Emoji do dedo do meio levantado e outros 249 chegarão em breve ao seu smartphone


18/6/14 às 13h19

De mania nacional no Japão, os emojis são, hoje, fenômeno cultural no mundo inteiro. Apple, Google, Microsoft e Twitter suportam o padrão que desde 2010 integra a tabela Unicode. Não é raro ver esses pequenos e expressivos desenhos em mensagens de texto mediadas por telas. Em breve, uma nova leva de emojis estará disponível.

Excerto da tabela de novos emojis do Unicode 7.0.
Alguns dos novos emojis (em amarelo).

A nova versão do Unicode, uma espécie de mapa de caracteres super abrangente que é usado por todos os sistemas operacionais modernos, ganhou 250 novos emojis. Somados às demais, o Unicode 7.0 traz mais de 2800 novidades, que vão desde o novo símbolo do rublo russo, a moeda usada na terra de Putin, a escritas arcaicas.

Os novos emojis podem ser vistos neste PDF ou na Emojipedia, caso seu navegador já os tenha implementado. Apesar da quantidade, os agrupamentos não são tão variados. Há um número enorme de emojis datados como, por exemplo, acessórios antigos de computadores e gadgets ultrapassados (telefones, celular flip, disquetes e mouse); símbolos de cartas e escrita cursiva; mãos, incluindo o dedo do meio em riste e o famoso cumprimento vulcano da série Star Trek; e um esquilo.

Emoji do dedo do meio.
Finalmente!

A escolha de quais emojis entram no Unicode e quais ficam de fora é feita em conjunto pelos membros do consórcio, composto por empresas como Microsoft, Google, Adobe, IBM, Apple e outras.

Não é da competência do consórcio em si, porém, definir o design, ou mesmo estipular prazos para a implantação dos novos emojis. A especificação oficial traz apenas a descrição em texto e um desenho de referência. É por isso que eles variam dependendo da plataforma, como ilustra esta comparação da Emojipedia:

Emojis em diferentes plataformas.
Imagem: Emojipedia.

Mas com a popularidade, especialmente nos sistemas da Apple onde estrearam pra valer no iOS 5, em 2011, outras empresas começaram a se mexer para suportar emojis:

No iOS, a Apple apresenta os emojis como um teclado à parte. Isso muda no iOS 8: agora, emojis são padrões e apresentados com um emoticon sorridente no teclado principal. Já no Android, a abertura do sistema permite que emojis visualmente diferentes e inconsistentes sejam usados, de acordo com o teclado ou mesmo o app em uso no momento. É por isso que o WhatsApp nessa plataforma tem todas as bandeiras dos times que disputam a Copa do Mundo e traz um design similar ao dos emojis no iOS, enquanto em outros apps e sistemas apenas 10 aparecem.

Android é bem permissivo com emojis diferentes.
Hangouts e WhatsApp no mesmo smartphone Android.

O novo rol de emojis do Unicode 7.0 deve aparecer nesses sistemas e aplicativos através de atualizações. Espera-se que a Apple tome a iniciativa e os traga já no iOS 8. A empresa, que é apontada como a maior fomentadora dos emojis no ocidente, faz campanha para que haja maior diversidade nos emojis de pessoas. Não foi nessa rodada, porém, que negros, orientais e outras etnias foram representadas.

“Emoji” significa “imagem em caractere”. Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, e por menor que uma seja, essa declaração continua valendo. Os pequenos emojis estão aí para provar.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês