No vídeo desta semana, falei do aplicativo Plant Nanny 2, uma abordagem lúdica e “gamificada” para condicionar o usuário a beber água. O app é divertido, mas tem um lado ruim — é muito pesado. No meu celular, um iPhone 8 de 2017, esse peso se fez sentir a ponto de, após quatro meses usando o Plant Nanny 2, me fazer buscar um substituto mais leve. Acabei com a coisa mais leve possível no iOS, que é não ter um app. Em vez disso, recorri a um atalho.
O app Atalhos, da própria Apple, permite codificar rotinas dentro do iOS. É praticamente uma linguagem de programação, mais visual e menos intimidadora, com um bom leque de funções e muitos apps compatíveis. Até quem não programa — o meu caso — consegue fazer algumas coisas ali dentro.
O atalho que fiz recorre ao app Saúde, que vem pré-instalado em todo iPhone, para registrar o consumo de água e, no mesmo ato, exibir quanta água já bebi e quanto falta para bater a minha meta diária, que estabeleci em 2 litros. A lista que surge ao ativá-lo traz quatro opções:
- 150 ml, equivalente a um copo americano cheio até aquela divisão pouco antes da borda;
- 200 ml, equivalente a um copo americano transbordando;
- 300 ml, equivalente a dois copos americanos cheios até aquela divisão pouco antes da borda; e
- 500 ml, equivalente a uma garrafinha d’água.
No código do atalho, é possível alterar facilmente esses valores ou substituí-los todos pela função “Sempre perguntar”, que demanda a inserção manual da quantidade a cada registro. Também é possível editar a meta diária (por padrão, 2l).

A exibição do resultado está em uma condicional. Se o consumo do dia ainda não atingiu a meta, ela mostra o total parcial e quanto falta para alcançá-la. Se já tiver batido a meta, mostra o total e te parabeniza pelo feito ?

Para acompanhar o histórico, entre no app Saúde e procure pelo item Água.
Esse atalho é dos mais simples. Você pode inseri-lo na tela inicial como um widget ou mesmo como um ícone, similar a um app. Para instalá-lo em seu iPhone, clique aqui.
Uso o waterminder, ele tem umas notificações e deixa uns mostradores bem práticos no relógio
Como que eu não sabia disso? Valeu Ghedin!
A dica sobre atalhos foi legal, valeu. Agora, na boa, a única razão para existência de um app do tipo plant nanny é sugar o máximo possível de informações do usuários (bem se vê no “peso”, inicialmente injustificável, exceto se…). Sobre beber água, devemos beber quando temos sede, essa é a regra e ninguém esquece se tem sede. Se isso somar meio litro ou cinco litros ao final do dia, pouco importa.
Show! Obrigado por compartilhar!