Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico quatro leituras longas/de fôlego publicadas em outros sites — artigos e reportagens, basicamente. Seria o máximo se esse trabalho fosse coletivo, feito com a sua ajuda. Indique nos comentários uma leitura longa da última semana que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.
Denis Villeneuve (aquele diretor que faz um bocado de filmes bacanas) tá revoltado com a escolha da Warner Bros (mas especificamente sua empresa mãe AT&T) de lançar seu catálogo de filmes em 2021 simultaneamente nos cinemas e na HBO.
Dos argumentos que usou que envolvem purismo sobre a arte do cinema, qualidade e até o aspecto social e cultural das salas de cinema, o único realmente convincente é o impacto que essa decisão pode ter em filmes de alto orçamento como Duna e como eles simplesmente podem deixar de existir do jeito que são.
– https://variety.com/2020/film/news/dune-denis-villeneuve-blasts-warner-bros-1234851270/
Um pouco ingênua a reclamação de que estúdios de cinema só pensam em dinheiro/agradar Wall Street, né? Ele parece chocado com essa descoberta. O relato me lembra o James Cameron dizendo que assistir a Avatar no celular era um sacrilégio. Acho meio petulante essa postura, de querer ditar o comportamento da audiência. (Eu adoraria que os leitores do Manual lessem o site em telas grandes, de altíssima definição, porque o site fica mais bonito e legível assim, mas sei que a maioria lê no celular e está tudo bem; não compete a mim.)
E não sei nem se esse argumento dos filmes de grande orçamento se sustenta. A Warner deve ter um punhado de contadores fazendo cálculos para avaliar o retorno sobre investimento de lançar um filme como Duna no HBO Max. A Disney está entupindo o Disney+ com (literalmente) dezenas de filmes e séries com efeitos especiais. É um negócio muito lucrativo e se o streaming não sustentá-lo, com certeza esses estúdios ou outros cobrirão a lacuna.
Olá! Estudei um bocado de coisas recentemente pra editar um podcast, que ficou com o título “como as redes sociais interferem nas nossas ações” . Um dos artigos lidos foi “Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do google suite for education”, disponível aqui:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320
Veja lá no trends google 2020, “google classromm” foi o n. 7. Muito pertinente discutir sobre isso.
Abraços.
Uma história muito doida de tecnologia e COVID19: Rebeka Jones foi demitida da Secretaria de SAúde da Florida a oito meses por se recusar a manipular os dados do coronavírus a fim de reabrir o estado.
Então ela criou o Florida COVID Action que é um painel paralelo de acompanhamento da doença pois, aparentemente as informações que são publicadas oficialmente não são mais confiáveis.
Agora a polícia entrou na casa dela e tomou seu computador e celular alegando que ela é suspeita de hackear um sistema de mensagens emergenciais a fim de convocar servidores a vazar dados da pandemia.
A matéria é só um recorte do fato mais recente, se alguém achar algo mais completo me dá um alô.
https://www.theverge.com/2020/12/7/22160181/rebekah-jones-raid-seizure-search-warrant-covid-19-whistleblower-florida
Eu li sobre isso tb, vi que no reddit a história explodiu!
Li esse texto na Vox que conta do burnout que os pais estão tendo ao trabalhar de home-office com os filhos em casa em função de escolas fechadas.
https://www.vox.com/22060380/covid-parents-burnout-schools-closed-kids-pandemic
Recomendo a crônica “O ano em que o Wikileaks mudou o mundo”, postada na Agência Pública pela Natalia Viana.
https://apublica.org/2020/11/o-ano-em-que-o-wikileaks-mudou-o-mundo/
“Justin Sun: the crypto millionaire who acquired BitTorrent” https://www.theverge.com/21459906/bittorrent-tron-acquisition-justin-sun-us-china
Resumo: O cara é doido.
Li essa semana achei top. The Gig Economy Is White People Discovering Servants.
https://medium.com/indica/the-gig-economy-is-white-people-discovering-servants-d0bd47b154a
No final do texto ele cita o outro:
The Servant Economy
https://www.theatlantic.com/technology/archive/2019/03/what-happened-uber-x-companies/584236/
me lembrei que esse dias apareceu no twitter um cara pagou pra num app la nos eua pra alguem ficar na fila pra ele e ele só foi la qunado chegou a vez. https://twitter.com/TaylorLorenz/status/1330532826798821376
Adorei o título do artigo hahaha
Acabei de ler um artigo do fabuloso Carlos Cardoso, sobre uma amizade entre hitler e um Médico Judeu. Se não conhecem Carlos Cardoso, façam o favor de conhecer.
https://contraditorium.com/2020/12/08/eduard-boch-o-judeu-que-hitler-nao-deixou-ninguem-judiar/
Que texto foda! Acabei de adicionar o site no meu agregador de RSS :)
Cara, gosto muito dos textos dele, ele também escreve para o Meio Bit.
https://tecnoblog.net/meiobit/author/carlos-cardoso/
Não. Não conheço, não quero conhecer e tenho raiva de quem o conhece.
Torço a propósito pela prisão dele.
Sem ressentimentos Ligeiro. Não conheço a pessoa dele, só conheço os textos, e os acho muito foda.
pq não gosta dele?
Vou deixar para responder no post livre
Infelizmente minha curiosidade me trouxe até aqui e confirmei se tratar desse sujeito.
Por favor, não contamine o Manual. Aqui é lugar de gente não tóxica.
Acabei de ler um texto da Piauí sobre o bilionário que foi tentar ser sócio da Vale e recebeu em troca um belo (e justo) processo pq prometeu algo que não poderia cumprir. E tal bilionário até contratou o Sérgio Moro para fazer um processinho contra a vale.
https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-bilionario-do-futuro/
Excelente texto, obg por compartilhar