Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Chrome OS Flex: o seu novo desktop Linux?

Há pouco mais de um ano, o Google comprou a Neverware, produtora do CloudReady; um Chromium OS que você poderia baixar e instalar no seu computador, ou reaproveitar aquelas máquinas da sua empresa que já não conseguiam mais rodar Windows ou macOS sem fazer o utilizador passar raiva. Esta semana finalmente sabemos de um dos resultados da aquisição com o anúncio do Chrome OS Flex.

O Chrome OS Flex é o mesmo Chrome OS disponível nos dispositivos Chrome, com a mesma UI, o mesmo Chrome, as mesmas integrações… só não roda apps Android (e não tem suporte à Play Store) nem o Secure Boot tão robusto. Tanto é o mesmo Chrome OS que pode ser usado em Chromebooks, embora não resolva o problema do ciclo de vida do aparelho.

O Google está vendendo o Chrome OS Flex como uma solução para máquinas Windows e Mac mais antigas mas ainda perfeitamente capazes, que podem ser convertidas pela TI e administradas com o Admin Console; no entanto, nada impede que seja instalado pelos usuários em máquinas que estejam precisando… ou até mesmo como sistema principal (embora, hora de lembrar, que ainda está em Early Access e você não deveria fazer isso).

Um Linux “mais ortodoxo” (ao contrário, *cof cof*, do Android), com uma interface já conhecida, suportado por uma grande empresa… Parece bom, parece bom…


Pinguins Móveis é uma newsletter semanal documentando e analisando a marcha do Linux por todos os cantos da eletrônica de consumo — e, portanto, das nossas vidas. Inscreva-se aqui.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

1 comentário

  1. Tive experiência com a versão da neverware em duas máquinas. Um note core I3 primeira geração e um netbook. Em geral o desempenho é bom, a questão é quais aplicativos usar para funções específicas como edição de imagens,etc. Para funções de escritório ,ainda mais para quem já tem experiência anterior no pacote Google. Acredito que em breve, quando o sistema atual estiver estável será uma boa opção para os órfãos do win10…afinal devemos ter muitas máquinas capazes mas que não serão aptas a funcionar com o win11.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário