Os números do Spotify no Brasil


28/5/15 às 10h49

Agora em maio o Spotify completa um ano no Brasil. No iG, a Emily publicou uma matéria interessante sobre o estado do serviço aqui, pautada por entrevistas com profissionais locais e diversos números que dão uma ideia do perfil do brasileiro que assina o Spotify.

Alguns dos mais curiosos:

  • 80% dos usuários que hoje são Premium (pagam assinatura) foram Free.
  • 70% dos usuários têm entre 18 e 24 anos.
  • 104 minutos (pouco menos de 2h) é o tempo médio de uso diário do brasileiro.
  • 11 milhões de playlists foram criadas pelos brasileiros em um ano.
  • O consumo de música nacional saltou de 14% para 37%, um aumento de 160%.

Alguns pontos altos da matéria são a luta contra a pirataria (o maior “rival” do Spotify) e o papel das playlists criadas e do algoritmo de indicação na receptividade e descoberta de novas músicas pelos usuários. Leia lá.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 comentários

  1. tenho deezer há um ano, nunca testei o spotify (provavelmente assinei durante algum promoção, ou coisa parecida). O que faz com que (aparentemente) 99% das pessoas prefiram este àquele? A impressão que tenho é de que sejam completamente iguais.

  2. tenho deezer há um ano, nunca testei o spotify (provavelmente assinei durante algum promoção, ou coisa parecida). O que faz com que (aparentemente) 99% das pessoas prefiram este àquele? A impressão que tenho é de que sejam completamente iguais.

  3. Era um usuário do serviço free e ontem aproveitei a promoção de 1,99 e assinei o premium. Está valendo cada centavo e vai continuar valendo quando a promoção acabar. Muito bom mesmo.

  4. fico tentado a usar o spotify, mas como já tenho rdio há anos e uso plano familiar… não sei se vale a pena. e tb já tenho minha coleção de álbuns lá e q, pelo visto, não tem como exportar pra outros (o q me parece natural, já as empresas não entregariam isso umas as outras de mão beijada). estou muitíssimo satisfeito com o acervo, mas o aplicativo do rdio no meu moto g funciona de modo um tanto sofrível. acho q a rdio precisaria fazer algo mais leve.

  5. Acredito que a grande parte desses usuários Premium são devido as novas promoções do Spotify por aqui.

  6. Tentei, talvez não por muito tempo, mas não gostei da interface do Spotify, preferi o Deezer. Também sou usuário Free. E penso que o tempo de uso é quase que no total referido ao tempo que passamos no deslocamento de ônibus.

    1. Mas no Spotify não tem bloqueio das promoções? Lembro que aquela de 3 meses por 5 reais só podia para novos assinantes.

      E também tenho conta do deezer só porque é extremamente barato nas promoções.