Uso o VSCodium como editor de código, e recentemente fiz uma alteração nele que mudou minha experiência como programador para melhor! Troquei a fonte do software para a Comic Mono (conheci ela pela newsletter do manual), e desde então tem sido mais satisfatório digitar usando essa fonte.
E queria saber se alguém também tem uma fonte preferida para digitar códigos etc.
Já usei Consolas da Microsoft, Source Code Pro, Hack, e parei na JetBrains Mono.
Tudo com ligaduras, diferente do Rodrigo, eu amo.
Estou testando a Intel Mono porque gostei das curvas. Mas no momento não tem ligaduras.
Gosto muito da Recursive Mono Casual pra editores em geral, acho que tem uma pegada menos séria sem cansar o estilo.
https://www.recursive.design/
Aqui uso a Hack (sem ligaturas) desde seu lançamento)
https://sourcefoundry.org/hack/
Não posso dizer que programo, mas escrevo tudo (textos, HTML, CSS e temas do WordPress) com a JetBrains Mono.
Ah, detesto ligaduras. Para mim, dificultam a legibilidade.
Eu tô usando a InconsolataGo a uns 8 anos já e nunca achei outra que gostei mais.
Comic Mono é exatamente o que eu imaginaria que fosse quando vi o nome e depois fui ver a aparência da fonte kkkkk
Tem algum motivo especial para que seja tão satisfatório assim usar ela? Tipo, eu até entendo o ódio tradicional dos designers por essa fonte ser usada em contextos formais, mas qual o “atrativo” dela?
Quanto à fonte que eu normalmente uso, eu gosto de usar a fonte normal do VS Studio, a Cascadia Code, que é uma variante da Cascadia Mono só que com ligaduras.
Sabe o pior? Eu não sei explicar 😂.
Acho que o fato de ser cômico (literalmente) faz com que eu goste de usá-la, sem contar que também curto fontes handwriting.
A Cascadia Code é uma ótima fonte, tanto que antes da troca eu usava ela.
Eu uso a Operator Mono modificada pra ter ligaturas. Também gosto bastante da MonoLisa!
Sim, são pagas e custam uma pequena fortuna… mas vieram parar no meu computador não sei como 🙊
Isso também acontece comigo! Essas coisas que custam uma fortuna sempre vão parar no meu PC e eu não sei como 🙈.
Putz, gostei da fonte, mas o preço é surreal.
Eu tenho uma fonte bem similar, se quiser posso te enviar. Só me contatar em alguma das opções do rodapé do meu site: https://fantinel.dev
Eu uso a Source Code Pro por muito tempo, depois eu migrei para Fira Code para experimentar ligadura. A JetBrains Mono eu não acho tão bonita, mas a questão da altura da fonte é muito boa, pensando em ter mais informação usando um tamanho de fonte menor.
Agora eu uso a Monolisa, que assim como a Comic Mono, acho menos “sisuda” que outras fontes.
Nunca experimentei fontes com ligadura para programar, vou testar depois.
Eu gosto muito da Fira Code, mas sei que muito gente odeia a ligaturas.
+1 aqui pra Fira Code, eu adoro as ligaturas
Eu transito entre a Fira Code (Nerd Font) e a JetBrains Mono (Nerd Font)
Só uso ela!!!
Bônus: todos meus softwares usam o Dracula como tema.
Há um tempo atrás eu usava o Dracula em tudo. Atualmente prefiro o catppuccin mocha, ele tem tons mais escuros, então acabou me agradando mais.