Não é segredo nem novidade que o Instagram deixou de ser uma rede social de fotos para virar uma plataforma para “criadores” de conteúdo.
Com isso, o Instagram passou a estimular a “remixagem” de todo o conteúdo publicado ali, o que não é muito legal para quem é mais reservado ou trabalha de alguma forma com imagens e vídeos.
Na última leva de novos recursos, anunciada em 21 de julho, o Instagram informou que fotos passarão a ser “remixáveis”, ou seja, poderão ser reutilizadas por outros usuários para a criação de novos conteúdos.
A mudança vale apenas para fotos publicadas daqui em diante, mas é “opt-out”, ou seja, vem ativada por padrão e cabe ao usuário sinalizar que não deseja que suas fotos sejam reutilizados, se for o caso.
Elas se somam aos “remixes” de vídeos e Reels, que também são liberados para o uso de qualquer um a menos que o usuário sinalize que não quer isso.
Como fazer isso? Assim:
- Entre nas configurações — toque na aba do seu perfil, depois no ícone das três linhas no canto superior direito e, por fim (ufa), em
Configurações
. - Depois entre em
Privacidade
. - Daí acesse a opção
Reels e Remix
.
Você verá três botões (abaixo), um para cada tipo de conteúdo. Por padrão, eles estarão ativados, permitindo o reuso desses materiais em remix por outros usuários. Basta desmarcá-los para mudar isso.
Ah, perfis trancados, obviamente, não podem ter seu conteúdo remixado. Essa é uma saída fácil para impedir a remixagem, mas não é a única e, para alguns casos, nem seria a ideal.