Não é todo dia que a Microsoft alerta para uma falha grave no Windows, do tipo “zero-day”, e libera correções até para versões defasadas do sistema, como o Windows 7. A falha batizada de “PrintNightmare” foi divulgada acidentalmente por pesquisadores chineses e permite a execução remota de códigos no Windows via servidor de impressão.
Para versões do Windows que ainda têm suporte, como o Windows 10, basta acionar o Windows Update para baixar a instalar a atualização, identificada pelo código CVE-2021-34527. Para as demais, com Windows 7 e Windows 8 RT, é preciso baixar manualmente o pacote nesta página. Via Lifehacker (em inglês), Bleeping Computer (em inglês).
O problema dessa correção para o PrintNightmare foi que: qualquer impressora conectada via USB, parava de imprimir após a atualização.
Você remove a impressora, instala novamente, troca de porta USB, troca versão do driver e nada. A solução? Remover a atualização do PrintNightmare.
Para impressoras USB através de print server (tipo os da tp-link), rede WiFi ou Ethernet, não tive problemas. Foi somente com as instaladas via USB em algum pc com Windows, mesmo que o PC com a impressora USB não tivesse com a atualização instalada (somente o “cliente”).