Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.
***

— Um belo livro (em inglês) que celebra a arte e o ofício do design de ícones de aplicativos. Já à venda (€ 60), com previsão de entrega para abril de 2022.
— Você provavelmente conhece o Internet Archive e sua “máquina do tempo”, que salva e exibe versões antigas de sites. Para o aniversário de 25 anos, foi criada uma “máquina do futuro” (em inglês) imaginando a internet em 2046 se nada for feito para barrar projetos e ideias autoritárias. Via revista o sabiá.
— Neymar caiu… no Steam.
— Alguém conseguiu rodar o Android 12 em um Raspberry Pi 4 (em inglês). Ainda é bem experimental, porém.
— Depois dos lugares instagramáveis, a Logitech inaugura os acessórios de computador instagramáveis. Sua nova linha Pop (em inglês), com mouse e teclado, é fotogênica, ainda que pareça um pouco desconfortável.
— Uma implementação com zoom infinito do Jogo da Vida de John Conway (Wikipédia).
— 10 aplicativos de linha de comando (em inglês) legais para Linux.
— Noice é um app de sons de fundo/ambiente, tipo barulho da chuva, de código aberto e gratuito. Para Android.
— Splid é um aplicativo para dividir despesas com amigos, cônjuge ou colegas de moradia. Tipo o Splitwise, mas com uma política de privacidade menos invasiva. Gratuito com uma compra única dentro do app, para Android e iOS.
— O SitYEA usa inteligência artificial para ajudá-lo a manter a postura correta. Diz o site oficial que nenhum dado jamais sai do computador do usuário. Para Windows, por R$ 7,45.
— Debates legais que estão rolando no post livre:
– TVs sem saída de áudio não digital.
– Garrafa térmica: qual comprar?
– Quais métricas vocês monitoram?
– Vale comprar bateria nova para notebook antigo?
– Adaptação a sistemas operacionais.
– Apple Watch como saúde preventiva.
– Privacidade em consultório médico.
– Internet existiria sem anúncios?
– Já é hora de se preocupar com 5G no celular?
— No podcast Guia Prático desta semana (ouça!), eu indiquei o filme Todas as mulheres do mundo (1966) [Globoplay], de Domingos Oliveira, e Jacque, o livro Klara e o Sol [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Kazuo Ishiguro, publicado pela Companhia das Letras.
— Destaques literários:
- Sapiens: Edição comemorativa de 10 anos [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Yuval Noah Harari, publicado pela Companhia das Letras: “Edição comemorativa de dez anos do lançamento do livro que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo, com um prefácio inédito do autor, capa dura e ensaios complementares.”
- Longevidade [Amazon, Magalu, editora]1, de Steven Johnson, publicado pela Companhia das Letras: “Do autor de Como chegamos até aqui e De onde vêm as boas ideias, a surpreendente história de como nós humanos ganhamos 20 mil dias a mais em nossas vidas. Buscando respostas para os desafios atuais e do futuro, Longevidadeé uma ode ao poder duradouro dos objetivos comuns.”
- Desvendando o Universo [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Stephen e Lucy Hawking, publicado pela Seguinte: “Como a vida na Terra começou? Do que o nosso planeta é feito? Afinal, existe vida em algum outro lugar do Universo? E o que você faria se os robôs assumissem o controle do mundo? O físico Stephen Hawking e sua filha Lucy reuniram em um único volume as respostas para essas e muitas outras perguntas.”
- A máfia dos bombardeiro [Amazon, Magalu, Americanas, editora]1, de Malcolm Gladwell, publicado pela Sextante: “Antes da Segunda Guerra Mundial, muitos militares não acreditavam que o avião pudesse mudar os rumos de um conflito. Mas uma turma de aviadores idealistas, a Máfia dos Bombardeiros, levantou a questão: “E se o bombardeio de precisão destruísse pontos vitais na posição do inimigo e ainda tornasse a guerra menos letal?” Quando essa nova crença no poder aéreo é posta à prova, os resultados são muito diferentes do esperado. Mas a Máfia mantém sua convicção e a leva às últimas consequências na guerra no Pacífico.”
Para fechar, uma foto do Gabriel Arruda no nosso grupo de fotografia no Flickr — veja as demais e mande a sua!

Lanchonete 24 horas, na Augusta, próximo a Paulista. Ótima coxinha, mas só experimentei esfomeado e com algum nível de álcool no sangue.
📷 Fujifilm X100F
📅 28/1/2020
🗺 São Paulo (SP)
- Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda. ↩