Jacquard, Soli e Vault: os projetos do Google ATAP

Uma divisão do Google chamada ATAP (Advanced Technology and Projects) apresentou três projetos interessantes na Google I/O. É o mesmo grupo responsável pelo Project Ara, aquele do smartphone modular, lembra?

O primeiro, acima, é o Project Jacquard. Com ele o Google quer transformar tecidos em interfaces interativas. Imagine poder aumentar o volume ou pular músicas passando os dedos na calça, ou trocar o canal da TV alisando o braço do sofá. O Google já anunciou uma parceria com a Levi’s envolvendo o Project Jacquard.

O Project Soli consiste em um chip composto por sensores capazes de reconhecer e interpretar movimentos das mãos. Ele detecta volume, distância e movimentos, e deve funcionar bem em objetos pequenos e sem interfaces óbvias — no vídeo, a configuração de um relógio e de um rádio são mostrados como exemplos.

Por fim o Project Vault, um cartão microSD capaz de armazenar dados sensíveis com máxima segurança e servir de autenticador. Apesar do tamanho, é um computador completo, com CPU ARM, memória isolada e um sistema operacional de tempo real rodando. Um kit de desenvolvimento está disponível no GitHub.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

  1. Levando o termo vestível a outro nível.

    Isso me lembrou essa matéria: http://g1 globo com/jornal-nacional/noticia/2015/05/pesquisadora-mostra-que-mexidas-no-cabelo-podem-comandar-celular.html

    O ato de pedir por socorro será mais discreto e prático.

    1. Não conhecia esse Theremin. Bem interessante!

      Aliás, música parece ser uma área bem interessante a esses projetos (exceção ao Vault). Há alguns anos a Microsoft patenteou um mecanismo de controle do player de música do smartphone através de gestos por cima da calça: http://research.microsoft.com/apps/video/default.aspx?id=155018&r=1 O Project Jacquard permitiria a mesma coisa, por outro caminho.

      Uma interface sensível a toques igual à do fone Level Over, da Samsung (https://www.manualdousuario.net/samsung-level-over/ ), no bolso da calça seria bem útil: arraste os dedos lateralmente para avançar/voltar uma música, e na vertical para aumentar/diminuir o volume.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!