Agora em maio o Spotify completa um ano no Brasil. No iG, a Emily publicou uma matéria interessante sobre o estado do serviço aqui, pautada por entrevistas com profissionais locais e diversos números que dão uma ideia do perfil do brasileiro que assina o Spotify.
Alguns dos mais curiosos:
- 80% dos usuários que hoje são Premium (pagam assinatura) foram Free.
- 70% dos usuários têm entre 18 e 24 anos.
- 104 minutos (pouco menos de 2h) é o tempo médio de uso diário do brasileiro.
- 11 milhões de playlists foram criadas pelos brasileiros em um ano.
- O consumo de música nacional saltou de 14% para 37%, um aumento de 160%.
Alguns pontos altos da matéria são a luta contra a pirataria (o maior “rival” do Spotify) e o papel das playlists criadas e do algoritmo de indicação na receptividade e descoberta de novas músicas pelos usuários. Leia lá.
tenho deezer há um ano, nunca testei o spotify (provavelmente assinei durante algum promoção, ou coisa parecida). O que faz com que (aparentemente) 99% das pessoas prefiram este àquele? A impressão que tenho é de que sejam completamente iguais.
Gabriel, o Spotify ainda é de longe o melhor. Vários e vários albuns e músicas, ou saem primeiro lá ou só existem lá (ex. Led Zeppelin).
tenho deezer há um ano, nunca testei o spotify (provavelmente assinei durante algum promoção, ou coisa parecida). O que faz com que (aparentemente) 99% das pessoas prefiram este àquele? A impressão que tenho é de que sejam completamente iguais.
Era um usuário do serviço free e ontem aproveitei a promoção de 1,99 e assinei o premium. Está valendo cada centavo e vai continuar valendo quando a promoção acabar. Muito bom mesmo.
fico tentado a usar o spotify, mas como já tenho rdio há anos e uso plano familiar… não sei se vale a pena. e tb já tenho minha coleção de álbuns lá e q, pelo visto, não tem como exportar pra outros (o q me parece natural, já as empresas não entregariam isso umas as outras de mão beijada). estou muitíssimo satisfeito com o acervo, mas o aplicativo do rdio no meu moto g funciona de modo um tanto sofrível. acho q a rdio precisaria fazer algo mais leve.
Acredito que a grande parte desses usuários Premium são devido as novas promoções do Spotify por aqui.
Tentei, talvez não por muito tempo, mas não gostei da interface do Spotify, preferi o Deezer. Também sou usuário Free. E penso que o tempo de uso é quase que no total referido ao tempo que passamos no deslocamento de ônibus.
O meu eu de 2008, deslumbrado com a novidade que era o Twitter e em posse de um belo Motorola V3, possivelmente assinaria o serviço.
% da galera que só assina quando tem promoção? hahha… Eu sou um desses, migro do deezer pro spotfy e do spotfy pro deezer dependendo da promoção..
Mas no Spotify não tem bloqueio das promoções? Lembro que aquela de 3 meses por 5 reais só podia para novos assinantes.
E também tenho conta do deezer só porque é extremamente barato nas promoções.
Consegui usar uma promoção uma vez no spotfy.. mas foi a única! mas eu ja não era mais premium quando ativei.
Sim, só vale uma vez e apenas para contas novas. Tem gente que simplesmente cria outra conta usando um e-mail diferente. C’est la vie :)
% da galera que só assina quando tem promoção? hahha… Eu sou um desses, migro do deezer pro spotfy e do spotfy pro deezer dependendo da promoção..
Falar a % de usuários free eles não dizem, né? =p
Abri a matéria pensando que iria encontrar isso, e a quantidade de usuários também. Uma pena!
No mundo, a base de pagantes corresponde a ~25% do total: https://press.spotify.com/us/information/
Dado aquele relato do dev que ganha menos com brasileiro em um app para brasileiros, suspeito que seja bem mais triste a situação.
Sim, aqui provavelmente a porcentagem de pagantes é menor que a média mundial…
Tem como um usuário que paga a assinatura não ter sido free?
Sim, é só optar pelo plano Premium durante o cadastro. Foi o meu caso, aliás.
Ah ta.
sim, eu fiz isso. Inclusive eu to na contra mão da maioria. Já fui premium e hoje uso o Free!
auhuahuahuahua