Programando “Street Fighter” com fichas de papel e outros links legais

Um amontoado de links curiosos, divertidos e/ou interessantes acumulados ao longo da semana. Leia as edições anteriores.

A startup Humane, de ex-engenheiros da Apple, mostrou pela primeira vez sua tecnologia (em inglês) que promete substituir o celular em um TED. Com todo o hype, parece meio… fantasioso demais?

Os programadores da Capcom do final dos anos 1980 usavam papel para desenhar (em inglês) e fazerem caber nos chips limitados da época as personagens de jogos como Street Fighter II.

Succession como se fosse um episódio de Arrested Development (em inglês) com narração de um Ron Howard de inteligência artificial.

Arrested Succession (Narrated by Ron Howard) (AI)

Fascinado com a sofisticação do serviço de gatonet que faturava meio milhão de reais por mês.

A Fairphone lançou fones de ouvido Bluetooth “over the ear” (grandões, que cobrem as orelhas) totalmente reparável. Só lá fora (Europa), por € 249 (~R$ 1,3 mil).

Sites e aplicativos legais

Uma listona de projetos da comunidade do protocolo AT, o que está por trás do Bluesky.

Outra listona de ferramentas e dicas de design para desenvolvedores com pressa.

Um joguinho de moderação de conteúdo em plataformas digitais (em inglês). Muito legal e bem feito — nem tudo é o que parece ser!

O ótimo AntennaPod chegou à versão 3.0 (em inglês) com uma página inicial reformulada.

Horzono é um belo aplicativo para a menu bar que mostra diversos fuso-horários ao mesmo tempo. Freemium, para macOS.

Cavern Sweeper é uma espécie de Campo Minado com monstros. Gratuito, funciona melhor em computadores.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. oi Rodrigo, só uma sugestão para os links: se dá pra colocar se é texto ou video, além de mencionar qdo é em inglês (pode dar sugestão sem ser apoiador? rs)

  2. Sobre a apresentação da Humane: eu não quero ficar interagindo com máquina por voz de jeito nenhum. A grande vantagem de escrever é que não corre o risco de ninguém ver (a não ser que teja ativamente bisbilhotando). Receber respostas por áudio até vá lá, se eu tiver usando fone, mas Jah me drible de andar na rua falando.

    1. As fabricantes ainda não entenderam isso. Apesar de toda evolução as pessoas não gostam de falar “sozinhas”, o uso de assistentes pessoais não deslanchou.

  3. o Kuba Audio, do canal Mind the Headphone, tb tem conceito modular e reparável. Mesmo o primeiro modelo aceita o modulo Bluetooth

    1. Ia falar sobre o Kuba tb. Adorei essa possibilidade de trocar as partes quando precisar/quiser. E o lançamento do bluetooth me permite comprar apenas o arco para substituir. É uma ótima iniciativa

      Não sou entendido de som, comprei um Kuba Audio durante uma promo e adorei. É meu primeiro fone que cobre totalmente a orelha. Valeu cada centavo, apesar de não ter experiência de comparação com outras marcas.