Blogger Brasil e O Beijo do Vampiro

Blog do personagem Bóris, da novela O Beijo do Vampiro.

A Globo anunciou que encerrará o Blogger Brasil no dia 1º de julho. A única “filial nacional” do serviço hoje do Google foi lançada em 2002, antes da aquisição, por meio de uma inusitada parceria entre a gigante da mídia brasileira e a Pyra Labs, que criara o Blogger anos antes, em 1999.

O cronograma da desativação está no site, e o fim fez eu me lembrar de como tudo começou: com uma campanha crossmídia envolvendo a novela O Beijo do Vampiro, protagonizada por Tarcísio Meira, que interpretava o vampiro Bóris.

Como você deve ter imaginado, Bóris tinha um blog (haha!) Ele já saiu do ar faz tempo, mas a Wayback Machine guardou uma cópia em bom estado, que inclui o cabeçalho em Flash, com um irritante barulho de bater de asas (de morcego, presumo) e o bordão do Bóris, o “Maldição! Maldiçãoooooo!” no começo. As atualizações são bizarras fora do contexto da novela. Veja:

As últimas desilusões me fizeram modificar radicalmente o meu modo de morte. Daqui para a frente, só vou odiar quem me odeia… Decidi me casar com Marta! A partir de hoje, ela será minha detestável companheira por toda a eternidade. É isso!

Conheço bem o Rodrigo, já que duas vezes dominei seu corpo e lutei contra sua alma. Ele possui sentimentos negativos fortemente reprimidos, como a ambição, a fome de poder, o desejo de vingança. Sempre soube controlá-los e ser um sujeito “bonzinho”, mas o Anel vai libertar seus piores instintos e, em breve, o transformará em um monstro!

Isso mostra muito da ideia que o povo tinha de blogs no começo da década passada: o de um diário público, com o dia a dia do seu autor — mesmo sendo ele um, ahn… vampiro.

O Blogger Brasil só esteve na dianteira da versão original no lançamento, em 2002, quando oferecia o recurso exclusivo de hospedagem de imagens. Em pouco tempo, principalmente depois da aquisição da Pyra Labs pelo Google, no ano seguinte, a versão internacional teve uma era de franco desenvolvimento até cair no ostracismo, em parte graças à ascensão das redes sociais. Hoje, ela se mantém no ar, ainda que há bastante tempo sem novidades significativas, nem muito da atenção do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 comentários

  1. Após esta notícia, pela primeira vez em anos acessei um blog que mantinha no blogger.com.br.

    Bateu uma vergonha própria gigantesca. Que descanse em paz e não seja visível ao wayback machine.

  2. A curadoria do Blogger era muito boa. Logo no primeiro ano apareceu essa pérola:

    http://www.cronicasnoturnas.blogger.com.br/

    O cara escreve muito bem, num estilo Fernanda Young, L. F. Veríssimo (se pegar um dos textos e botar o nome de um deles, passa certo). O blog parou em 2004 e nunca mais achei nada do autor. Recomendo a crônica “Como tudo começou (versão machista)”. Leiam enquanto é tempo!

    Vou salvar isso aí enquanto é tempo.

  3. Eu fico meio triste com a notícia, ainda hoje tenho uns dois ou três blogs velhos no bloogger! é legal poder curtir uma nostalgiazinhas às vezes… hora do backup.

  4. Eu fico meio triste com a notícia, ainda hoje tenho uns dois ou três blogs velhos no bloogger! é legal poder curtir uma nostalgiazinhas às vezes… hora do backup.

  5. eu vi na época mas não criei um blog ai….em compensação me aventurei no geocities, cjb.net, hpg do ig….auhuaehauehuahe…..que tempos!

  6. Sou desse tempo :D Fiz meu blog no original, migrei para o Blogger Brasil + Kit.Net (os jovens nem sabem que este foi o GeoCities da Globo. GeoCities?) mas depois que encerraram o Kit.net, larguei mão e voltei logo para o Blogger original, aonde estou até os dias atuais.

  7. Sobre O Beijo do Vampiro, fizeram até um jogo multiplayer online de cartas chamado Heróis & Vampiros, que por sinal era fantástico. O lead game designer do game hoje é cofundador de uma empresa ganhadora do BAFTA.

    1. Foi o que eu vi, parece até blog de tech com vários jornalistas, nos últimos dias como diria um funk “tá bombando”

    2. Cara, fiquei surpreso quando entrei pra ver o último post do Manual e encontrei meia dúzia deles hahah

  8. Eu nem sabia que existia isso.

    Para mim blogger.com sempre foi algo do Google. Tomei um susto em saber que existia algo relacionado a Globo.

    1. Eu descobri a existencia desse site procurando pelo Blogger “original”, daí eu acho que tinha de ser assinante da globo.com ou algo do tipo, não lembro, mas lembro de acessar o Blogger Brasil ser uma coisa frustrante.

  9. Eu nem sabia que existia isso.

    Para mim blogger.com sempre foi algo do Google. Tomei um susto em saber que existia algo relacionado a Globo.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário