Entrei pra usar de verdade o Mastodon depois do susto que levei com o Threads e com o anúncio cobrança pelo Tweetdeck. Estou gostando bastante, mas sinto muita falta de outros temas além de tecnologia.
Não achei nada simples encontrar pessoas que falem de outras coisas, mesmo estando na maior instância. A busca por posts simplesmente não funciona, o que dificulta demais ter uma entrada.
Como vocês encontram quem seguir por lá?
Eu pessoalmente estou sempre checando a linha global. Passa muita coisa interessante ali no ruído, as vezes tem que estar atento para entrar em uma discussão interessante. Uma vez acabei em uma discussão sobre troca de carro com o Linus Torvalds.
Como você acompanha a linha global? Só chega em algum momento aleatorio e lê algumas coisas ou desenvolveu algum tipo de metodo?
Normalmente quando tou com tempo livre no celular, tipo fila, algo assim e não tou ouvindo podcast, eu vou pra linha global até o ponto mais atual(geralmente alguns segundos atrás) e dou uma rolada nela para ver o que passou. No PC deixo meu mastodon com 4 colunas: minha linha pessoal, notificações, linha da instância e a linha global (essa rolando incessantemente) as vezes tou ali de bobeira lendo algo e passa alguma coisa que me chamou atenção na global, um meme, uma figura, sei lá, ai volto ali rapidinho e dou uma olhada. As vezes ali começo a interagir com alguém completamente novo. É caótico, mas divertido, tipo pegar algo que valha a pena na pescaria de uma festa junina.
Quando usava, foi um processo gradual (o que achei ótimo) e a bolha que fazia parte era bem diversa (lega), falávamos sobre séries e cinema, ciência (principalmente astronomia), leituras, neuro divergência, artes, tecnologia, política e questões étnicos raciais, curtia muito… Deixei de usar no período de chegada dos descontentes (e desorientados rs) do Twitter…
Alguns dias de uso e saí sim um pouco da bolha, mas depende da chegada de pessoas tambem
As instâncias têm diretórios de perfis. De repente entrar nos de algumas brasileiras e dar uma fuçada? Exemplo.
Eu fico muito de olho nos boosts (RTs) de quem já sigo. Sempre aparece alguém interessante que passo a seguir.
Tenho sentimentos saudosos com a internet dos anos 90, mas diretórios é um negócio que me arrepia um tanto só de pensar hahaha vou dar uma olhada
Vou ficar atenta com os Boosts também, obrigada
Desisti de encontrar pessoas que falem de outros assuntos. Sigo muitas hashtags e, meses depois acompanhando, o movimento é pífio – principalmente para quem fala português.
Minha nova abordagem para seguir agora é: sem critérios. Lasco o follow em todo mundo. E depois dou unfollow se necessário.
Quanto aos assuntos, vou eu mesmo dividir mais do meu cotidiano usando hashtags e torcer para que outras pessoas com os mesmos interesses apareçam.
Isso das hashtags vejo que funciona bem exatamente com tecnologia, mas é isso, tá tudo bem nichado.
Não sou de publicar nada em lugar nenhum, mas acho que vou fazer um esforcinho pra falar de outras coisas e fazer minha parte na diversificação.
Acabei de descobrir o nome disso de só ler e observar sem postar: “lurker” observador on-line não participante xD
Sempre fui assim e ultimamente ao extremo nas redes sociais, meu perfil é como uma placa: só a foto e o nome. Alguns chamam de low profile, mas acho que é pior que isso. Não tenho mais bateria social pra ficar interagindo.
Também não sabia que tinha outro nome.
No meu caso, houve um tempo que qualquer interação virtual causava uma ansiedade maluca, de taquicardia mesmo. Tratei, melhorou, mas não consegui voltar a ter hábito de vida social (mas também não me esforcei muito pra isso).
Acho importante ter quem praticamente só leia, as redes criaram um vício de ser manter por dentro do assunto por engajamento e fomo. No fim, tem esse outro lado da dificuldade de achar quem seguir.
Não é algo super fácil, mas o melhor jeito de encontrar gente que posta sobre outras coisas é seguindo hashtags, e então ir seguindo pessoas que postam nelas.
Uma conta que eu recomendo bastante seguir é a @lisamelton@mastodon.social . Ela passa boa parte do dia só dando boost/retweetando coisas legais! Dá pra encontrar bastante gente assim. Não foge muito da tecnologia, talvez, mas é uma boa maneira de diversificar o feed.
Seguindo a Lisa agora e vou procurar algumas hashtags também, é trabalho de formiguinha mesmo, mas obrigada!
Eu não consegui me habituar com isso, de ter que ficar caçando na unha as coisas no mastodon, cadastrei numa instância pequena e não aparece quase nada pra mim e a busca do app é terrível, então pra achar as coisas tenho que procurar fora do app e quando vejo já nem abro mais. O que estou fazendo errado?
A busca é um problema não resolvido por enquanto. Como nenhum servidor tem acesso a todas as coisas, é tecnicamente impossível buscar por algo no Mastodon todo.
A busca só vai encontrar coisas de quem é seguido por alguém da sua instância. Nesse ponto instâncias grandes como o mastodon.social são menos piores.
Hoje eu tenho bastante coisa pra ver lá e é muito divertido! Mas cheguei nesse ponto seguindo pessoas que eu achei por lá mesmo (através de boosts de pessoas que eu já seguia) pela timeline local/federada, ou por fora do Mastodon mesmo, por exemplo um site que tem link pro perfil de lá.
Definitivamente a rede demanda que vc trabalhe um pouco pra construir o grafo social lá – o que não é de todo ruim, mas é um choque comparando com as redes comerciais que querem fazer tudo isso pra vc (mas com um custo…)
Dá uma olhada neste diretório que o Augusto Campos mantém, das pessoas mais falantes em instâncias brasileiras. De repente, é uma boa para começar com uma timeline mais movimentada.
Também não sei o que estou fazendo de errado. Busquei pela Lisa e não aparece nada, mesmo estando na Mastodon.social. A busca ali é muito ruim. Dificilmente aparece alguma coisa.