress

Duas novidades legais para quem comenta no Manual do Usuário:

  • O campo de comentário agora suporta Markdown, uma sintaxe de formatação para texto puro. Use com responsabilidade!
  • Agora é possível editar comentários recém-publicados. Ao enviar um, aparece um contador de dois minutos e um link de edição. Clique/toque nele para corrigir erros, acrescentar ou remover alguma informação ou excluir o comentário. Este recurso é exclusivo para leitores cadastrados — o cadastro é gratuito.

Outra novidade, há muito pendente, é a liberação do tema para WordPress usado aqui no site.

Intitulado Dez (em alusão ao aniversário de dez anos do Manual, em outubro próximo), o código foi disponibilizado em nosso projeto no Codeberg.

Além de poder ser usado em outros sites WordPress, a liberação do código abre ele para contribuições externas. Viu algo que pode ser melhorado? Submeta o código. (Eu que fiz o tema, logo é bem provável que haja bastante coisa que pode ser melhorada 😄)

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

16 comentários

    1. Sim, em HTML.

      Até a implementação no tema é “manual”, sem plugin: o JavaScript fica na pasta js/ e tem um snippet no functions.php que puxa ele somente nas páginas dos posts.

  1. Ghedin do céu, que iniciativa fantástica!

    Ta ai uma coisa que seria quase impossível de ver de blogueiros de tecnologia no começo dos anos 2000.

        1. Ñ conhecia o Codeberg, me parece uma iniciativa interessante. Só fico na dúvida o quanto pode haver de colaboração para projetos em repositorios em lugares de nichos. Vejo algo parecido nos concorrentes do Twitter.

  2. sistema de comentário está quase perfeito agora!

    o único ponto de melhora seria poder adicionar mais cascatas nas conversas :D

    1. Hoje esse limite é de quatro níveis. Acho que não existe um número ideal. Tenho a teoria de que níveis de resposta são iguais a faixas em rodovias: quanto mais, maior a necessidade de se ter mais. (Talvez o nível ideal fosse de uma resposta só, mas já nos acostumamos com quatro e tal…)

      1. Particularmente acho que a questão nem é a cascata em si, mas a falta daquele sistema de citação tais como os antigos fóruns e a marcação de @user.

        Aproveitando, um teste:
        teste
        teste
        teste
        ****teste****
        teste teste

        EDIT: adorei o contador para edição do post.

        1. A gente usa um sistema informal, @fred — assim, citando com arroba, ainda que isso não tenha efeitos práticos/técnicos.

          Seria legal, mesmo, ter um sistema de citações. Vou procurar algo nesse sentido para WordPress.