Etc & Tal: uma tentativa de fazer um review diferente em vídeo


16/5/17 às 16h17

Um dos motivos pelos quais eu me juntei ao Manual do Usuário em 2015, via Guia Prático, um pouco mais em 2016 e em definitivo agora em 2017 — ainda estou em processo de adaptação da nova rotina, tenham paciência comigo, sim? — foi a possibilidade de fazer conteúdos que fugissem do tradicional, especialmente do que já se faz na cobertura de tecnologia.

Ainda que não sejam a maioria, pois a maioria vive de traduzir notícias gringas, já existem bons sites cobrindo tecnologia no Brasil, para e sobre o Brasil. A vantagem de ser um blog independente, cujo principal modelo de negócio é a assinatura, é experimentar — como tantas vezes disse o Ghedin.

Nesta onda de testar, resolvi fazer vídeos despretensiosos sobre aparelhos que recebo para testes. Não aquele review tradicional que muita gente já faz — e bem –, mas sim um review com impressões bem pessoais e num formato que fosse fácil de produzir: uma câmera na frente do rosto e uma ideia na cabeça. Fiz um primeiro teste no meu próprio Facebook, e agora subi o segundo vídeo para o YouTube do Manual do Usuário, sobre o Galaxy S8 da Samsung.

Vamos conversar a respeito dele nos comentários? Já tenho uma lista de pautas e um outro celular para falar, o LG G6, mas quero a opinião de vocês.

As especificações do Galaxy S8 da Samsung:

  • OS: Android 7.0;
  • Rede: LTE Cat. 16*;
  • Dimensões: 148.9 x 68.1 x 8.0 mm, 155g;
  • AP: Processador Octa core (2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad), 64 bit, 10 nm;
  • Memória: 4GB RAM (LPDDR4), 64GB (UFS 2.1);
  • Tela: 5.8” (146.5mm)* Quad HD+ (2960×1440), (570ppi);
  • Câmera Traseira: Dual Pixel 12MP OIS (F1.7);
  • Câmera Frontal: 8MP AF (F1.7);
  • Bateria: 3,000 mAh, Carregamento rápido com e sem fio, Carregamento sem fio compatível com WPC e PMA;
  • Pagamento: NFC, MST;
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5GHz), VHT80 MU-MIMO, 1024QAM, Bluetooth v 5.0 (LE até 2Mbps), ANT+, USB Type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo*, Glonass, BeiDou*) *cobertura Galileo and BeiDou podem estar limitadas;
  • Sensores: Acelerômetro, Barômetro, sensor de impressão digital, sensor de Giroscópio, sensor geomagnético, sensor de presença, sensor de batimento cardíaco, sensor de proximidade, sensor de luz RGB, sensor de íris, Sensor de pressão;
  • Áudio: MP3, M4A, 3GA, AAC, OGG, OGA, WAV, WMA, AMR, AWB,
    FLAC, MID, MIDI, XMF, MXMF, IMY, RTTTL, RTX, OTA, DSF, DFF;
  • Video: MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM.

    O que já falamos sobre ele?

Fizemos a cobertura in loco do Galaxy S8 e S8+, um hands-on e mencionamos o aparelho em várias newsletters, entre elas na #025, sobre a comparação com o iPhone; na #027, sobre as telas avermelhadas; e na #031 sobre o botão Home virtual que se mexe.

 

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 comentários

  1. Muito bom saber sobre o desbloqueio por leitor de íris e face. Parabéns pelo vídeo, o formato é muito bom, só acho que poderia ser HD, pois eu, assim como muitos, assistem na TV.

  2. Opa Emily, muito interessante esse novo formato de review, por favor, continue :)

    Por ser uma tecnologia com grande potencial, as vezes questiono o pouco avanço das assistentes pessoais, principalmente se tratando do mercado brasileiro onde sempre aparecem depois de muito tempo de lançamento e continuam como versões beta. Sem falar que existe uma curva de aprendizado para usuários não entusiastas que acabam desinteressados e abandonam o uso. Sei que é devido a barreiras e complexidades dos diferentes idiomas, mas deve existir um meio de uniformizar ou aproximar o desenvolvimento.

  3. Oi, Emily;

    Sobre o conteúdo em si, gostei bastante, tanto do formato quanto em relação a duração, abordagem, etc.
    Vídeos mais longos no Youtube são menos vistos, sabemos, mas essa duração está muito boa para a proposta geral, e como a ideia é justamente passar a sua visão, acho que se encaixa bem.

    Se me permite duas sugestões um pouco mais técnicas, bem, aqui vamos.
    1: Eu sei que é complicado, tem toda a questão de ser uma câmera, novidade pra ti e tal, mas a sua entonação de voz estava um pouco mais pra dentro do que costuma ser nos próprios podcasts do GC, por exemplo.
    Pra vídeos desse tipo pode ficar um pouco pesado usar uma entonação de voz tão baixa.
    2: Não sei se é do seu agrado, se não for, bem, é só uma sugestão, mas, eu recomendaria o uso de uma trilha de fundo durante os vídeos. Nada que requeira qualquer tipo de edição mais complexa ou mesmo muito trabalho, apenas algo que pontue sonoramente a conversa e que, por exemplo, oculte os sons da construção que rolava na frente de onde tu gravou o vídeo.
    Isso serve também pra ocultar por exemplo sons de avião, buzina, gente gritando e etc.
    Como tu aparentemente usou um microfone multidirecional esses sons costumam ficar mais baixos no espectro e só são percebidos assim, sem trilha alguma.

    Enfim, mais uma vez, parabéns pelo conteúdo.

    Ah sim, sobre o LG G6:

    Esse recurso de dual câmera tu vê como algo que faça qualquer diferença pra um usuário médio de fotografias? Por exemplo, tu prefere as duas câmeras do LG G6 ou a única do Galaxy S8?

  4. O formato ficou muito bom.

    Observações:
    uma câmera melhor (720p no mínimo);
    a sua voz nesse vídeo está bem melhor que no Guia Prático, talvez seja o equipamento diferente;
    Talvez inserir takes focados no aparelho enquanto você fala sobre algum aspecto do aparelho (Trabalhoso, eu sei).

    Parabéns pelo trabalho!!!

  5. Emily, 480p? Filmou isso aí com uma TecPix(ou com aquele Macbook meia-boca de 12)? :v
    Mas como é o 1º vídeo, dá pra relevar. Sugiro que melhore nesse ponto nos próximo vídeos.
    E sobre o S8: Melhor celular do ano até o momento né pessoal? Inegável… tá lindo.

    1. câmera do Mac, né? hahaha. era o que tinha, mas para o próximo teremos uma câmera de verdade com qualidade de verdade, rs. ;)

  6. Tenho certeza que podemos dizer que a tentativa alcançou sua meta.
    Ficou muito bacana, bem difere te do que costumamos ver e por isso complementando o que existe por aí em reviews de aparelhos.
    Tomara que tenhamos outros tipos de gadgets.

  7. Ficou muito legal Emily! O conteúdo tá perfeito! Só acho que merecia câmera e iluminação melhores. Também achei o som um pouco baixo.

      1. Mas a gente se vira com o espeto de pau mesmo!!! Kkkkk
        A iluminação certa já ajuda um bocado. Nos meus vídeos eu uso a iluminação natural da janela da minha sala, mas fico preso ao horário (entre 9 e 11 da manhã).
        Se quiser algo mais próximo do profissional, precisa colocar 2 softboxes te iluminando, uma em cada lado, para neutralizar as sombras.
        Acho que você encontra umas baratinhas na 25 de março ou nas lojas chinesas.
        Vai ser um puta ganho na qualidade sem gastar muito.
        Sobre a câmera, os vlogueiros indicam a Canon G7X.

  8. Excelente! É mais interessante saber da experiencia pessoal, do dia a dia!
    Ah e sobre o LG G6, fala de como foi usar das câmeras, você se pegou fazendo uso da grade angular, ou “esqueceu”?! Se possível bota algumas fotos tiradas com o aparelho no post.

    1. Esse negócio da câmera é muito legal, mas em algumas situações distorce muito. Anotado sobre as fotos!

  9. Emily, adorei o vídeo, gostei do formato. Já tinha visto pelo feed do canal.

    Gostei do formato. Mais pessoal. Bem estilo do site. É por isso que assino e continuo assinando.

    Fiquei até interessado no S8 depois do vídeo, mas…. se não fosse pelo leitor digital, também não curto atrás :)

    Seguindo o que você disse ao final: estou em São Paulo e fiquei bem interessado em fazer um seguro para meu smart… mas onde? Dicas?

    E sim, espero os próximos :)