Melhor navegador para linux

Boa tarde amigos, qual navegador se comporta melhor no linux, em questão de memória, desempenho… Firefox ou Chrome?
Tenho feito alguns testes aqui, mas me parece que formato de distribuição (.deb, flatpack, snap) do aplicativo também influencia, ou estou errado?
Abraços!

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

24 comentários

  1. Aqui no Ubuntu em um note de 2016 uso o Firefox e o Brave. Mas na maioria dos sites que acesso é perceptível a maior performance do Brave.

  2. Usei bastante o Firefox em meu Mint (versão baseada no Debian). A extensão de containers para diferentes contas no mesmo serviço é excelente.
    Dois poréns:
    – o suporte do Firefox para o MS Teams (que uso para o trabalho) é abaixo da crítica. Participar de uma reunião ou dar uma aula com o Teams no Firefox é impraticável.
    – o Firefox não tem suporte a PWAs e eu gosto muito de usar.

    Daí, depois de um período usando o Vivaldi, que é muito bom, diga-se, eu acabei migrando para o Brave. Ambos (Vivaldi e Brave) são muito bons. O Brave se saiu melhor pois a forma que implementam o suporte a PWAs me pareceu mais interessante.
    O ponto ruim é que não existe nenhuma extensão de Chrome que chegue aos pés do plugin de Firefox para multiplas contas em containers. Mas é algo que coloquei na balança e resolvi optar por usar o Brave.
    Basta retirar todas as menções às coisas crypto do Brave via configurações e a vida segue bem.

    PS: Eu sei das questões controversas sobre a postura do cara do Brave com relação à comunidade LGBTQIA+, mas eu precisei priorizar usar um browser que tem bom suporte para o MS Teams e que tenha uma boa forma de lidar com PWAs.

  3. Em um laptop bem velho, alterno entre Brave (para vídeos e sites com javascript), Mullvad Browser (para alguma pesquisa rápida ou visita de site sem javascript essencial) e Tor Browser (quando estou sem saco de ligar VPN, ou preciso acessar um site onion, principalmente ZLibrary). Firefox e Chrome não davam conta do recado em questão de responsividade.

    Rodam perfeitamente no meu Linux Lite. E sim, os três primeiros que citei acima são todos navegadores focados em privacidade/anonimato.

  4. sempre fui fã do firefox, mas dadas as constantes bobagens que a mozillanfax (sendo a última a inserção de propagandas da sua VPN ou algo assim nas sessões de navegação) estou partindo para o LibreWolf no desktop usando a sincronização da conta do firefox.

    1. Estou nessa também, tenho tido bastante à reclamar da Mozilla e do Firefox no linux (Já usei no Ubuntu, Mint e no Fedora).

      Recentemente tenho considerado o LibreWolf pois também uso o firefox no celular e preciso da sincronização entre dispositivos (Apesar de achar o FF do ios uma porcaria…).

      Caso você seja adepto do Google, creio que o Chromium “puro” ou alguns dos browsers criados em cima dele (Como o Brave ou o Vivaldi) são boas pedidas, pelo menos têm muitos fãs por aí. Fora que a performance vai ser melhor, pois grande parte dos desenvolvedores otimizam os sites para o chrome, então é difícil bater o desempenho desses google-based.

  5. Numa máquina rápida, não vejo muita diferença em desempenho, mas flatpaks podem precisar de alguns ajustes finos (como nas janelas de diálogo, acesso ao ~/home). O snap do Firefox demorava pra abrir, mas já tá praticamente igual flatpak.
    Uso o pacote binária AUR, no Arch, do Brave, que é meu preferido imbatível.

  6. Meu navegador principal no Ubuntu Mate 20.04 é o firefox via snap.
    Uso também o chrome e opera instalados via deb.
    Considero o chrome mais pesado, sendo que ele melhorou nas últimas atualizações, só que alguns sites não funcionam bem no firefox.

  7. Uso Firefox no mint em um note com processador celeron, vai muito bem. Aliás uso firefox em todo lugar, gostava do edge antes de virar chrome, agora não gosto mais.

      1. Amém 4.
        Mas estou com Librewolf no meu Debian e Mull browser no Android.
        Me recuso a usar derivados do spyware da Google (Chrome).

  8. Cheguei para comentar sobre o Vivaldi imaginando que seria apenas eu, mas me senti feliz por saber que não sou o único. 😁

    No meu caso, usei o pacote .deb mesmo disponível no site. Eu realmente não sei dizer sobre essa diferença de desempenho entre os formatos de empacotamento.

    Outra opção que achei interessante também é o Edge para Linux. Entretanto, o Vivaldi tem sido o padrão há anos tanto no pc quanto no celular.

    1. Exatamente.

      Mas uso Pop_Os e o Firefox que já vem nele mesmo. Não tenho do que reclamar, pelo contrário. Uso Firefox no Android também.

      1. No Android você consegue alternar entre aplicativos sem que o Firefox sempre recarregue e, se houver, jogue fora formulários?

        Tenho um S20 FE, busquei desativar otimização de bateria, mas não teve jeito, o browser é inviável aqui.