* Este é um post patrocinado. Leia o nosso compromisso ético.
O ano começou com uma boa surpresa para o movimento maker. A FilipeFlop, a primeira representante oficial da Raspberry Pi na América Latina e uma das mais conhecidas lojas de componentes eletrônicos e impressão 3D passou por um processo de rebranding e agora é MakerHero.
Com novo nome, nova marca e posicionamento, a empresa começou o ano de 2023 apostando ainda mais no protagonismo da cultura maker e da pegada mão na massa para construção de futuros possíveis. E também colocou em maior evidência a motivação da empresa e da sua equipe: inspirar e ajudar quem é apaixonado por programação, eletrônica e impressão 3D a ir sempre além em suas criações.
“MakerHero representa aquela sensação única de criar com as próprias mãos, de fazer parte da construção do futuro. Com a mudança, reafirmamos os princípios que nos guiam: a importância de ousar experimentar, de buscar melhorar um pouco a cada dia, de compartilhar erros e acertos e da organização como estratégia para facilitar processos. O que nos move é a possibilidade de facilitar a experiência das pessoas no universo maker”, afirma o CEO e fundador da empresa, Filipe Macedo.
Construindo comunidade
Foi em 2010 que a MakerHero vendeu a sua primeira placa Arduino no Brasil. O senso de comunidade que movimenta a empresa já era inspiração e objetivo. Foi naquele ano que Filipe — que é engenheiro e entusiasta da inovação — resolveu agir para facilitar o acesso a componentes eletrônicos e ao conhecimento maker e criou a empresa.
No ano seguinte o blog que é referência para a comunidade maker também já estava no ar – uma iniciativa que há mais de 10 anos ajuda quem quer criar a encontrar conteúdo de qualidade e de fácil acesso. São mais de 800 artigos técnicos especializados com projetos, passo a passo e descrição de produtos.
Raspberry Pi para makers no Brasil
Em 2017, a MakerHero firmou parceria com a Fundação Raspberry Pi, tornando a loja a primeira representante oficial da fundação no Brasil. Vale um parênteses aqui para explicar porque isso foi tão importante: a Raspberry Pi 4B é um computador que cabe na palma da mão. A Fundação lançou sua primeira placa em 2012, a Raspberry Pi. Desde então, já são mais de 15 modelos.
Além de servir como um minicomputador, a Raspberry Pi pode ser usada para criação de projetos. Com ela engenheiros, técnicos, makers e empresas têm desenvolvido várias aplicações que vão de emuladores de games para entretenimento a terminais de autoatendimento e outros projetos que demandam uma placa que rode sistema operacional Linux para soluções robustas e confiáveis.
A MakerHero é especialista em Raspberry Pi e possui na loja os principais produtos da fundação, além de conteúdos e suporte técnico especializados. Apostando em fomentar a curiosidade e o desenvolvimento da comunidade, disponibiliza também vários kits e cursos para quem quer se especializar nesta placa que é o maior sucesso mundial no mundo maker desde o Arduino.
“Queremos tornar mais fácil não só o acesso a produtos, mas também o conhecimento sobre técnicas. A meta é trazer para a comunidade mais pessoas. Somos makers e queremos crescer junto de todo mundo que tenha desejo de fazer”, afirma Filipe.
Aproximando eletrônica e impressão 3D
Em 2018, a MakerHero foi selecionada entre 170 empresas para o Scale up Endeavor, programa de aceleração da organização mundial de empreendedorismo de alto impacto, o que posicionou a empresa com destaque no ecossistema de tecnologia. Estruturaram um time de desenvolvimento de produtos e um FabLab próprio para pensar em soluções mais abrangentes, ampliando o catálogo para uma experiência completa na criação de projetos de todos os níveis.
Em 2019 veio a ampliação de negócios com equipamentos e acessórios para Impressão 3D – o que tem tudo a ver com a filosofia da empresa. Por ter se tornado muito acessível, a Impressão 3D passou a integrar o conjunto de tecnologias e habilidades que a comunidade maker utiliza para desenvolver seus projetos – afinal, para esse grupo, a inovação e fabricação de peças e produtos com múltiplas tecnologias é um princípio.
Pensando nisso, a MakerHero incorpora em seu portfólio vários produtos, cursos e conteúdos que facilitam o acesso dos makers à impressão 3D.
Além de representar grandes fabricantes desses produtos e produzir conteúdo para ajudar as pessoas a se desenvolverem nessas tecnologias, a MakerHero desenvolve também projetos que integram impressão 3D, corte a laser, eletrônica e outras tecnologias que são os fundamentos da Indústria 4.0. Tudo isso com o objetivo de também contribuir para aproximar dois públicos: o de eletrônica e o das tecnologias de fabricação digital.
MakerHero recomenda
Kits Maker: Primeiros passos no mundo maker
Para quem busca dar os primeiros passos, a MakerHero oferece vários kits para ajudar todo mundo a colocar a mão na massa e viver uma experiência completa de criação. A Nuvem do Tempo, o Robô BB9 controlado pelo celular e a Plantinha IoT — são Kits Especiais — cada desafio vem com todos os componentes para montar um projeto tecnológico com a ajuda do tutorial. Você também pode optar por inicial com os clássicos Kit Maker Arduino Iniciante ou Kit Maker Raspberry Pi Zero.
HeroBox: Todo mês um novo desafio na sua casa
A HeroBox, antiga BlueBox, é uma assinatura mensal que proporciona experiência única. Quem assina recebe em casa uma caixa surpresa com projetos originais e todos os componentes e acessórios para montar um projeto incrível e conhecer as principais tecnologias do mercado — Arduino, Raspberry Pi, Wireless e IoT e Impressão 3D. Cada projeto vem também com passo a passo em vídeo com todas as explicações sobre a montagem dos kits, o que permite que pessoas sem experiência anterior montem os projetos e desenvolvam suas habilidades.
HeroAcademy: Cursos de programação C/C++ e MicroPython
Para quem quer mergulhar mais fundo em conhecimentos de programação, a MakerHero também têm cursos online com certificado para quem busca conhecimento prático para começar a desenvolver projetos do zero.
Na HeroAcademy os cursos são voltados para tanto para estudantes que querem aprofundar seus conhecimentos em alguma área, quanto para hobbystas que desenvolvem seus próprios projetos. Professores que buscam diversificar o conteúdo em sala e aplicar a cultura maker na prática também têm muito a ganhar com os cursos — e todas as pessoas curiosas que querem conhecer o mundo maker.
Isso é que é um publi bem feito! Parabéns à MakerHero e ao Manual por essa parceria. Deu gosto de ler e de conhecer a empresa.
Já comprei muita coisa boa na Filipi Flop. Recomendo fortemente