Banner anúncio do Revelo UP, com o logo do programa e o texto 'Financiamento de curso em tecnologia' à esquerda, a frase 'Investir no seu futuro começa agora' no meio e, à direita, a palavra 'UP' vazada, com uma mulher pensativa no 'U' e um homem fazendo anotações no 'P'.

O que vocês leram de bom?

Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico quatro leituras longas/de fôlego publicadas em outros sites — artigos e reportagens, basicamente. Seria o máximo se esse trabalho fosse coletivo, feito com a sua ajuda. Indique nos comentários uma leitura longa da última semana que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 comentários

  1. Denis Villeneuve (aquele diretor que faz um bocado de filmes bacanas) tá revoltado com a escolha da Warner Bros (mas especificamente sua empresa mãe AT&T) de lançar seu catálogo de filmes em 2021 simultaneamente nos cinemas e na HBO.

    Dos argumentos que usou que envolvem purismo sobre a arte do cinema, qualidade e até o aspecto social e cultural das salas de cinema, o único realmente convincente é o impacto que essa decisão pode ter em filmes de alto orçamento como Duna e como eles simplesmente podem deixar de existir do jeito que são.

    https://variety.com/2020/film/news/dune-denis-villeneuve-blasts-warner-bros-1234851270/

    1. Um pouco ingênua a reclamação de que estúdios de cinema só pensam em dinheiro/agradar Wall Street, né? Ele parece chocado com essa descoberta. O relato me lembra o James Cameron dizendo que assistir a Avatar no celular era um sacrilégio. Acho meio petulante essa postura, de querer ditar o comportamento da audiência. (Eu adoraria que os leitores do Manual lessem o site em telas grandes, de altíssima definição, porque o site fica mais bonito e legível assim, mas sei que a maioria lê no celular e está tudo bem; não compete a mim.)

      E não sei nem se esse argumento dos filmes de grande orçamento se sustenta. A Warner deve ter um punhado de contadores fazendo cálculos para avaliar o retorno sobre investimento de lançar um filme como Duna no HBO Max. A Disney está entupindo o Disney+ com (literalmente) dezenas de filmes e séries com efeitos especiais. É um negócio muito lucrativo e se o streaming não sustentá-lo, com certeza esses estúdios ou outros cobrirão a lacuna.

  2. Olá! Estudei um bocado de coisas recentemente pra editar um podcast, que ficou com o título “como as redes sociais interferem nas nossas ações” . Um dos artigos lidos foi “Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do google suite for education”, disponível aqui:
    http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320
    Veja lá no trends google 2020, “google classromm” foi o n. 7. Muito pertinente discutir sobre isso.
    Abraços.

  3. Uma história muito doida de tecnologia e COVID19: Rebeka Jones foi demitida da Secretaria de SAúde da Florida a oito meses por se recusar a manipular os dados do coronavírus a fim de reabrir o estado.

    Então ela criou o Florida COVID Action que é um painel paralelo de acompanhamento da doença pois, aparentemente as informações que são publicadas oficialmente não são mais confiáveis.

    Agora a polícia entrou na casa dela e tomou seu computador e celular alegando que ela é suspeita de hackear um sistema de mensagens emergenciais a fim de convocar servidores a vazar dados da pandemia.

    A matéria é só um recorte do fato mais recente, se alguém achar algo mais completo me dá um alô.
    https://www.theverge.com/2020/12/7/22160181/rebekah-jones-raid-seizure-search-warrant-covid-19-whistleblower-florida

  4. Li essa semana achei top. The Gig Economy Is White People Discovering Servants.

    https://medium.com/indica/the-gig-economy-is-white-people-discovering-servants-d0bd47b154a

    No final do texto ele cita o outro:

    The Servant Economy
    https://www.theatlantic.com/technology/archive/2019/03/what-happened-uber-x-companies/584236/

    me lembrei que esse dias apareceu no twitter um cara pagou pra num app la nos eua pra alguem ficar na fila pra ele e ele só foi la qunado chegou a vez. https://twitter.com/TaylorLorenz/status/1330532826798821376

    1. Não. Não conheço, não quero conhecer e tenho raiva de quem o conhece.
      Torço a propósito pela prisão dele.

      1. Sem ressentimentos Ligeiro. Não conheço a pessoa dele, só conheço os textos, e os acho muito foda.

    2. Infelizmente minha curiosidade me trouxe até aqui e confirmei se tratar desse sujeito.

      Por favor, não contamine o Manual. Aqui é lugar de gente não tóxica.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!