Achados e perdidos #42

Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.

***

Livro fechado, com capa branca e um bloco brilhante grande na frente, com as formas dos ícones do iOS. Embaixo, o título: “The iOS App Icon Book”.
Foto: Michael Flarup/Divulgação.

Um belo livro (em inglês) que celebra a arte e o ofício do design de ícones de aplicativos. Já à venda (€ 60), com previsão de entrega para abril de 2022.

— Você provavelmente conhece o Internet Archive e sua “máquina do tempo”, que salva e exibe versões antigas de sites. Para o aniversário de 25 anos, foi criada uma “máquina do futuro” (em inglês) imaginando a internet em 2046 se nada for feito para barrar projetos e ideias autoritárias. Via revista o sabiá.

— Neymar caiu… no Steam.

— Alguém conseguiu rodar o Android 12 em um Raspberry Pi 4 (em inglês). Ainda é bem experimental, porém.

— Depois dos lugares instagramáveis, a Logitech inaugura os acessórios de computador instagramáveis. Sua nova linha Pop (em inglês), com mouse e teclado, é fotogênica, ainda que pareça um pouco desconfortável.

— Uma implementação com zoom infinito do Jogo da Vida de John Conway (Wikipédia).

10 aplicativos de linha de comando (em inglês) legais para Linux.

Noice é um app de sons de fundo/ambiente, tipo barulho da chuva, de código aberto e gratuito. Para Android.

Splid é um aplicativo para dividir despesas com amigos, cônjuge ou colegas de moradia. Tipo o Splitwise, mas com uma política de privacidade menos invasiva. Gratuito com uma compra única dentro do app, para Android e iOS.

— O SitYEA usa inteligência artificial para ajudá-lo a manter a postura correta. Diz o site oficial que nenhum dado jamais sai do computador do usuário. Para Windows, por R$ 7,45.

— Debates legais que estão rolando no post livre:
– TVs sem saída de áudio não digital.
– Garrafa térmica: qual comprar?
– Quais métricas vocês monitoram?
– Vale comprar bateria nova para notebook antigo?
– Adaptação a sistemas operacionais.
– Apple Watch como saúde preventiva.
– Privacidade em consultório médico.
– Internet existiria sem anúncios?
– Já é hora de se preocupar com 5G no celular?

— No podcast Guia Prático desta semana (ouça!), eu indiquei o filme Todas as mulheres do mundo (1966) [Globoplay], de Domingos Oliveira, e Jacque, o livro Klara e o Sol [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Kazuo Ishiguro, publicado pela Companhia das Letras.

— Destaques literários:

  • Sapiens: Edição comemorativa de 10 anos [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Yuval Noah Harari, publicado pela Companhia das Letras: “Edição comemorativa de dez anos do lançamento do livro que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo, com um prefácio inédito do autor, capa dura e ensaios complementares.”
  • Longevidade [Amazon, Magalu, editora]1, de Steven Johnson, publicado pela Companhia das Letras: “Do autor de Como chegamos até aqui e De onde vêm as boas ideias, a surpreendente história de como nós humanos ganhamos 20 mil dias a mais em nossas vidas. Buscando respostas para os desafios atuais e do futuro, Longevidadeé uma ode ao poder duradouro dos objetivos comuns.”
  • Desvendando o Universo [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Stephen e Lucy Hawking, publicado pela Seguinte: “Como a vida na Terra começou? Do que o nosso planeta é feito? Afinal, existe vida em algum outro lugar do Universo? E o que você faria se os robôs assumissem o controle do mundo? O físico Stephen Hawking e sua filha Lucy reuniram em um único volume as respostas para essas e muitas outras perguntas.”
  • A máfia dos bombardeiro [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Malcolm Gladwell, publicado pela Sextante: “Antes da Segunda Guerra Mundial, muitos militares não acreditavam que o avião pudesse mudar os rumos de um conflito. Mas uma turma de aviadores idealistas, a Máfia dos Bombardeiros, levantou a questão: “E se o bombardeio de precisão destruísse pontos vitais na posição do inimigo e ainda tornasse a guerra menos letal?” Quando essa nova crença no poder aéreo é posta à prova, os resultados são muito diferentes do esperado. Mas a Máfia mantém sua convicção e a leva às últimas consequências na guerra no Pacífico.”

Para fechar, uma foto do Gabriel Arruda no nosso grupo de fotografia no Flickr — veja as demais e mande a sua!

Foto em preto e branco de três mulheres encostadas em um balcão de padaria, de perfil, todas olhando para frente, as das pontas com pratos com comida. Ao fundo, uma pilastra com uma placa indicando a proibição de fumar em ambientes fechados e outra com os dizeres: “PERNIL. Aceitamos encomendas para festas”.
Foto: Gabriel Arruda/Flickr.

Lanchonete 24 horas, na Augusta, próximo a Paulista. Ótima coxinha, mas só experimentei esfomeado e com algum nível de álcool no sangue.

📷 Fujifilm X100F
📅 28/1/2020
🗺 São Paulo (SP)

  1. Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário