No Dia da Água, foquemos em ações que fazem a diferença

* Este é um post patrocinado. Leia o nosso compromisso ético.

Desde 1993, 22 de março é dedicado à água. O Dia da Água foi criada pelas Nações Unidas para valorizar esse recurso natural tão precioso e essencial à vida.

Um alienígena talvez estranhasse tamanha preocupação com a água, recurso tão abundante em nosso planeta. Aqui, 70% da superfície é coberta por água.

O problema é que a maior parte dela é imprópria para o consumo humano. Do total de água disponível no mundo, apenas 2,5% pode ser consumida por nós — é a água doce, de rios, lagos e reservatórios.

É bem maluco imaginar que esse pouquinho de água é compartilhado por todos nós. E a pressão sobre essa pequena reserva tem aumentado.

De acordo com a ONU, o consumo de água doce aumentou seis vezes no último século e continua subindo 1% ao ano. Hoje, estima-se que 2 bilhões de pessoas já sofram em alguma medida pela indisponibilidade de água.

Nesse contexto, todos os esforços para economizar água são importantes.

Fechar a torneira enquanto se escova os dentes e tomar banhos rápidos, medidas de economia de água que nos vêm à cabeça, ajudam, mas essa água — a do consumo das famílias — é uma gota no oceano.

Um estudo de 2015 feito pelo IBGE, Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Águas constatou que dos 30,6 bilhões de metros cúbicos de água consumidos naquele ano, apenas 0,5% foram gastos por famílias e empresas.

As atividades econômicas, em especial a agricultura e pecuária, com 77,6%, são os grandes consumidores de água. Em seguida apareceu as indústrias de transformação e construção, com 11,3%.

Otimizar processos visando economizar água nesses ambientes tem um impacto exponencial. Na indústria têxtil, por exemplo, ele pode ser imenso.

De acordo com um relatório da Ellen MacArthir Foundation, a indústria têxtil usa 93 bilhões de metros cúbicos de água por ano, cerca de 4% do consumo global de água doce. Além da produção, outros 20 bilhões de metros cúbicos adicionais são gastos por ano com lavagens de roupas em máquinas de lavar.

Existem muitas maneiras de mitigar esse impacto. Com uma abordagem transversal a fim de diminuir sua pegada hídrica, a Insider está ciente do seu papel e faz o dever de casa na hora de economizar água.

A Tech T-Shirt, por exemplo, é produzida com modal, um tecido proveniente de madeira de reflorestamento que usa quatro vezes menos água que uma camiseta equivalente de algodão.

Na ponta do lápis, isso significa uma economia de cerca de 2 mil litros de água por camiseta.

À esquerda, homem branco, de barba, vestindo camiseta azul. À direita, título “Insider Tech T-Shirt” com características da camiseta listadas e o cupom MANUALDOUSUARIO15, que concede 15% de desconto na Insider.

As árvores que servem de matéria-prima para o modal são de uma espécie mais resistente, que dispensa o uso de pesticidas e inseticidas, evitando que esse veneno alcance e contamine lençóis freáticos e outras fontes naturais de água doce.

O cuidado vai além da produção. Graças à sua tecnologia anti-odor, dá para usar a Tech T-Shirt mais de uma vez sem se preocupar com o cheiro de suor. Economia para o meio-ambiente e para o seu bolso.

Para celebrar o Dia da Água, a Insider está oferecendo um cupom especial, por tempo limitado, para quem lê o Manual do Usuário: MANUALDOUSUARIO15. Com ele, você ganha 15% de desconto em todo o site da Insider.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

1 comentário

  1. Enquanto profissional da área de meio ambiente, apenas gostaria de dizer que essa é uma das poucas propagandas que vi com conteúdo verdadeiro e que não descamba para o greenwashing. Não sei sob o viés do marketing (se é eficaz), mas sob o viés da engenharia, deixo meus parabéns.