Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Elon Musk e China, uma relação complicada

A saga de Elon Musk na China já teve muitos capítulos e estava na hora de trazermos um resumo. O bilionário é extremamente famoso no país asiático pelos seus empreendimentos e também por ter elogiado políticas chinesas e, recentemente, o trabalho excessivo de funcionários da Tesla no país. Sua empresa ficou notória por ser a primeira montadora estrangeira a ganhar licença para atuar na China, em 2018. O mercado de carros elétricos no país é disputado, com as grandes empresas nacionais e o governo fazendo Musk suar para se manter.

Ele ganhou status de celebridade em território nacional — assim como seu famoso sósia chinês, Yilong Ma. Esta matéria da Sixth Tone conta como Musk e a sua mãe se tornaram ícones na internet chinesa: enquanto ele é mais famoso entre homens da engenharia e indústria que acreditam na ciência para expansão do poder chinês, Maye Musk se tornou uma celebridade de beleza e lifestyle entre mulheres no app Xiaohongshu.

A relação é tão forte que, na época da notícia da possível aquisição do Twitter por Musk, uma série de veículos discutiu se seus vínculos com a China poderiam indicar um possível alinhamento da plataforma com as políticas de Pequim.

Mas a lua de mel também tem momentos complicados. Por exemplo, os satélites da Starlink, operada pela SpaceX de Musk, viraram uma dor de cabeça para os militares chineses. Ano passado, a China acusou Musk de colocar pessoas em perigo, afirmando que satélites da Starlink quase bateram na estação espacial chinesa. E a questão voltou à pauta no final de maio desse ano. Com as conexões da SpaceX com as Forças Armadas dos EUA se tornando mais conhecidas, é possível que esse romance acabe?


A Shūmiàn 书面 é uma plataforma independente, que publica notícias e análises de política, economia, relações exteriores e sociedade da China. Receba a newsletter semanal, sem custo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário