Samsung bloqueou remotamente TVs roubadas na África do Sul

Todas as TVs da Samsung têm um sistema de bloqueio remoto que a fabricante sul-coreana pode usar para inutilizar aparelhos roubados. No início de agosto, o sistema foi ativado em TVs de um lote saqueado na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul.

Segundo a Samsung, “o objetivo da tecnologia é mitigar a criação de mercados secundários conectados à venda de bens ilegais, na África do Sul e além das suas fronteiras”. Falsos positivos podem ser desfeitos mediante o envio de um comprovante de compra a um e-mail da Samsung.

O sistema depende de conexão à internet para ser ativado e, em essência, não é muito diferente do bloqueio de celulares via IMEI, amplamente usado no mundo todo — inclusive no Brasil. Ainda assim, tal tecnologia suscita debates relacionados a direitos de propriedade, privacidade e poder das empresas. Via Samsung (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. “Você não terá nada e será feliz”.
    Tá tudo na agenda. E com apoio do povo, inclusive das pessoas aqui dos comentários, que eu achava que era uma galera mais seleta e preocupada com esse tipo de coisa… Eles sempre vencem né, quem diria… é foda.

  2. Vejo com bons olhos qualquer proteção ao roubo. E para evitar qualquer questionamento sobre privacidade, poderia até ser pensado um sistema de registro do dono em que esse bloqueio só ficaria vigente enquanto a TV não fosse vendida oficialmente. Ou se o usuário desejasse ativá-lo no futuro.

  3. Entendo a necessidade, acho que de fato, é uma proteção que se faz necessária em certas regiões. Mas seria melhor se tivessem sido mais abertos a isso do principio talvez o sistema tivesse um pouco mais de credibilidade.

    Só espero que esse bloqueio seja real, e não igual o pessoal que faz a receptação de celulares android e já possuem o sistema para destravar tudo.

  4. com carros também será assim?

    imagina se entendem errado que seu carro foi roubado no meio de uma viagem :)

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário