quão distantes são os anos 90 para você?

esses dias assisti ao episódio “The Star of the Backstage” (https://en.wikipedia.org/wiki/The_Star_of_the_Backstage) da 33ª temporada dos simpsons

(vocês têm noção que os simpsons já está no ar há mais de TRINTA ANOS??!!! daqui a pouco vai desbancar até Malhação!) :)

o episódio gira em torno de uma peça de teatro em que Marge participou durante o ensino médio… em 1999! O tema da peça, inclusive, era o famigerado bug do milênio.

ou seja…

muitos de nós hoje têm a idade de marge e homer

estamos velhos, né?

então fica a pergunta para os xovens: o quão distantes são os anos 90 para vocês? Falar dos anos 90/2000 é algo tão obscuro quanto falar — sei lá — sobre a segunda guerra mundial ou sobre a ditadura militar?

(não sei se há jovens aqui, mas, enfim)

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

13 comentários

  1. o q eu acho curioso é q as coisas da minha vida eu vejo como distantes, pq eu era criança/adolescente e sou adulta.
    mas os acontecimentos do mundo e culturais parecem q foram ontem.
    aí é meio esquisito qdo vc tá no trabalho e ngm necessariamente tem idade pra ser seu pai ou seu filho, todo mundo entre 25 e 50 e eu no meio… ngm parece tão longe. mas aí vc puxa um assunto qq tipo “onde vc estava no 11 de setembro”, ou sobre alguma banda, e a pessoa era criança ou bebê qdo eu era adolescente ou quase adulta?
    sabe, como vc é adulta agora mas não tinha idade pra viver isso qdo eu vivi?

  2. Eu percebo que uma década está distante quando ela se torna “estética”, vira uma coisa “vestível”, toma um apelo artístico pela sociedade — por conta, não só de uma nostalgia, mas também de um “detachment” geral em termos de sensibilidade e moralidade. Há uma “estética” dos anos 80, 90, 2000. Ainda não nos separamos dos anos 2010. Então, sim, os anos 90 para a minha cabeça de 27 anos já é pré-história !

  3. Sou de 1978, então pra mim os anos 90 (minha adolescência) foram há uns 6 ou 7 anos.

    Sei as letras dos lados B dos Mamonas Assassinas e cito diálogos de uma meia dúzia de episódios de cada uma das 5 primeiras temporadas d’Os Simpsons sem hesitar. Mas acho coisas como nü-metal e os filmes do Dogma 99 como coisa de adolescente. ;)

  4. Acho engraçado como os Simpsons não tem a menor preocupação com com linha do tempo etc. Em 1999 já estavam na 10a. temporada, provavelmente tem algum episódio daquela época que lida com o bug do milênio. É como se a cada ano houvesse o reboot. Acho isso sensacional, pois conseguem explorar os temas de cada época, sendo sempre atual. E como conseguem sempre criar histórias originais é de tirar o chapéu.

    Sobre os anos 90, minha impressão é que eles estão logo ali, 5 anos atrás, mas já faz mais de duas décadas que viramos para o segundo milênio.

  5. Dia desses li que os xovens consideram The Strokes como “banda de pai”. Bom, errado não tá pois eu sou pai e quando os Strokes surgiram em 2001 eu tinha 17 anos. Agora imagina o Nirvana, o que é.

    Meus pais cresceram nos anos 60/70, e me lembro de ver fotos e conhecer a arte da época como uma coisa gloriosa e passada. Talvez seja assim que os xovens olhem para os anos 90 ou início desses 2000.

  6. Eu nasci no finalzinho dos anos 90, então só me lembro dos anos 2000. E olha, não acho que seja tão longe assim, às vezes eu esqueço que estamos mais perto de 2030 do que 2010.

  7. Não sou jovem, mas vou comentar: em 99 eu tava no ensino médio e participava do grupo de teatro da escola hahahahahahhaha. Sou colega de Marge, que orgulho.

    Às vezes me dá tilt quabdo converso com alguém que nasceu nos anos 90 e percebo que são pessoas adultas, mas aceito. Dos nascidos já nesse século, não tem matemática que me convença que alguns já são adultos, trabalham, pagam boletos, alguns até já procriaram. Impossível. Isso obviamente é um erro coletivo de contagem de datas.

    1. Cara, isso me pega de um jeito. Entrei na faculdade em 2000. Um colega teve filho na faculdade, acho que em 2002, por aí. Não temos mais contato hoje, mas pensar que o filho dele já tem mais de 20 anos, é como você falou, não tem matemática que me convença.

  8. Até coisas e acontecimentos dos anos 2000 já estão sendo considerados como um “passado distante”.

    Eu nasci no final de 94 e, quando eu era criança, nós anos 2000, eu já considerava os anos 80 como um passado distante da minha realidade até então. Já estamos nos anos 2020 e a gente já passa a tratar as coisas dos anos 2000 da mesma forma que a gente tratava os anos 80 há vinte anos atrás.

    Quando tu começa a lembrar com mais clareza do que você fazia há vinte anos, pode se dizer que “tá ficando Véio”

    E o pessoal que nasceu no final de 2000, início de ’10, na nossa cabeça a gente ainda acha que é tudo criança, não saíram do pré ainda. Mas não, daqui a pouco estão saindo do ensino médio e se formando na faculdade.

    E também o nosso próprio espaço-tempo ficou muito acelerado em aspectos tecnológicos, comportamentais, além de todos os acontecimentos desse século.

    Do 11 de setembro a COVID, do Penta em 2002 ao 7 a 1, além de todos os desdobramentos políticos no Brasil e no mundo.