CEO da IBM vai substituir quase 8 mil funcionários por inteligência artificial.
Em entrevista à Bloomberg, Arvind Krishna, CEO da IBM, disse que a empresa suspenderá contratações de cargos que ele acha podem ser substituídos por inteligência artificial. Nas contas do executivo, em áreas que não lidam diretamente com clientes, como recursos humanos, cerca de 30% dos trabalhadores podem ser trocados por uma IA. São cerca de 7,8 mil cargos que, ainda de acordo com Krishna, serão desativados nos próximos cinco anos. Via Bloomberg (em inglês).
Essa tirinha diz tudo: https://workchronicles.com/wp-content/uploads/2023/03/glimpse-of-the-future-01-2.png
Lembrei do reboliço que foi aqui na minha cidade quando implantaram a bilhetagem eletrônica nos ônibus da cidade. Cada onibus rodava com o motorista + o cobrador. Do dia para noite demitiram todos os cobradores e cortaram pela metade o número de pessoas necessárias para o onibus rodar.
Agora estamos aguardando pelo ônibus da Te$la que não necessida motorista, para gerar mais desemprego.
Rolou isso aqui na minha cidade, mas como somos evoluídos nao precisamos nem implementar a bilhetagem eletrônica. O motorista passou a cobrar e dirigir.
Não uso este tipo de analogia pelo seguinte. Se analisar, o “ônibus automatizado” já existe e se chama “trem”.
Trem normalmente só atende grandes eixos. Para locais com baixa demanda e cidades médias e pequenas, onibus é a melhor.
Eu ia falar bondes/VLTs, mas me fez lembrar que estes andam em ambientes que precisam de monitoria constante.
Aqui precisamos de bilhetagem, mas ainda precisa de cobrador. Aqui ainda vendem passagem de plástico e não tem sequer integração de linhas.
PoA?
No! Passo Fundo. Isso aqui é um caos. Precisa ir numa das 3 lojas físicas comprar passagem de estudante ou para os funcionários. Um cartão com recarga resolveria tanta burocracia.
Acho que foi uma sacada de gênio do mal: a IBM está perdendo receita há 10 anos, aproveitou o hype da IA para gerar medo e desconfiança….transformou a redução da empresa por falta de crescimento em inovação e eficiência.
A IBM investiu muito em “Watson” há uns 10 anos – se fosse minimamente boa em aplicar IA – ao invés de reduzir a própria empresa estaria fazendo contrato bilionários para acabar com empregos em outra empresa e não na própria IBM.
Essa crise vem faz mais de 10 anos, ela já estava engessada lá na década de 80.
E.como que tinha tanta grana para comprar a Red Hat há uns anos?
Grana tem e tem financiamentos e troca de ações…. Mas você sabe a história da IBM? Ela já foi passada pra trás em diversos mercados nas últimas décadas. Basta ver a lista de maiores empresas e como ela foi despencando.
Não me surpreende, a empresa tem mais gerente que funcionário.
Se você fala em renda básica universal, os liberais, conservadores e ancaps fazem cara feia.
Alguém já avisou pra essa galera que quem não tem renda não gira a roda do capitalismo?
Depois de uma década que Deep Blue ganhou no Xadrez….
… agora ele ganhou uma promoção… :3
(dsclp)