Prédio baseado no logo do Manual do Usuário, em perspectiva isométrica, com um recorte na lateral e várias pessoinhas nos andares e terraço. À esquerda: “Manual de dentro para fora”.

Crie um atalho no iPhone para registrar a ingestão de água

Homem de cabelo ondulado, barba, óculos e camiseta preta, bebendo água em um copo americano.

No vídeo desta semana, falei do aplicativo Plant Nanny 2, uma abordagem lúdica e “gamificada” para condicionar o usuário a beber água. O app é divertido, mas tem um lado ruim — é muito pesado. No meu celular, um iPhone 8 de 2017, esse peso se fez sentir a ponto de, após quatro meses usando o Plant Nanny 2, me fazer buscar um substituto mais leve. Acabei com a coisa mais leve possível no iOS, que é não ter um app. Em vez disso, recorri a um atalho.

O app Atalhos, da própria Apple, permite codificar rotinas dentro do iOS. É praticamente uma linguagem de programação, mais visual e menos intimidadora, com um bom leque de funções e muitos apps compatíveis. Até quem não programa — o meu caso — consegue fazer algumas coisas ali dentro.

O atalho que fiz recorre ao app Saúde, que vem pré-instalado em todo iPhone, para registrar o consumo de água e, no mesmo ato, exibir quanta água já bebi e quanto falta para bater a minha meta diária, que estabeleci em 2 litros. A lista que surge ao ativá-lo traz quatro opções:

  • 150 ml, equivalente a um copo americano cheio até aquela divisão pouco antes da borda;
  • 200 ml, equivalente a um copo americano transbordando;
  • 300 ml, equivalente a dois copos americanos cheios até aquela divisão pouco antes da borda; e
  • 500 ml, equivalente a uma garrafinha d’água.

No código do atalho, é possível alterar facilmente esses valores ou substituí-los todos pela função “Sempre perguntar”, que demanda a inserção manual da quantidade a cada registro. Também é possível editar a meta diária (por padrão, 2l).

Três prints da programação do atalho de beber água no aplicativo Atalhos.
A lógica do atalho é simples e ele pode ser personalizado.

A exibição do resultado está em uma condicional. Se o consumo do dia ainda não atingiu a meta, ela mostra o total parcial e quanto falta para alcançá-la. Se já tiver batido a meta, mostra o total e te parabeniza pelo feito 🎉

Dois prints, lado a lado, mostrando os passos do atalho de beber água no iPhone.
Um jeito simples de registrar a ingestão de água no iOS.

Para acompanhar o histórico, entre no app Saúde e procure pelo item Água.

Esse atalho é dos mais simples. Você pode inseri-lo na tela inicial como um widget ou mesmo como um ícone, similar a um app. Para instalá-lo em seu iPhone, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. A dica sobre atalhos foi legal, valeu. Agora, na boa, a única razão para existência de um app do tipo plant nanny é sugar o máximo possível de informações do usuários (bem se vê no “peso”, inicialmente injustificável, exceto se…). Sobre beber água, devemos beber quando temos sede, essa é a regra e ninguém esquece se tem sede. Se isso somar meio litro ou cinco litros ao final do dia, pouco importa.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário