Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.
A maioria das pessoas falando de metaverso não faz a menor ideia do que estão falando. E, aparentemente, nunca jogaram um MMO. Eles pensam: ‘Oh, você terá este avatar personalizável’. E é como, bem… entra em La Noscea no Final Fantasy 14 e me diga se este não é um problema resolvido há uma década, e não uma coisa incrível que você está inventando.

— Gabe Newell, co-fundador e CEO da Valve.

Em outra parte da entrevista, Gabe foi mais direto: “Tem um monte de esquemas ‘fique rico rápido’ em torno do metaverso.”

E sobre a tendência de executivos de empresas de tecnologia de adotarem ideias distópicas da literatura e as repaginar como algo bom ou desejável: “Sou amigo do Neal Stephenson [que cunhou o termo ‘metaverso’] e toda vez que nos encontramos, ele leva as mãos ao rosto. É meio ‘certo, qual notícia do metaverso me deixará maluco hoje?’” Via PC Gamer (em inglês).

Em outra entrevista, a respeito de NFTs e criptoativos: “[…] Com os atores que estão no momento neste espaço de NFTs, eles não são pessoas com quem você realmente queira fazer negócio.” Via Rock Paper Shotgun (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário