🔗 Lei que institui o ‘Dia da Resposta Histórica’ em 07/04 foi publicada nesta 5ª-feira no Diário Oficial do Estado do Rionetvasco.com.br

Peço licença pra abrir um tópico não relacionado a assunto de tecnologia. A Resposta Histórica é um marco na luta contra o racismo no futebol brasileiro, quando o presidente do Vasco, José Augusto Prestes, enviou ofício comunicando a saída do clube do campeonato pra não ceder à pressão de excluir do time os jogadores que os adversários apontavam ter “profissões suspeitas”, como feirantes e pedreiros. Do texto:

“Esse ofício afirmava a desistência do Vasco em participar da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) devido à exigência de exclusão de 12 jogadores, os lendários Camisas Negras, todos jogadores negros e brancos de baixa condição social.”

Ano que vem se completa um século desse momento e ainda presenciamos casos explícitos de racismo, como recentemente contra Vinícius Júnior na Espanha, com repercussão mundial, mas também inúmeros outros com repercussão menor, inclusive ainda aqui mesmo no Brasil.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

2 comentários